O projeto Cidadania em Movimento, da Prefeitura de Porto Velho, promoveu, entre sexta-feira (19) e domingo (21), 1.890 atendimentos gratuitos em Vila da Penha e no distrito de Abunã. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) em parceria com outras secretarias e instituições.
O objetivo do projeto é aproximar a administração municipal das comunidades, especialmente das mais distantes da capital, oferecendo serviços essenciais de forma prática e acessível.
Durante os três dias, os moradores tiveram acesso a uma ampla variedade de atendimentos, como:
-
emissão de documentos (carteira do idoso, ID Jovem, carteira do autista, passe livre estadual, relatório CNIS e Carteira de Trabalho Digital);
-
serviços de saúde (consultas médicas, exames preventivos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e exame de vista);
-
atendimento psicossocial, corte de cabelo, design de sobrancelhas e orientações jurídicas;
-
Cadastro Único (primeiro cadastro, atualização e transferência);
-
programas sociais como Mamãe Cheguei, Pé de Meia e combate ao trabalho infantil;
-
alistamento militar e descarte eletrônico;
-
atividades de educação ambiental e orientação sobre empregabilidade.
O atendimento foi organizado por senhas distribuídas por ordem de chegada, sem registro de imprevistos. Todas as demandas apresentadas pela população foram atendidas.
A ação contou com o apoio de parceiros como a Semusa, Semed, Semtran, Junta Militar, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia e a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).
A secretária da Semias, Lucília Muniz de Queiroz, agradeceu a participação das secretarias municipais, além de órgãos estaduais e federais. Ela também destacou o apoio do prefeito Léo Moraes. “O incentivo do prefeito tem sido fundamental para que possamos levar a assistência social a quem mais precisa em todo o município”, afirmou.