Na manhã desta sexta-feira, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) promoveu um café da manhã voltado à imprensa, em sua sede localizada na Rua Benedito de Souza Brito, bairro Industrial, em Porto Velho. O evento teve como principal objetivo reconhecer e fortalecer a parceria com profissionais e veículos de comunicação que divulgam, de forma constante, informações de interesse público sobre a doação de sangue e medula óssea.
Durante a cerimônia, todos os veículos de comunicação presentes receberam o certificado “Vozes que Salvam Vidas”, como forma de agradecimento pelo apoio nas campanhas de incentivo à doação. Dentre os homenageados, destacou-se o Jornal Eletrônico News Rondônia, representado pelo CEO Fabiano Coutinho, que recebeu a certificação em reconhecimento ao trabalho contínuo de divulgação de informações em prol da saúde pública e do fortalecimento das ações da Fhemeron.
A presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, destacou a importância da imprensa nesse processo e apresentou o projeto “Vozes que Salvam Vidas”, iniciativa que busca engajar ainda mais os meios de comunicação.
“O objetivo do café com a imprensa é justamente abrir as portas da Fhemeron e convidar os veículos para serem nossos parceiros com o projeto Vozes que Salvam Vidas. Entendemos que rádio, televisão, sites e qualquer tipo de comunicação ajudam a aumentar os estoques de sangue e a chegar até famílias e pessoas que querem doar, mas não sabem como”, explicou Gabriele.
Segundo a presidente, a instituição tem mais de 32 anos de atuação e passa por um processo de transformação, com foco em melhorias e transparência. Ela ressaltou que um dos maiores desafios diários é fidelizar doadores, estimulando que cada pessoa realize doações pelo menos três vezes ao ano.
“Nossa luta diária é que tenhamos todos os dias mais doadores fidelizados. Estamos aqui para mostrar nosso trabalho, nossas dificuldades e, principalmente, convidar a imprensa para ser nossa principal parceira. É incrível ver como uma notícia pode mobilizar pessoas a virem até a Fhemeron doar sangue ou se cadastrarem como doadores de medula óssea”, reforçou.
A parceria com a imprensa tem papel estratégico na ampliação da rede de doadores voluntários, fundamental para atender pacientes que dependem de transfusões e transplantes. O encontro encerrou-se com um agradecimento coletivo aos profissionais presentes, reforçando o compromisso mútuo em salvar vidas por meio da informação.