O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), realizou nas primeiras horas da madrugada desta terça-feira (7) uma revista geral no Centro de Ressocialização de Machadinho do Oeste, como parte da Operação “Callapacea”, que tem como foco o reforço da segurança no sistema prisional.
A ação foi executada pelo Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) e integra uma série de medidas voltadas à prevenção da entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais. A operação foi planejada sob sigilo e deflagrada nesta terça-feira, após levantamentos conduzidos pela Gerência de Inteligência Penitenciária (GIP), que já resultaram na prisão de um suspeito envolvido em atividades ilícitas no fim de semana.
Além das revistas na unidade, equipes de monitoração eletrônica do município iniciaram nesta manhã ações de fiscalização de apenados monitorados, ampliando o alcance das medidas de segurança.
O governador Marcos Rocha destacou a importância da ação conjunta. “A Operação Callapacea reforça o compromisso do Estado com a segurança dentro e fora das unidades prisionais”, afirmou.
O secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito, ressaltou que o trabalho é contínuo e visa garantir integridade ao sistema. “Estamos atuando para neutralizar possíveis ilícitos, prevenir ameaças contra policiais penais e fortalecer a segurança prisional em todo o estado”, explicou.
O nome “Callapacea” deriva da palavra latina que significa “carapaça”, estrutura rígida que protege o dorso de animais como tartarugas e tatus — símbolo da proteção e resistência da Polícia Penal diante de situações de risco.