O governo de Rondônia informou que o Sistema Defesa Civil Alerta será acionado em caráter de demonstração neste sábado (20), às 14h20. A ação ocorrerá simultaneamente em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena, com emissão de alerta sonoro e envio de notificações diretamente aos celulares da população.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, o sistema utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular e tem como objetivo reforçar os mecanismos de prevenção a desastres naturais e tecnológicos, como alagamentos, enchentes, deslizamentos, vendavais e chuvas de granizo. As mensagens enviadas serão claras, diretas e direcionadas às pessoas que estiverem em áreas de risco iminente.
O governador Marcos Rocha destacou que a iniciativa é fundamental para reduzir riscos e salvar vidas. “O sistema é uma ferramenta de prevenção que dá mais segurança, especialmente para quem vive em áreas próximas a rios ou regiões suscetíveis a incidentes naturais”, afirmou.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, explicou que a ação integra um movimento nacional. “O trabalho é coordenado pela Defesa Civil Nacional, em parceria com a Defesa Civil Estadual e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O alerta será enviado a todos os dispositivos compatíveis com cobertura 4G e 5G, sem necessidade de cadastro prévio”, ressaltou.
O envio das mensagens será feito por meio da tecnologia “Alerta de Emergência Sem Fio”, que permite a transmissão direta para os celulares, mesmo que o aparelho esteja em uso. Em alguns casos, a mensagem poderá ser acompanhada de um som semelhante ao de uma sirene, conforme a gravidade da situação.
O governo reforça que o acionamento deste sábado será apenas uma demonstração. Em casos reais de emergência, o sistema será utilizado para proteger e orientar a população rondoniense.