Os volumes de chuva registrados na Região Sul do Brasil nos primeiros 20 dias de setembro foram favoráveis para os cultivos de inverno na maioria das áreas produtoras, segundo o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados espectrais indicam que o desenvolvimento das lavouras de trigo – grão com a maior área semeada – tem sido favorável, apesar de registros de excesso de chuvas, geadas e tempestades em algumas localidades.
Os gráficos de evolução do índice de vegetação (IV) nas principais regiões produtoras de trigo mostram que as condições têm sido, em geral, favoráveis. As lavouras se encontram majoritariamente em desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos. O IV evoluiu acima da média histórica durante a maior parte do período e está, neste momento, próximo ou superior ao da safra anterior.
Trigo avança com bom potencial produtivo
- Rio Grande do Sul: O principal estado produtor de trigo apresenta uma condição geral das lavouras considerada boa.
- Paraná: O clima favoreceu o avanço da colheita. A maior parte das lavouras de trigo já está em fase de maturação.
- Santa Catarina: A cultura apresenta bom potencial produtivo. A maior parte das lavouras encontra-se em desenvolvimento vegetativo, com algumas avançando para o enchimento de grãos, beneficiadas pela alternância entre períodos de sol e alta umidade.
Semeadura das Culturas de Verão 2025/26
O Boletim da Conab também aponta o avanço da semeadura da nova safra de verão, concentrada em cultivos irrigados ou em áreas com boa disponibilidade de água no solo.
A semeadura do arroz irrigado está no início no Rio Grande do Sul, focada em áreas de cultivo pré-germinado. Já em Santa Catarina, o plantio está mais avançado no Litoral Norte. O milho primeira safra avança em ritmo acelerado na Região Sul, favorecido pelo aumento das temperaturas e pelas precipitações regulares.
Quanto à soja, o plantio é incipiente no Centro-Oeste, concentrado em áreas irrigadas. No Paraná, o plantio já foi iniciado nas regiões Oeste e Sudoeste, onde a umidade do solo permite as operações de campo e propicia um bom desenvolvimento inicial das lavouras.