A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), participou neste sábado (20) do envio do primeiro alerta de demonstração do sistema Defesa Civil Alerta. Moradores da capital receberam em seus celulares uma mensagem acompanhada de som, dando início ao funcionamento da ferramenta, também implantada em Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena.
Como funciona o sistema
O Defesa Civil Alerta é coordenado pela Defesa Civil Nacional, em parceria com a Defesa Civil Estadual, Anatel e prefeituras. O recurso tem como objetivo avisar a população sobre riscos climáticos e desastres naturais, como tempestades, alagamentos, enxurradas, vendavais, granizo ou deslizamentos de terra.

A tecnologia usada é o Alerta de Emergência Sem Fio (Cell Broadcast), que permite que mensagens apareçam sobre qualquer conteúdo exibido no celular, com som de aviso mesmo em aparelhos no modo silencioso, dependendo do grau de risco.
O serviço é gratuito e não exige cadastro prévio. Qualquer celular compatível conectado à rede 4G ou 5G pode receber os alertas. A mensagem enviada neste sábado foi apenas uma simulação para familiarizar os moradores com o funcionamento da ferramenta.
Atuação municipal
Segundo o superintendente da SMPDC, Marcos Berti, cabe às Defesas Civis estaduais e municipais definir o conteúdo dos alertas, como áreas em risco e medidas de proteção. O sistema técnico de transmissão, por sua vez, é coordenado em âmbito federal.
“O objetivo do Defesa Civil Alerta é complementar as ferramentas já existentes, garantindo que famílias em áreas vulneráveis tenham tempo de adotar medidas de autoproteção em caso de desastres”, explicou Berti.
Com a chegada do sistema a Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena, a população passa a contar com uma tecnologia de comunicação rápida e precisa para reforçar a segurança e reduzir impactos de eventos climáticos extremos.