A manhã de hoje foi de celebração e reconhecimento na sede da 17ª Brigada de Infantaria de Selva – “Brigada Príncipe da Beira”, em Porto Velho, durante a solenidade militar em comemoração aos 93 anos de criação da unidade. Sob o comando do general de brigada Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti, a cerimônia reforçou o papel histórico e estratégico da Brigada, criada em 23 de setembro de 1932, reunindo autoridades civis, militares, profissionais de diversas áreas e representantes da imprensa rondoniense.

“Primeiramente, é um grande prazer estar à frente da Brigada, uma instituição com quase um século de história. Se olharmos para a ocupação deste rincão do Brasil, percebemos a grande importância que os militares tiveram nesse processo. A própria formação do Estado de Rondônia, nesta porção oeste do país, foi fortemente impulsionada pela presença militar, desde a construção do Forte Príncipe da Beira, quando os primeiros efetivos vieram para cá, até a atuação mais recente do 5º BEC e, posteriormente, com a criação da nossa Brigada”, ressaltou o comandante.
Ele lembrou que, atualmente, a 17ª Brigada coordena atividades em todo o Acre, Rondônia e no sul do Amazonas, desenvolvendo ações de apoio à sociedade, contribuindo com a proteção do meio ambiente e com o desenvolvimento nacional. “A nossa missão precisa ser constantemente adaptada aos novos desafios. Buscamos atuar para que nossos resultados sejam aqueles esperados pela sociedade. O Exército tem várias missões e, para cumpri-las, está sempre preparado para trabalhar em parceria com outros órgãos e instituições, garantindo que os resultados sejam atingidos dentro do esperado”, concluiu o general Marco Aurélio.
Herdeira do legado do Forte Príncipe da Beira, fortificação do século XVIII às margens do Rio Guaporé, a 17ª Brigada mantém viva a memória dessa obra monumental, símbolo de soberania nacional. Ao longo de sua história, consolidou-se como uma das mais operativas grandes unidades do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental, atuando na defesa da floresta amazônica, no combate a ilícitos transfronteiriços, no apoio à população em calamidades e em operações conjuntas com outras forças e órgãos civis.
Durante a solenidade, diversas personalidades foram agraciadas com o Certificado Amigo da Brigada Príncipe da Beira, reconhecimento concedido a quem contribui para o fortalecimento da instituição e para o bem-estar da sociedade. Entre os homenageados estiveram:
-
Autoridades civis: Sra. Flora Maria Ribas Araújo, desembargadora da ADESG; e Alexandre José Silvestre Dias, prefeito de Campo Novo de Rondônia.
-
Forças Armadas e Auxiliares: Cel. Jonas Santos Silva Júnior (Cmt 5º BEC), Cel. Abelardo Silva de Faria Filho (Cmt 7º BEC), Cel. Av. Leonardo Bezerra Salim (Cmt Base Aérea PVH), Cel. André Sodré Lira Brandão (Gerente Regional Poupex), Cel. BM Jaime Fernandes da Silva (Presidente AORE), Ten. Cel. PM Jairo Alves Carneiro (Cmt 5º BPM), CF Alessandro Freitas dos Santos (Cmt Capitania Fluvial PVH), Maj. José Leite de Figueiredo Cisne (Casa Militar do Estado de Rondônia).
-
Profissionais de saúde, educação e religião: Dr. Roberto Pintan (Hospital das Clínicas), Prof. Dr. Lourismar da Silva Barroso (Academia de História Militar), Sra. Regiane Ugarte (Capela São Francisco de Assis) e Sra. Cíntia Neto de Souza Lima (arquiteta da Capela).
-
Representantes de instituições: Sr. Aldino Brasil (presidente AHMRFPB), Sr. André Theobald (presidente da Energisa em PVH) e Sr. Sérgio Alves Novo (delegado ADESG).
-
Comunicação social, imprensa e cultura: Sr. Arimar Souza de Sá (Rádio Caiari), Fabiano Coutinho (jornalista do portal News Rondônia), Sr. Normando Lira (EFMM), Sr. Edelison Souza (TV), Sr. Simão Linhares (Capela), Sra. Larissa Mendes (Capela), Sr. Victor Augusto Moreira (CEO Impactus Club de Tiro) e Sra. Priscila Roberta Theobald Allyene Gonzaga (Pro Hunter).

Ao receber o certificado, os homenageados agradeceram e reforçaram a relevância da Brigada para a segurança, a integração e o desenvolvimento de Rondônia. O jornalista Fabiano Coutinho, do portal News Rondônia, destacou a importância de valorizar instituições que trabalham pela soberania e pelo bem-estar da população amazônica.
A solenidade foi encerrada com o tradicional desfile militar, coroando a celebração com um gesto de disciplina e orgulho que reafirma o compromisso da “Brigada Príncipe da Beira” com a história e o futuro da região amazônica.