No próximo sábado (25), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), realizará mais uma edição do projeto Cidadania em Movimento, oferecendo serviços nas áreas de inclusão, assistência social, saúde e documentação. O evento será realizado na Escola Municipal João Afro Vieira, localizada à rua Francisco Fontinele, nº 200, Vila Princesa, das 8h às 12h, à margem da BR-364, sentido Acre.
A ação conta com a parceria de diversas secretarias municipais e instituições comprometidas com o projeto, oferecendo serviços como:
- Cadastro Único (CadÚnico)
- Emissão de Carteiras do Idoso, do Autista e Id Jovem
- Emissão de Passe Livre Estadual – DER
- Emissão do Relatório CNIS, CAGED e Registro Profissional – STRE
- Consulta de Abono Salarial e Seguro Desemprego – STRE
- Emissão de Carteira de Trabalho Digital – STRE
- Título de Eleitor – TRE
- Alistamento Militar
- Atendimento Psicossocial – Crea
- Programa Mamãe Cheguei
- Assessoria Jurídica – OAB
- Orientação Programa Pé de Meia
- Aferição de pressão e teste de glicemia – Sindsaúde
- Corte de cabelo masculino e feminino
Documentos necessários
O atendimento será limitado por senha, entregue por ordem de chegada. Os moradores devem apresentar os seguintes documentos originais: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento (não será aceito União Estável; em caso de divórcio, apresentar Certidão de Casamento com averbação), RG, CPF, Foto 3×4, Comprovante de Residência, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Cartão de Vacina.

Para benefícios do programa “Mamãe Cheguei”, são necessários: Cadastro Único atualizado, RG, CPF e Cartão de Gestante. Para registro no Cadastro Único, os documentos exigidos são: RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência e Declaração Escolar das crianças.
Parcerias
O projeto conta com a participação de instituições como Semusa, Semed, Junta Militar, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia, Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) e OAB/RO, entre outros.
A secretária da Semias, Lucília Muniz de Queiroz, destacou a importância da ação:
“Essa iniciativa elimina barreiras de acesso, levando os serviços até onde o cidadão está. Para muitos moradores, especialmente os que vivem em áreas mais afastadas ou têm dificuldades de locomoção, essa é a única oportunidade de regularizar documentos, acessar benefícios sociais ou cuidar da saúde. O Cidadania em Movimento foi idealizado para oferecer atendimentos básicos à população, com ênfase nas regiões de maior vulnerabilidade. Trata-se de uma ação de inclusão social que reforça o compromisso da gestão Léo Moraes em promover cidadania às comunidades menos assistidas.”