A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, divulgada nesta segunda-feira (6) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que o uso de Inteligência Artificial (IA) por professores no Brasil está acima da média internacional.
No Brasil, 56% dos docentes das escolas, sobretudo nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), afirmam utilizar ferramentas de IA na preparação de aulas e na busca por métodos de ensino mais eficientes. O percentual brasileiro supera significativamente a média de 36% registrada nos países da OCDE. O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de 53 países avaliados.
Principais Usos da IA em Sala de Aula
De acordo com o estudo Talis 2024, os professores brasileiros utilizam a IA majoritariamente para atividades de planejamento e adaptação de materiais. Os principais usos reportados são:
Gerar planos de aula ou atividades: 77%
Ajustar automaticamente a dificuldade dos materiais de aula às necessidades de aprendizagem dos alunos: 64%
Aprender e resumir um tópico de forma eficiente: 63%
O uso da IA é menos frequente para tarefas de avaliação, como revisar dados sobre participação ou desempenho dos alunos (42%), gerar texto para feedback ou comunicações com pais/responsáveis (39%), e corrigir o trabalho dos estudantes (36%).
Necessidade de Formação e Infraestrutura
A pesquisa também ressalta que os docentes brasileiros sentem a necessidade de formação continuada para o uso de tecnologia e, especialmente, da IA. As áreas em que os professores mais relatam precisar de aprendizagem profissional são:
Ensino de alunos com necessidades educacionais especiais: 48%
Habilidades para o uso de inteligência artificial para ensino e aprendizagem: 39%
Ensino em ambientes multiculturais ou multilíngues: 37%
Entre os professores que não usaram IA no ensino nos 12 meses anteriores à pesquisa, 64% alegaram a falta de conhecimento e habilidades para utilizá-la. Além disso, 60% afirmaram que as escolas onde lecionam não possuem a infraestrutura necessária para o uso da tecnologia, uma porcentagem bem maior que a média da OCDE (37%).
Impacto Incerto e Ensino Híbrido
A Talis observa que a influência da IA a curto e longo prazo na educação permanece incerta, apesar do seu uso ter sido acelerado após o lançamento do ChatGPT em 2022.
A pesquisa também abordou a adoção de novas modalidades de ensino. No Brasil, 17% dos professores trabalham em escolas que utilizaram aulas de forma híbrida ou online no último mês, um percentual ligeiramente superior à média da OCDE (16%).
A pesquisa Talis 2024 foi conduzida no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com as secretarias de Educação das 27 Unidades Federativas.