As festividades pelos 111 anos de Porto Velho, que ocorrerão entre 1º e 5 de outubro, não só celebram a história e a cultura da cidade, mas também representam um impulso importante para a economia local. Durante os eventos, que incluem torneios esportivos, entrega de obras e comendas, atrações musicais, corrida e, no dia 2 de outubro, o bolo de 111 metros e show da cantora Joelma, o comércio deve registrar aumento expressivo.
Segundo o economista Otacílio Moreira de Carvalho, professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), a movimentação econômica, especialmente em bares, restaurantes e hotéis, poderá alcançar valores milionários. “Eventos como este movimentam diversos setores, do comércio formal ao informal, abrangendo desde bares até costureiras, serviços de beleza e comércio de produtos variados”, explicou.
O setor informal também deve ser beneficiado, já que muitos trabalhadores aproveitam o fluxo de público para aumentar suas vendas, garantindo uma espécie de “décimo terceiro” com o lucro de produtos e serviços.
Para a presidente da Abrasel-RO, Nádia Ogliari, o show da Joelma será um grande atrativo para o público e ajudará a ampliar o faturamento do setor de bares e restaurantes. “Além de fortalecer nosso comércio, a programação oferece visibilidade para os serviços e produtos locais”, afirmou.
O prefeito Léo Moraes destacou que o evento simboliza orgulho e pertencimento da população. “A retomada da população aos espaços públicos, o aquecimento do comércio, a potencialização do turismo e a geração de oportunidades ao setor informal representam um retorno histórico, cultural e econômico para a nossa sociedade”, afirmou.
A programação completa dos eventos pode ser conferida para que ninguém perca as comemorações dos 111 anos de Porto Velho.