O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9,5 milhões de associados no país, conquistou reconhecimento de peso nos cenários nacional e internacional, reforçando a solidez e a essência de seu modelo de negócio.
Internacionalmente, o Sicredi ficou em 1º lugar na categoria “Melhor Financiador para Mulheres Empreendedoras das Américas” no Global SME Finance Awards. A premiação, gerida pela International Finance Corporation (IFC) e promovida pelo SME Finance Forum, destacou o impacto real da cooperativa.
O resultado reflete o investimento em negócios liderados por mulheres: em 2024, o Sicredi concedeu R$ 14,2 bilhões em crédito a esse público, que hoje soma mais de 367 mil clientes mulheres. Iniciativas como o programa “Donas do Negócio” contribuíram para um crescimento de 28% no volume de crédito para essa parcela, que atua, em grande parte, em municípios com IDH abaixo da média nacional.
Pedro Lutz Ramos, superintendente de Tesouraria do Sicredi, afirmou que o prêmio “reforça o compromisso do Sicredi em promover a inclusão Financeira, apoiar pequenas empresas e estimular o empreendedorismo feminino de forma sustentável”.
Destaque Nacional em Solidez Financeira
No cenário nacional, o Sicredi também reafirmou sua força. O anuário Valor 1000 classificou a instituição em 7º lugar entre as 100 maiores instituições financeiras do país. A cooperativa ainda foi destaque em outras sete categorias que analisam operações de crédito, depósitos e patrimônio líquido.
Alexandre Barbosa, diretor executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi, comentou que ser reconhecido no Brasil e no exterior “mostra a força do modelo cooperativo”. Ele acrescentou que a premiação significa a valorização da solidez, reputação e do comprometimento da cooperativa com o progresso das regiões onde atua.
O Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, contando com mais de 3 mil agências. Nos estados da Amazônia Legal (Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá e Roraima), além de algumas cidades de Goiás, a instituição atende mais de 1,5 milhão de associados em 262 municípios.