Moradores do Distrito Federal e de 12 municípios da região Centro-Oeste receberão, em caráter de teste, um aviso sonoro e visual neste sábado, 27 de setembro, a partir das 15 horas (horário de Brasília). O envio simulado faz parte da implantação do Defesa Civil Alerta (DCA), um sistema que avisa sobre riscos iminentes de desastres naturais de grande perigo, como alagamentos, deslizamentos de terra e vendavais.
O teste tem como meta simular a comunicação de riscos para que a população em áreas perigosas possa adotar medidas de proteção imediata.
Cidades que receberão o alerta
O envio simulado do Defesa Civil Alerta ocorrerá nas regiões administrativas de Brasília e nos seguintes municípios:
Goiás: Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás.
Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.
Mato Grosso: Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco.
Os alertas serão enviados para todos os aparelhos celulares conectados à rede móvel 4G ou 5G das localidades em teste. A comunicação será feita na língua portuguesa.
Como funciona o Defesa Civil Alerta
O dispositivo DCA utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular, e o serviço é totalmente gratuito. Uma das principais vantagens é que não é necessário cadastro prévio para receber as mensagens de alerta, e o recurso funciona independentemente do pacote de dados móveis do usuário.
A mensagem de alerta aparece na tela do aparelho, sobreposta a qualquer conteúdo que o usuário esteja acessando, mesmo que o celular esteja no modo silencioso. No entanto, é crucial estar conectado à rede móvel (4G ou 5G); o alerta não será recebido se o aparelho estiver conectado apenas ao Wi-Fi.
O sistema Defesa Civil Alerta moderniza a prevenção de desastres no país e complementa outros meios de aviso já existentes, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. O conteúdo e o momento de envio dos alertas são de responsabilidade das defesas civis estaduais e municipais.
Cronograma de nacionalização
O Defesa Civil Alerta é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) com apoio da Anatel e operadoras de telefonia.
A implantação do sistema ocorreu em fases. Após etapas piloto nas regiões Sul e Sudeste (agosto a dezembro de 2024) e no Nordeste (junho de 2025), a etapa de testes deste sábado (27) no Centro-Oeste conclui a nacionalização da nova ferramenta da Defesa Civil. A ativação definitiva do sistema no Centro-Oeste está prevista para outubro de 2025.
Importante: Não haverá cobrança para o recebimento dos alertas de emergência. Qualquer solicitação de pagamento em nome de prestadora ou instituição é uma tentativa de golpe.