A presidência brasileira da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) realizou um mapeamento inédito das iniciativas lançadas nas conferências anteriores, a partir da COP21, em Paris. O levantamento descobriu que, de um total de 722 projetos, 299 foram extintos ou descontinuados.
O balanço foi divulgado em Brasília nesta terça-feira (14), em meio às reuniões da Pré-COP, evento preparatório para a conferência em Belém. Bruna Cerqueira, coordenadora-geral da Agenda de Ação da Presidência da COP30, destacou a importância de trazer transparência sobre o que aconteceu com essas iniciativas.
Dos projetos mapeados, 423 continuam ativos e responderam ao chamado do Brasil para contribuir com a formatação da nova Agenda de Ação, que mobiliza setores não governamentais, como a sociedade civil, empresas e entes subnacionais (estados e cidades).
O governo brasileiro formou grupos de trabalho com representantes dos projetos para alinhar as ações aos 30 objetivos-chave da Agenda de Ação, que visa acelerar a implementação das ações climáticas e do Acordo de Paris (limitar o aumento da temperatura global).
Novo modelo conecta ações ao Balanço Global
A presidência brasileira mudou a estratégia ao criar uma estrutura que traduz os objetivos da Agenda de Ação de forma a se conectar diretamente às metas previstas no Balanço Global. O Balanço Global é a ferramenta que, em ciclos de cinco anos, avalia o progresso do Acordo de Paris.
A plataforma oficial de transparência, chamada Nazca, registrou um aumento de quatro vezes no número de iniciativas que responderam ao chamado de reporte do Brasil. Segundo Bruna Cerqueira, ao menos 137 iniciativas apresentaram balanço atualizado de suas ações em curso, incluindo a publicação de indicadores.
O empresário Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível da COP30, elogiou o novo modelo, afirmando que ele permitirá que o setor empresarial alinhe de forma mais eficiente seus projetos, buscando resultados concretos como, por exemplo, o desenvolvimento do combustível sustentável da aviação.