O setor de alimentação fora do lar registrou em agosto de 2025 o seu melhor desempenho desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), apenas 16% dos estabelecimentos encerraram o mês com prejuízo.
Os dados da pesquisa são um claro sinal de recuperação do segmento. No mês, 43% das empresas do setor obtiveram lucro, enquanto 40% conseguiram manter suas operações estáveis.
Redução de Prejuízos e Crescimento da Receita
O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, avalia que os números indicam uma virada importante para o segmento. “A redução dos prejuízos é um sinal de que os bares e restaurantes estão conseguindo se adaptar melhor às condições econômicas. O setor viveu um período muito duro e agora dá sinais claros de recuperação, o que representa um alívio para os empresários e para a economia”, analisou Solmucci.
Em relação ao faturamento mensal, a tendência de melhora foi mantida. Cerca de 39% das empresas viram suas receitas crescerem em agosto, superando os 34% que registraram queda na comparação com o mês de julho. Outros 27% mantiveram o resultado estável.
Ajuste de Preços e Queda na Inadimplência
Apesar da inflação acumulada de 5,13% nos últimos 12 meses, 36% dos empresários conseguiram reajustar seus preços para acompanhar o índice. Esse percentual é cinco pontos superior ao registrado no mesmo período de 2024. Apenas 38% não realizaram nenhum reajuste nos cardápios.
Outro ponto que reforça a tendência de recuperação é a queda na inadimplência. Atualmente, 64% das empresas não possuem mais débitos pendentes, o que representa um avanço em relação aos últimos anos. Entre as empresas que ainda enfrentam dificuldades, os principais atrasos de pagamentos estão ligados a impostos federais (71%), estaduais (48%) e empréstimos bancários (35%).
Paulo Solmucci finaliza destacando que a combinação de fatores como maior controle financeiro e a redução do desemprego tem sido determinante para a retomada do setor. A queda no desemprego “favorece o consumo fora do lar. Esse cenário traz mais segurança aos empresários e sustenta a expectativa de crescimento contínuo nos próximos meses”, afirmou.