As inscrições para a 13ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de dezembro, pelo portal Transforma!. Nesta edição, a Fundação BB destinará até R$ 6 milhões, valor que inclui recursos em dinheiro e apoio para a reaplicação dos projetos.
Um dos destaques do prêmio é o Desafio Fundação BB 40 anos, criado para comemorar as quatro décadas da instituição. Ele apoiará dois projetos com um investimento de até R$ 1 milhão cada.
Foco em ODS e diversidade
Os projetos inscritos devem estar alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), contemplando áreas como habitação, saúde, educação, alimentação, recursos hídricos e geração de renda. Podem participar instituições sem fins lucrativos e do direito público e privado.
A Fundação BB priorizará iniciativas que promovam a igualdade racial, a equidade de gênero e a inclusão de povos e comunidades tradicionais. A ação reforça o compromisso da instituição com a diversidade e com o ODS 18, focado na Igualdade Étnico-Racial.
Fabrício Araújo, assessor da Fundação BB, explica que tecnologia social é qualquer solução ou metodologia desenvolvida em interação com a comunidade para resolver problemas sociais, desde que possa ser reaplicada. A essência dessas iniciativas é o “protagonismo das pessoas” no processo de desenvolvimento.
O assessor citou as cisternas como um dos projetos mais simbólicos já premiados pela Fundação BB. A tecnologia social, finalista em 2001, se transformou em uma política pública que resultou na instalação de mais de 1,3 milhão de cisternas no semiárido.
A agenda do prêmio inclui ainda a Semana Nacional de Tecnologia Social, que será realizada em maio de 2026, em Brasília. O evento reunirá especialistas e os finalistas para debates e a cerimônia de premiação.









































