O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão que atingiu todos os subsistemas do país na madrugada desta terça-feira (14 de outubro de 2025) não foi causado por falta de energia, mas sim por uma falha na infraestrutura de transmissão. O problema, segundo o ministro, foi resultado de um incêndio ocorrido em uma subestação no Paraná.
Situação do suprimento de energia no país
Silveira fez questão de diferenciar o incidente atual de crises passadas. Ele destacou que o Brasil possui capacidade de geração suficiente.
“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje, nós temos muita energia”, assegurou o ministro em entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Sistema de transmissão foi reforçado
O ministro também destacou o reforço no sistema de transmissão brasileiro. Ele mencionou a contratação de R$ 70 bilhões em linhas de transmissão para aumentar a segurança energética do país.
Silveira citou obras em andamento, como as do Nordeste para o centro de carga do Sudeste, além da interligação de Manaus a Boa Vista. Segundo ele, o problema foi um episódio pontual ao qual o Operador Nacional do Sistema (ONS) deu “pronta resposta graças a um moderno sistema do nosso operador nacional”.