O Sicredi lançou uma nova campanha institucional para enfatizar o impacto positivo que gera nas regiões onde atua. O filme principal estreou na quarta-feira (15/10), com desdobramentos planejados para diversas mídias, incluindo o digital. Com mais de 120 anos de história, a cooperativa está presente em todos os estados brasileiros e conta com mais de 9,5 milhões de associados.
O mote da campanha, “Acreditar no cooperativismo para transformar vidas, isso é ter com quem contar,” alinha-se ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU.
Transações financeiras que geram impacto
O filme institucional recria cenários históricos desde 1902, passando por diversas décadas, e mostra a evolução das formas de pagamento, do dinheiro ao Pix. A mensagem central é que, apesar das mudanças nas transações financeiras, o impacto positivo na sociedade e nas regiões de atuação da instituição permanece.
A trilha sonora da campanha é uma versão instrumental adaptada do clássico “Não é só Dinheiro,” de Tim Maia, incorporando elementos musicais que remetem a cada década retratada.
Dados que comprovam o impacto social
A campanha utiliza dados reais para evidenciar o alcance social do Sicredi, conforme o Relatório de Sustentabilidade 2024.
Mais de R$ 435 milhões aplicados em investimentos sociais.
R$ 15 bilhões destinados ao empreendedorismo feminino.
5 milhões de pessoas beneficiadas por programas de educação.
Esses números estão presentes nas peças de divulgação, reforçando o papel do Sicredi como agente de transformação social nos municípios.
Relacionamento e expansão no país
Um dos atributos da marca é o relacionamento próximo com os associados, o que se reflete na abertura de agências físicas. João Clark, superintendente de Marketing e Growth do Sicredi, destacou a expansão:
“Só em 2024 foram abertas mais de 200 e a previsão é encerrar 2025 com mais 270 novas agências, resultando em mais de 3 mil agências em todo país. Desse montante, o Sicredi é a única instituição financeira presente fisicamente em mais de 200 municípios do país.”
A campanha, que teve uma produção grandiosa e humana, foi construída de forma colaborativa e teve como base uma pesquisa de escuta ativa realizada com mais de 1.500 associados e não associados. O estudo revelou que as cooperativas de crédito são fortemente associadas a causas sociais e ambientais, o que orientou a campanha a destacar o propósito da instituição de forma tangível.