O Governo do Estado de Rondônia intensificou os serviços de manutenção e recuperação de rodovias pavimentadas na região da Zona da Mata, com foco em melhorar as condições de trafegabilidade e impulsionar o agronegócio local. No fim de setembro, equipes da 5ª Usina de Asfalto em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), de Cacoal, concluíram a recuperação superficial serviço de tapa-buracos em aproximadamente 38 quilômetros da RO-492, entre o município de Parecis e o trevo de acesso à RO-491.
No início de outubro, os trabalhos avançaram para os quatro quilômetros que ligam o trevo da RO-491 ao município de São Felipe D’Oeste, garantindo a continuidade do bom estado de trafegabilidade da via considerada estratégica para o transporte de insumos e para a circulação de veículos de carga e passageiros.
Para o governador Marcos Rocha, a recuperação das estradas estaduais integra uma política permanente de valorização do setor produtivo e melhoria da infraestrutura. “O objetivo é garantir estradas em boas condições para que o desenvolvimento continue chegando a todas as regiões do estado. O trabalho do DER é essencial para fortalecer o agronegócio, o turismo e a mobilidade da população rondoniense”, ressaltou.
Segundo Sebastião Cardoso, gerente da 5ª Usina de Asfalto, as obras seguem rigorosamente as etapas técnicas, incluindo fresagem, aplicação de emulsão asfáltica de ruptura rápida e utilização de CBUQ para recompor o pavimento deteriorado.
O diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER-RO), Eder Fernandes, destacou que a autarquia é responsável pela manutenção de mais de 1.500 quilômetros de rodovias pavimentadas. “Esses serviços fazem parte do cronograma anual do Departamento, que busca garantir segurança e trafegabilidade para todos”, afirmou.