Na manhã desta sexta-feira (19), 11 catadores de materiais recicláveis receberam kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) em Itapuã do Oeste, a 113 km de Porto Velho. A entrega ocorreu na sede da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Cata+) e faz parte do projeto Rondônia Recicla, idealizado pelo governo estadual para garantir segurança, inclusão social e aumentar a produtividade desses trabalhadores.
Esta foi a quinta entrega de EPIs realizada pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Anteriormente, os kits foram distribuídos em Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Nova Brasilândia d’Oeste, beneficiando 110 catadores. A meta do governo é alcançar cerca de 2 mil trabalhadores, com investimento de R$ 775.180 na aquisição dos equipamentos.
Para o governador Marcos Rocha, a entrega de EPIs não apenas protege os catadores, como também incentiva os municípios a avançarem na implantação da coleta seletiva, promovendo uma gestão eficiente dos resíduos sólidos, beneficiando aspectos social, ambiental e econômico.
A secretária da Seas, Luana Rocha, destacou a importância dos EPIs para a saúde e segurança dos profissionais da coleta seletiva e lembrou que até 30 de setembro está aberto o edital para cadastro de catadores interessados na entrega de equipamentos em todo o estado.
Rondônia Recicla
O projeto atende pessoas com 18 anos ou mais, inscritas no CadÚnico, que comprovem atuação contínua na coleta de materiais recicláveis, seja de forma autônoma ou por meio de associações e cooperativas formalmente constituídas.
Composição do kit entregue:
-
Máscaras respiratórias (6)
-
Avental de PVC forrado (1)
-
Abafador de ruído (1)
-
Protetor auricular tipo concha (1)
-
Óculos de segurança (2)
-
Calças brim leve com faixa refletiva (2)
-
Colete sinalizador faixa refletiva fluorescente (1)
-
Camiseta manga longa (1)
-
Botinas de segurança (1)
-
Luvas anticorte (2)
-
Chapéu árabe com protetor de pescoço (1)
A iniciativa reafirma o compromisso do governo de Rondônia com melhoria da qualidade de vida, proteção ambiental e valorização dos trabalhadores da coleta seletiva.