A Amazon Web Services (AWS) foi atingida por uma falha que afetou o funcionamento de diversos aplicativos e serviços digitais em todo o mundo. A AWS, que fornece capacidade de computação sob demanda e armazenamento de dados, é uma infraestrutura essencial para muitas empresas e governos, concorrendo com Google e Microsoft.
A própria AWS reconheceu o problema, informando que estava observando um aumento nas “taxas de erro e latências” em vários de seus serviços e que estava trabalhando em “vários caminhos paralelos para acelerar a recuperação”.
Aplicativos populares afetados pela interrupção
Diversas plataformas conhecidas enfrentaram problemas de conectividade devido à falha na AWS. Entre os aplicativos e serviços afetados, estavam:
Jogos: Fortnite (Epic Games), Roblox, Clash Royale e Clash of Clans.
Redes Sociais e Mensagens: Snapchat e Signal.
Comércio e Streaming (da própria Amazon): O site de compras da Amazon, Prime Video e a assistente virtual Alexa.
Finanças: As plataformas Venmo (do Paypal), Chime, a bolsa de criptomoedas Coinbase e o aplicativo de negociação Robinhood.
Outros Serviços: A startup de inteligência artificial Perplexity e o aplicativo de transporte Lyft (para milhares de usuários nos EUA).
Executivos de empresas afetadas, como Aravind Srinivas, CEO da Perplexity, confirmaram nas redes sociais que a AWS era a causa principal dos problemas.
Problema é o primeiro desde falha anterior
A interrupção na AWS é a primeira grande indisponibilidade global da internet desde a ocorrida no ano passado, quando um mau funcionamento do serviço CrowdStrike causou problemas em sistemas de tecnologia de aeroportos, hospitais e bancos em todo o mundo.
As autoridades ainda não divulgaram a causa exata do problema. A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong afirmou que os voos locais não foram afetados pelo ocorrido.