O diretor-presidente da Nova 364, Wagner Martins, reuniu-se na sede da Cargill nesta terça-feira (14) com diretores e engenheiros da empresa. O foco do encontro foi debater a logística e a mobilidade na BR-364, eixo essencial para a economia de Rondônia e Mato Grosso.
Importância da BR-364 e fluxo de caminhões
A diretoria da Cargill destacou a importância estratégica da BR-364 como principal via que conecta as regiões produtoras aos portos do Norte do país. A rodovia é fundamental para o escoamento de commodities brasileiras para o mercado internacional.
Segundo a Cargill, durante o pico da safra, cerca de 1.200 caminhões trafegam diariamente pela Expresso Porto, o que reforça a urgência de manter boas condições de tráfego. A empresa reconheceu que as melhorias já executadas pela Nova 364 têm contribuído para a eficiência da cadeia logística agrícola.
“A Cargill é uma parceira natural da BR-364, pois seu funcionamento eficiente depende diretamente da qualidade da estrada”, destacou Wagner Martins, que reafirmou o compromisso da concessionária em promover melhorias contínuas na rodovia.
Preocupação com o Expresso Porto
A Cargill também manifestou preocupação com o cronograma das obras do Expresso Porto, cuja conclusão está prevista apenas para o sexto ano da concessão. A obra é uma demanda crucial para a população de Porto Velho, que sofre com os impactos do tráfego intenso de veículos pesados em trechos urbanos, como na avenida Jorge Teixeira.
Em resposta, Wagner Martins informou que a Nova 364 está avaliando alternativas técnicas para viabilizar a antecipação das obras. O diretor-presidente afirmou que a concessionária está atenta às demandas da população e dos produtores, trabalhando para que as melhorias ocorram “no menor prazo possível, com responsabilidade e segurança”.
A Nova 364 administra um trecho de 686,7 quilômetros da BR-364, entre Porto Velho e Vilhena, e prevê um investimento total de mais de R$ 12 bilhões em obras de duplicação, faixas adicionais, via marginal e o Expresso Porto.