A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realiza em Rio Branco (AC) a 3ª edição do programa Exporta Mais Amazônia, de 28 de setembro a 2 de outubro. O evento, feito em parceria com o Sebrae, reunirá mais de 60 empresas da Região Norte, incluindo quatro de Rondônia, em rodadas de negócios com 25 compradores de 18 países.
O programa tem como foco produtos compatíveis com a floresta amazônica, como açaí, castanha-do-brasil, café robusta, artesanato e carne. Nas edições anteriores, o Exporta Mais Amazônia já movimentou R$ 85 milhões em negócios para a região.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, afirma que o programa foi criado para reforçar o protagonismo da região na promoção de negócios sustentáveis. “Ao demonstrar que é possível gerar oportunidades de exportação que impulsionam cadeias produtivas compatíveis com a floresta, o mundo todo passa a valorizar ainda mais a conservação da Amazônia”, disse.
Entre as quatro empresas de Rondônia que participarão do evento está o Sítio Sonho Real, de Nova Brasilândia do Oeste, que cultiva café robusta amazônico desde 2009. A empresa destaca a combinação de qualidade, tradição e práticas sustentáveis.
Thiago Augusto Masaki Luiz, especialista em Qualidade e Incorporação de Valor do Sítio Sonho Real, ressalta o compromisso com a excelência e a segurança alimentar. Ele reforça o caráter artesanal do produto e a gestão ética e ambiental da propriedade.
A gestora do Sítio, Patrícia B. Jacomin Romualdo, aponta o uso de energia solar fotovoltaica para irrigação e secagem, irrigação por gotejamento e a adoção de medidas de conservação do solo, como a cobertura morta e uso de produtos biológicos, com a eliminação do uso de glifosato.
O sócio proprietário Júlio César M. Romualdo vê o evento como uma chance de ouro. “É uma porta de acesso para apresentar os cafés que produzimos para o mundo. A nossa expectativa é fazer bons negócios e ser reconhecido mundialmente por ter um dos melhores cafés robusta amazônicos”, disse Romualdo.
A Sítio Sonho Real e as demais empresas participantes terão encontros diretos com 25 importadores de cinco continentes, vindos de países como China, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Japão e Índia.
Os compradores internacionais, convidados pelos escritórios da ApexBrasil, também terão uma experiência imersiva, com visitas a indústrias e comunidades extrativistas. Pedro Netto, representante do Escritório Regional Norte da ApexBrasil, explica que a ideia é mostrar aos importadores que os produtos da região carregam um valor que vai além da qualidade, representando modos de vida que sustentam famílias e mantêm a floresta em pé.
O evento contará ainda com o seminário “Diálogos Exporta Mais Amazônia 2025”, no dia 29 de setembro, que debaterá os desafios e oportunidades do comércio internacional no Centro de Convenções da UFAC.