O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do projeto MP Itinerante, ofereceu o segundo dia de atendimentos à população de Seringueiras na quarta-feira (24), na escola Oswaldo Piana. A iniciativa, que conta com a colaboração de 25 parceiros, busca levar serviços essenciais a comunidades que vivem em áreas mais afastadas.
Segundo o promotor de Justiça Mateus Dozza Subtil, o projeto é crucial para aproximar a instituição das comunidades e para identificar as principais necessidades da população. “Conseguimos identificar e quantificar as principais demandas e necessidades dessa população, o que nos permite direcionar melhor nosso trabalho”, afirmou o promotor.
Cylena Braun, moradora da zona rural, destacou a importância da ação. Ela conseguiu emitir a nova Carteira de Identidade Nacional do filho, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), evitando uma viagem de alto custo até outra cidade.
Serviços variados e satisfação da comunidade
A ação em Seringueiras ofereceu uma série de serviços. O datiloscopista Odinaldo Maurício Pereira da Silva, do Instituto de Identificação, relatou uma alta demanda pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Já Ediel Batista Pereira, do Procon, ofereceu consultas ao Serasa e verificação de débitos da Energisa.
A gerente da Emater, Tatiane Ribeiro, e sua equipe forneceram orientações sobre agricultura familiar, com grande procura pela emissão do Cadastro do Agricultor Familiar (CAF). Pela primeira vez no projeto, Ítalo Renan Ferraz Freire, do Sistema Nacional de Emprego (Sine), ajudou a população com a emissão da carteira de trabalho digital e o cadastro na plataforma Geração Emprego, buscando ampliar oportunidades de trabalho.









































