O Superior Tribunal Militar (STM) empossou a advogada Verônica Abdalla Sterman no cargo de ministra nesta terça-feira, 30 de setembro de 2025. Nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Verônica é a segunda mulher a compor a corte nos 217 anos de história do tribunal.
Durante o seu discurso, a nova ministra refletiu sobre a desigualdade de gênero no Judiciário. “Sou apenas a segunda mulher a compor esse tribunal desde sua fundação”, destacou Verônica. Ela afirmou que o marco deve ser celebrado, mas também serve como um convite à reflexão. “Que esse marco não seja apenas um símbolo isolado, mas um passo para que nosso Judiciário não precise mais de datas para lembrar que mulheres estão presentes em igualdade”, defendeu a ministra.
Importância da Diversidade no Tribunal
A presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, que foi a primeira mulher a ser nomeada para o tribunal, enfatizou a importância da presença feminina em espaços de poder. Para ela, a diversidade humaniza as instituições.
“Cada passo dado em favor da diversidade é um passo dado em direção a uma Justiça que se reconhece no outro e que se compromete com o ideal de universalidade inata ao direito”, disse a presidente. Ela concluiu: “Justiça não se coaduna com exclusão”.
O STM é composto por 15 ministros. Desses, cinco são civis e dez são militares. As vagas militares estão distribuídas entre quatro para o Exército, três para a Marinha e três para a Aeronáutica.