A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta quinta-feira (18), a 13ª edição do estudo “Perspectivas para a Agropecuária 2025/26”, em parceria com o Banco do Brasil. O levantamento projeta que a produção brasileira de grãos poderá alcançar 353,8 milhões de toneladas, um aumento de 1% em relação à safra anterior. Já a produção de carnes — bovina, suína e de frango — deve atingir 32,3 milhões de toneladas em 2026, novo recorde da série histórica.
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, o crescimento é resultado da combinação entre crédito rural, tecnologia e políticas públicas.
“Essa sinergia do homem do campo, da tecnologia e do crédito garante nosso abastecimento interno com preços justos, além de manter o Brasil como um dos principais fornecedores de alimentos para o mundo”, afirmou.
A estimativa considera a expansão da área cultivada, que deve passar de 81,74 milhões de hectares em 2024/25 para 84,24 milhões de hectares em 2025/26. A produtividade média, entretanto, deve registrar queda de 2%, ficando em 4.199 quilos por hectare.
Produção de carnes
A Conab estima que, em 2026, a produção de carnes alcance 32,3 milhões de toneladas, impulsionada pelo crescimento da suinocultura e da avicultura. A carne suína deve atingir 5,8 milhões de toneladas e a de frango, 15,9 milhões, os maiores volumes já registrados pela estatal.
Apoio financeiro ao setor
De acordo com o vice-presidente de Agronegócios e Agricultura Familiar do Banco do Brasil, Gilson Bittencourt, mais de R$ 40 bilhões foram liberados pela instituição nos últimos dois meses para apoiar a próxima safra. Já o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz, destacou que a estimativa total de recursos para o ciclo agrícola é de R$ 1,1 trilhão, recorde no Plano Safra.
A ministra substituta do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, reforçou o papel estratégico do estudo.
“As perspectivas orientam tanto as políticas públicas quanto os investimentos privados, funcionando como bússola para decisões de produção e abastecimento, mesmo diante de desafios climáticos e geopolíticos”, afirmou.
Acesso ao estudo completo
A publicação “Perspectivas para a Agropecuária 2025/26” reúne análises sobre cenários de grãos, carnes, crédito rural, tecnologia agrícola e impactos climáticos na produção. O documento está disponível no site da Conab.