O curta-metragem documental “Saberes Ancestrais: História, Cultura e Gastronomia da Comunidade Quilombola de Santa Cruz” faz uma imersão na trajetória, tradições e culinária da comunidade localizada às margens do Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO).
A produção tem 15 minutos de duração, classificação livre e conta com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade ao público. O trabalho é assinado pela agente cultural e remanescente quilombola Izabel Mendes, integrante da própria comunidade.
Segundo Izabel, o documentário oferece uma oportunidade de compartilhar histórias, tradições e sabores da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, ressaltando sua importância na diversidade cultural brasileira.
O projeto foi contemplado no Edital Nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC – Edital LPG – Audiovisual, no Eixo II: Curtas-Metragens/ Categoria C – Curta Documental inédito de 10 a 15 minutos.
A obra será exibida gratuitamente em três municípios do Cone Sul de Rondônia — Vilhena, Cabixi e Pimenteiras do Oeste — com foco em alunos e professores da rede pública. O objetivo é fortalecer a educação patrimonial e promover o reconhecimento da cultura quilombola.
Com imagens e relatos que celebram memórias, saberes ancestrais e gastronomia típica, “Saberes Ancestrais” reafirma o valor histórico da Comunidade Quilombola de Santa Cruz e a importância da preservação de seus patrimônios imateriais.
“Este documentário é muito mais do que um registro da nossa comunidade. Ele é uma forma de preservar nossas histórias e tradições para que as futuras gerações conheçam e valorizem nossa cultura. Queremos mostrar ao mundo a riqueza da vida quilombola de Santa Cruz e reforçar a importância de reconhecer e respeitar nossos saberes ancestrais”, afirma Izabel Mendes.