A prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), realizou nesta terça-feira (7) a oficina estratégica Alimenta Cidades, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e promoção da segurança alimentar e nutricional no município.
O evento, realizado no Complexo Madeira-Mamoré, reuniu especialistas, gestores públicos, agricultores e lideranças sociais para discutir a agricultura urbana e rural, o plano municipal de segurança alimentar e nutricional e o fundo municipal de promoção da alimentação adequada.
De acordo com o secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, a iniciativa busca incentivar e apoiar a implementação de políticas públicas que promovam alimentação saudável nas cidades. “Porto Velho agora se destaca nacionalmente, sendo incluída no Alimenta Cidades. Queremos aproximar o homem do campo da cidade, garantindo uma alimentação mais saudável, principalmente na merenda escolar”, explicou o secretário.
A consultora de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (Sesan/MDS), Lorrana Nascimento, destacou a importância da união entre áreas urbanas e rurais: “87% da população brasileira vive nos centros urbanos, mas depende da produção agrícola. Fortalecer esses sistemas garante alimentação adequada à população”, afirmou.
Durante a oficina, foi apresentado o livro “Caderno de Experiências sobre Políticas Alimentares Urbanas”, que reúne experiências de 57 municípios e destaca Porto Velho pela produção de mandioca, tradicional na região.
A agricultora Cristiane Fernandes, participante do evento, ressaltou a importância do apoio da prefeitura para ampliar sua produção: “Antigamente não tínhamos ajuda da prefeitura. Este apoio incentiva e contribui com os agricultores, e acredito que seja apenas o começo”, comentou.
O evento segue até quarta-feira (8), com o Dia de Campo, que inclui visitas à Agrotropical Amazônia (produção livre de agrotóxicos) e ao Frigorífico Progresso Pescado, fortalecendo a cadeia da agroindústria local.