Recentemente, um episódio lamentável dentro de uma escola chamou a atenção e levantou uma reflexão urgente. Um professor foi agredido por um pai de aluna após recolher o celular da estudante durante a aula uma medida simples, mas prevista nas regras da instituição.
De acordo com relatos, o professor apenas fez cumprir as normas escolares. A aluna, contrariada, contou o ocorrido ao pai, que foi até a escola e, durante a conversa com o docente, se exaltou e partiu para a agressão física. O mais surpreendente é que, no auge da confusão, quem conteve o agressor foi a própria filha a mesma que havia relatado o episódio ao pai. O caso foi encaminhado à Polícia Civil.
O episódio ultrapassa o limite de uma simples ocorrência policial ele expõe um problema social crescente: a perda do respeito pela figura do professor e pela autoridade dentro da sala de aula.
Onde está o respeito?
Quem é, hoje, a autoridade em sala de aula?
Como estamos criando uma geração que não reconhece limites, empatia e hierarquia?
Sou professora há 13 anos e percebo, a cada ano, como a nossa profissão tem sido desvalorizada. A figura do professor, antes símbolo de sabedoria, afeto e admiração, hoje é vista, muitas vezes, como inimiga.
Educar nunca foi apenas transmitir conhecimento. É formar cidadãos, ensinar valores, desenvolver o pensamento crítico e preparar pessoas para viver em sociedade. Mas esse processo só acontece quando há parceria entre família e escola, e quando o respeito é cultivado desde cedo.
Se queremos uma geração mais empática, equilibrada e consciente, precisamos resgatar o respeito que começa em casa.
O professor não é inimigo, e sim um aliado na formação do ser humano.
Enquanto a sociedade não compreender isso, continuaremos assistindo a cenas que jamais deveriam acontecer dentro de um espaço dedicado a ensinar e aprender.
Respect Comes From Home
Recently, a regrettable incident within a school drew attention and prompted an urgent reflection. A teacher was assaulted by a student’s father after confiscating the student’s cell phone during class a simple measure, but one provided for in the institution’s rules.
According to reports, the teacher was merely enforcing school rules. The student, upset, told her father what had happened. He went to the school and, during the conversation with the teacher, became agitated and resorted to physical aggression. The most surprising thing is that, at the height of the confusion, the person who restrained the aggressor was the daughter herself the same one who had reported the incident to her father. The case was forwarded to the Civil Police.
The incident goes beyond a simple police report; it exposes a growing social problem: the loss of respect for the teacher’s figure and for authority within the classroom.
Where is the respect?
Who is the authority in the classroom today?
How are we raising a generation that does not recognize boundaries, empathy, or hierarchy?
I have been a teacher for 13 years and I realize, every year, how much our profession has been devalued. The figure of the teacher, once a symbol of wisdom, affection, and admiration, is often seen today as an enemy.
Educating has never been just about transmitting knowledge. It is about forming citizens, teaching values, developing critical thinking, and preparing people to live in society. But this process only happens when there is a partnership between family and school, and when respect is cultivated from an early age.
If we want a more empathetic, balanced, and conscious generation, we need to rescue the respect that starts at home.
The teacher is not an enemy, but an ally in the formation of the human being.
As long as society does not understand this, we will continue to witness scenes that should never happen within a space dedicated to teaching and learning.










































