O Programa Lanche Extra, iniciativa inédita da Prefeitura de Porto Velho, serviu de inspiração para estudantes do 4º ano da Escola Municipal Antônio Augusto Rebelo das Chagas, no bairro São Sebastião II, zona norte da capital.
Durante a atividade, chamada Jornal da Escola, os alunos puderam escolher temas de relevância e três deles decidiram abordar o programa. O Lanche Extra fornece uma lancheira a cada estudante, sempre às sextas-feiras, com frutas frescas e outros alimentos nutritivos, sem prejuízo da merenda escolar servida diariamente.
A professora Alessandra Plácida, servidora da escola há 13 anos, destacou a surpresa ao ver o interesse das crianças. “Eles pesquisaram sobre o assunto, escreveram e apresentaram. Teve aluno que até desenhou as frutas e a lancheira. Isso mostra que eles entendem a importância que o programa tem na vida deles”, afirmou.
Apoio da família
Um dos destaques foi o trabalho de Murilo Gabriel, de 10 anos, que produziu um cartaz com desenhos da lancheira e das frutas. Seu pai, Uilian da Silva, disse ter ficado surpreso com a iniciativa. “É uma boa ideia, porque tem muito aluno que não tem o que comer no fim de semana. A prefeitura proporciona qualidade de vida, e esse trabalho incentiva outras escolas a refletirem sobre temas essenciais”, comentou.
O estudante Davi Wesley, também de 10 anos, escreveu um texto sobre o Lanche Extra, ressaltando a importância da alimentação saudável. “Achei interessante o tema e me diverti muito escrevendo. Tem criança que não tem condição de ter fruta em casa, e o projeto ajuda muito”, disse.
Nova realidade na escola
Segundo a gestora da unidade, Eide Cristiane, o programa trouxe impacto imediato. “Muitos pais ficaram surpresos e agradeceram pelas frutas levadas para casa. Toda sexta-feira as crianças ficam felizes com a lancheira. Isso mostra que estão levando para a prática o que vivenciam no dia a dia”, destacou.
A Prefeitura de Porto Velho reforça que o Lanche Extra é um projeto-piloto, que poderá passar por ajustes, principalmente no cardápio, mas que já garante a inclusão de 100% dos alunos da rede municipal. Além de promover saúde e qualidade de vida, a iniciativa também fortalece a economia local, priorizando produtos regionais e da agricultura familiar.
Como funciona
Nas escolas de Ensino Fundamental, incluindo creches e pré-escolas integradas, cada aluno recebe uma lancheira com alimentos nutritivos às sextas-feiras. Nas unidades exclusivamente de Educação Infantil, o lanche é servido na própria escola, com cardápio acompanhado por nutricionistas.
Na zona rural, os estudantes recebem café da manhã diariamente, atendendo a realidade de quem percorre longas distâncias até a escola. Dessa forma, todos os formatos do programa foram pensados para contemplar diferentes necessidades, sem deixar nenhum aluno de fora.