Porto Velho, Rondônia – O município de Porto Velho iniciou, neste sábado (27 de setembro), um grande festival de pesca esportiva na Vila Nova de Teotônio. O evento, que termina no domingo (28), marca a retomada da modalidade na região e abre oficialmente as comemorações dos 111 anos da capital rondoniense.
A iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), tem o objetivo de fomentar o turismo e a economia local. No primeiro dia de campeonato, a prova de pesca esportiva reuniu cerca de 50 caiaqueiros no extenso lago da Vila. Os competidores tinham o desafio de registrar o maior peixe capturado por meio de fotos enviadas a um aplicativo. A competição durou sete horas pela manhã.
O incentivo à preservação e ao esporte
O pescador Franqui Nunes foi o primeiro classificado, fisgando um peixe de 65 centímetros. Ele demonstrou surpresa e alegria com a colocação e a premiação, ressaltando a importância da iniciativa para a preservação das espécies. “Eu fiquei muito feliz com a premiação e, além disso, avalio essa iniciativa como um bom incentivo à preservação dos peixes. Parabenizo à Prefeitura de Porto Velho por promover o evento, fomentando também o turismo da região”, afirmou Nunes.
Breno Rodrigo, presidente da Associação dos Caiaqueiros de Rondônia, destacou que o festival incentiva a visibilidade e a prática esportiva. Ele agradeceu a Prefeitura, que, segundo ele, incentiva os pescadores à busca da preservação das espécies e à manutenção do ecossistema limpo e saudável por meio da pesca esportiva.
Retomada histórica aquece o comércio
O festival representa o resgate histórico da pesca esportiva na antiga Cachoeira de Teotônio, que volta a ser um polo para competições e atividades culturais. A pescaria na comunidade tem aquecido o comércio local, incentivando pequenos negócios e gerando emprego e renda na região.
O prefeito Léo Moraes relembrou o papel da antiga cachoeira no turismo da cidade e celebrou o resgate do simbolismo. “O porto-velhense conhece bem a antiga cachoeira de Teotônio e sabe o quanto contribuiu para o turismo de nossa cidade. Os festivais de pesca eram muito movimentados. E, agora, a Prefeitura resgata esse simbolismo de pertencimento nosso. O comércio está bem aquecido, proporcionando o melhor da nossa culinária aos visitantes”, disse Moraes.
Aleks Palitot, secretário-executivo de Turismo da Semtel, ressaltou o aspecto cultural da atividade. Ele explicou que a localidade sempre foi palco de grandes festivais no passado e que o evento une o anseio da comunidade com a valorização da pesca esportiva, uma prática consolidada no turismo da Amazônia.
Continuação do evento e premiações
No domingo (28), o campeonato continua com a modalidade de pescadores de embarcação, com cerca de 300 inscritos e largada prevista para as 7h. O festival conta com premiações até o 6º lugar.
O evento é resultado de uma parceria com a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), que instalou mais de 270 pontos de luz de LED na Vila. Também tem o apoio da Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais e parceiros privados, além da colaboração do grupo “Só Pescar” e da Associação dos moradores da Vila Nova de Teotônio.
Confira a lista dos vencedores de caiaque e suas premiações:
1º lugar: Franqui Nunes – Troféu e caiaque Robal individual
2º lugar: Odilon – Troféu e Tenda Colleman
3º lugar: Bruno Natanael – Troféu e Drone Z908 PRO
4º lugar: Fabiana Back Locks – Cooler de 26,5 litros
5º lugar: José Maria – Fogareiro a gás (NTK)
6º lugar: Débora – Molinete Curió