Uma pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação em parceria com o Equidade.info mostrou os efeitos positivos da restrição ao uso de celulares em salas de aula. O estudo, que ouviu alunos, professores e gestores, revelou que 83% dos estudantes brasileiros têm prestado mais atenção nas aulas.
O levantamento, feito entre maio e julho de 2025, mostrou que a percepção de melhora é maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com 88% dos alunos relatando mais foco. Além disso, 77% dos gestores e 65% dos professores notaram uma redução no bullying virtual. No entanto, apenas 41% dos alunos confirmaram a mudança, indicando que nem todos os casos são percebidos.
Desafios
Apesar dos avanços, a pesquisa também apontou desafios. Quase metade dos alunos (44%) admitiu sentir mais tédio durante os intervalos, e 49% dos professores relataram um aumento na ansiedade dos estudantes. Segundo a presidente do Equidade.info, Claudia Costin, a proibição dos celulares é positiva, mas as escolas precisam criar alternativas de interação e estratégias para lidar com o bem-estar dos alunos.
A lei que proíbe o uso de celular em sala de aula foi sancionada em janeiro de 2025. O coordenador da pesquisa, Guilherme Lichand, ressaltou que os resultados reforçam a necessidade de estratégias diferenciadas por faixa etária e rede de ensino, para que a medida se torne uma política duradoura.