A ponte binacional Guajará-Mirim – Guayaramerín, um projeto de grande importância histórica, avança com a mobilização de engenheiros para a instalação do canteiro de obras. Inicialmente, a construção terá acesso pela direita a partir da rotatória para quem chega ao município vindo de Porto Velho. No fim de semana, autoridades de Rondônia e moradores da região celebraram o lançamento oficial da pedra fundamental, marcando o início da construção.
O consórcio “Mamoré” será responsável pela construção da obra no âmbito do Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O projeto, com custo estimado em R$ 421, 398.000,00 milhões, tem como objetivo beneficiar Guajará-Mirim e Guayaramerín, as duas principais e mais antigas cidades do oeste, localizadas na fronteira entre Brasil e Bolívia.
O projeto consiste na construção de uma travessia sobre o rio internacional Mamoré, com uma extensão total de aproximadamente 5 quilômetros. O elemento central da travessia é uma ponte com 1,22 quilômetros de extensão e 17,3 metros de largura, destinada a conectar as cidades de Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, na Bolívia. A nova estrutura facilitará significativamente o fluxo de veículos e pessoas entre os dois países.
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O prefeito de Guajará-Mirim, Fábio Garcia (PP), compartilhou um vídeo em suas redes sociais esta semana para agradecer o empenho do senador Confúcio Moura (MDB) e outras autoridades, incluindo o ex-governador, em viabilizar uma obra histórica.
Na legenda do vídeo, Garcia escreveu: “Esta ponte é muito mais do que concreto e aço; é um símbolo de integração e progresso entre Brasil e Bolívia.” Ele acrescentou: “Quero expressar minha sincera gratidão ao senador Confúcio Moura, que foi fundamental para que este projeto saísse do papel. Desde 2023, ele tem lutado persistentemente, em parceria com o Governo Federal, para garantir a inclusão da ponte no PAC.”
Confúcio Moura, durante o lançamento da obra que ocorreu no final de semana, destacou o compromisso do governo brasileiro em respeitar o acordo histórico de pouco mais de 122 anos com a Bolívia, “compromisso esse que Lula, em 2009, já havia assumido de construir”, disse o senador.
Para o representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a ponte binacional é apontada como “a maior obra individual, graças à intervenção do nosso senador Confúcio Moura, que batalhou para que a obra saísse do passado para o presente”.