O Governo do Brasil oficializou nesta segunda-feira (15) a criação da campanha Agosto Branco, voltada para a prevenção e conscientização sobre o câncer de pulmão. A medida foi instituída pela Lei nº 15.207, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, publicada no Diário Oficial da União.
A campanha será realizada anualmente durante o mês de agosto, com a promoção de ações educativas sobre sintomas, prognóstico, tratamento e serviços de referência no SUS. As atividades poderão ser feitas em parceria com entidades civis, conselhos profissionais e instituições de ensino.
Conexão com o combate ao tabagismo
O 29 de agosto já é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, criado pela Lei nº 7.488/1986, e continuará sendo referência para ações que alertam sobre os riscos do tabagismo. Considerado doença crônica pela dependência da nicotina, o fumo está diretamente relacionado ao câncer de pulmão, além de diversas doenças respiratórias, cardiovasculares e gastrointestinais.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), o consumo de tabaco também pode causar osteoporose, infertilidade e complicações na gravidez, afetando tanto gestantes quanto bebês.
Dados sobre a doença
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que o câncer de pulmão seja a quarta neoplasia mais incidente no Brasil, excluídos os casos de câncer de pele não melanoma.
Com a campanha, o governo pretende ampliar a conscientização sobre os riscos do fumo e reforçar o acesso da população às políticas públicas de prevenção e tratamento.