Integrando as celebrações pelos 111 anos de Porto Velho, a Praça Jonathas Pedrosa foi entregue à população nesta quinta-feira (2), em solenidade com a presença do prefeito Léo Moraes, membros da bancada rondoniense no Congresso Nacional e representantes do Poder Legislativo.
Considerada a primeira praça construída em Rondônia, a Jonathas Pedrosa passou por uma reforma rápida, eficiente e econômica, utilizando recursos próprios e mão de obra local. O espaço revitalizado oferece novas áreas de convivência social, iluminação, pintura, paisagismo e instalação de lixeiras, proporcionando mais qualidade de vida à comunidade.
Para o prefeito Léo Moraes, a data de entrega é simbólica. “Essa praça é um símbolo vivo da história de Porto Velho, e entregá-la revitalizada representa o amor e o cuidado com a cidade e com a população”, afirmou.
O presidente da Emdur, Bruno Holanda, destacou a economicidade e a competência da equipe envolvida na obra. “É possível realizar uma obra rápida, eficiente e econômica, atendendo às necessidades do porto-velhense”, disse.
O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Moraes Júnior, ressaltou que a ação fortalece o lazer, a cultura e a convivência social na cidade, garantindo à população um espaço histórico revitalizado.
A praça
Nomeada em homenagem a Jonathas de Freitas Pedrosa (1848-1922), médico, militar e político, responsável pela lei que instituiu o município de Porto Velho, a praça está localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 109, no Centro. Hoje, ela representa um importante marco histórico, cultural e de lazer para a população da capital rondoniense.