A Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), recebe até o próximo domingo (21) o 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo. O evento, que começou nesta quarta-feira (17), é promovido pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) e se consolida como um dos principais espaços de valorização da cultura quilombola e afro-brasileira em Rondônia.
Toda a programação é gratuita, aberta ao público e com acessibilidade garantida por Libras. A abertura contou com oficinas de fotografia e artesanato em palha de buriti, além de exposição fotográfica e mostra literária sobre a cultura afro-brasileira, realizadas na Escola Estadual Inácio de Castro, dentro da comunidade.
De acordo com a presidente da ACEMDA, Andréia Machado, o festival vai além de uma agenda cultural. “Cada atividade foi pensada para dar visibilidade à memória e ao legado da comunidade, um dos pilares da cultura afro-brasileira no estado”, destacou.
Programação do festival
-
Quinta-feira (18): sessões de cinema e reflexão, com documentários às 9h30 e 15h30 na Escola Estadual Inácio de Castro.
-
Sexta-feira (19): rodas de conversa, às 9h30 e 15h30, sobre a valorização da cultura afro-brasileira.
-
Sábado (20): Celebração Cultural, a partir das 17h, no Centro de Eventos Paula Leite Ribeiro, com música, mostra fotográfica, dança e desfile afro-brasileiro. Entre as atrações musicais estão Abidu, Pagode do Guaporé, Will Lazaro e Banda, Alexandro dos Teclados e Matheus Santos.
-
Domingo (21): encerramento a partir das 17h, também no Centro de Eventos Paula Leite Ribeiro, com Gabi Shima, Paulinho Prime, Alipe Alves e Banda Chevy & os Galácticos, além de dança e exposição fotográfica.
O projeto foi contemplado no Edital Nº 10/2024/SEJUCEL-SIEC LPG – Fomento para Produção de Artes Integradas Rondoniense, via Lei Paulo Gustavo, reforçando o compromisso com a preservação da memória e da resistência quilombola.
“Convidamos toda a população a participar do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo, para celebrar, valorizar e conhecer de perto a rica cultura da Comunidade Quilombola de Santa Cruz. Venha viver essa festa da memória, da música e da tradição afro-brasileira conosco!”, finalizou Andréia Machado.