A Jirau Energia lançou, nesta segunda-feira (22), os desafios do 1º Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial, durante encontro com representantes do setor produtivo e da academia em Porto Velho. Os concorrentes deverão apresentar propostas que tragam soluções inovadoras em três eixos estratégicos: operacional, engenharia e ambiental.
O evento contou com a participação de Michel Obara (gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia), Augusto Borges (analista ambiental), Rogério Lucena (coordenador de Manutenção Elétrica) e João Silva (engenheiro de Performance). Na abertura, o gerente de Engenharia, Planejamento e Performance da Jirau, Breno Carvalho, ressaltou a importância da contribuição da academia e das startups no processo.
O gerente de Mercado do SESI, SENAI e IEL, Flemeng Medeiros, destacou que as propostas também beneficiarão o setor industrial de Rondônia como um todo.
O prêmio foi lançado em julho, durante a 3ª edição do Workshop Potencial da Inovação na Indústria, realizado na Casa da Indústria em Porto Velho, em parceria entre SENAI-RO, FIERO e Fapero.
Desafios propostos
Entre os oito desafios lançados pela Jirau Energia estão:
-
Monitoramento ambiental em larga escala: soluções inovadoras para detecção em tempo real de desmatamento, queimadas e alterações na paisagem.
-
Banco de dados ambientais: integração de 16 anos de registros socioambientais em sistema robusto e seguro.
-
Simulação 3D de variações hidrológicas: modelos capazes de prever impactos em áreas próximas ao reservatório da usina.
-
Predição de falhas em sistemas de ventilação e exaustão: uso de inteligência artificial para aumentar a confiabilidade dos equipamentos.
-
Assistente digital para manutenção: ferramenta baseada em visão computacional para interpretação de imagens coletadas em campo.
-
Automação de processos de telemetria: uso de câmeras de alta precisão com transmissão de dados via satélite para monitoramento de níveis d’água.
-
Inteligência aplicada ao monitoramento de barragens (Sysdam): integração de dados sísmicos e hidrológicos com suporte de redes neurais e Big Data.
-
Integração de dados de manutenção no nível corporativo: aprimoramento do sistema de despacho de manutenção com tablets integrados ao ERP IBM Maximo.
Como participar
Os interessados têm até o dia 31 de outubro para enviar propostas. Todas as informações, incluindo edital e regulamento, estão disponíveis no portal Sebrae Startups.