A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) teve início nesta terça-feira (21) e segue com programações gratuitas em várias cidades do Brasil até o próximo domingo (26). A expectativa é que o evento, o maior do país para popularizar a ciência, alcance um público superior a 100 mil pessoas com atividades presenciais e digitais.
O tema central deste ano é “Planeta Água, Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”. Na abertura em Brasília, a ministra da Ciência, Luciana Santos, destacou que o objetivo é aproximar a ciência do cotidiano das pessoas e convidar a população a refletir sobre a relação entre o ambiente marinho, as mudanças climáticas e o local onde vivem.
Programação em Brasília
As principais atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na capital federal acontecem na Esplanada dos Ministérios, na Feira de Ciência e Tecnologia. O espaço reúne diversas instituições em estandes temáticos, como o Geo Park, o Parque Pop Espacial e o Espaço Conexões.
No auditório Oceano, estão sendo realizadas palestras e debates. O público também pode conferir experiências imersivas oferecidas por entidades como o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas, o Laboratório das Marés e o Sesi Lab, com atividades interativas.
A programação em Brasília inclui ainda um seminário internacional, que trará especialistas de vários países da Europa e das Américas para discutir iniciativas de popularização da ciência no mundo. Shows musicais, teatro científico e encontros de Clubes de Ciências também fazem parte do evento.