O Governo Federal instituiu, nesta terça-feira (16), o Programa Natureza com as Pessoas (PNP), por meio da Portaria ICMBio nº 3.689/2025, publicada no Diário Oficial da União. A medida tem como objetivo fomentar o turismo sustentável em Unidades de Conservação federais, aproximando a sociedade da biodiversidade e incentivando práticas de desenvolvimento responsável.
O programa é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e integra a Política Nacional de Incentivo à Visitação a Unidades de Conservação, criada pela Lei nº 15.180/2025.
Ecoturismo e novas modalidades de visitação
Entre as ações previstas, o PNP contempla modalidades como ecoturismo, turismo de bem-estar, turismo científico, turismo rural, turismo de base comunitária, turismo de avistamento de fauna e atividades voltadas à educação ambiental.
Em agosto, foi firmado um acordo de cooperação entre a Embratur e o ICMBio para desenvolver projetos que fortaleçam essas práticas em parques e áreas protegidas em todo o Brasil.
Turismo de base comunitária
Um dos pontos centrais do programa é o incentivo ao turismo de base comunitária, com a realização de diagnósticos participativos, criação conjunta de roteiros turísticos com comunidades indígenas e tradicionais e parcerias público-comunitárias.
Também estão previstos mecanismos de financiamento para pequenos e médios negócios ligados ao turismo no entorno das unidades de conservação, com o objetivo de estimular a sociobioeconomia inclusiva e gerar oportunidades de renda.
Referência internacional
Com o lançamento do PNP, o governo busca reforçar as Unidades de Conservação como espaços de lazer, conhecimento e bem-estar, ao mesmo tempo em que consolida o Brasil como destino de referência internacional em turismo sustentável e responsável.