O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Elizabeth Paranhos, vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), promoveu, na quinta-feira (18), dois encontros com famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). As atividades abordaram a importância da saúde mental, alinhadas à Campanha Setembro Amarelo 2025.
O Paif, serviço essencial da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), é oferecido obrigatoriamente nos Cras e tem como objetivo fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de vínculos familiares e comunitários, e garantir acesso a direitos sociais.
A campanha Setembro Amarelo, realizada no Brasil desde 2015, busca prevenir o suicídio, quebrar tabus e reduzir estigmas relacionados à saúde mental. Com o tema “Conversar Pode Mudar Vidas”, a edição de 2025 enfatiza o diálogo como ferramenta de acolhimento, estimulando a escuta e o apoio a quem enfrenta dor emocional, ansiedade, depressão ou pensamentos suicidas.
“Os encontros reforçaram a valorização da vida, o diálogo e o cuidado com o bem-estar, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários”, destacou Luciana Nascimento, coordenadora do Cras Elizabeth Paranhos.