Em agenda de trabalho no Cone Sul, o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin, concedeu entrevista ao apresentador Noel Nascimento, da Rede TV, em Vilhena. O oficial fez uma retrospectiva de sua trajetória, de soldado a coronel, e comentou o convite do governador Marcos Rocha para assumir o Comando-Geral da corporação.
Braguin enfatizou as diretrizes do governo estadual para o combate ao crime organizado, ressaltando a importância da aproximação entre tropa e comunidade. Segundo ele, o trabalho de inteligência da PM foi redirecionado para dar suporte direto às operações de campo. Ele também destacou a atenção ao homem do campo, com assistência rápida às demandas.
O comandante apontou que a legislação nacional precisa ser endurecida diante da criminalidade, mas reforçou que o governo estadual, por meio do secretário de Segurança, coronel BM Vital, tem dado suporte às ações policiais. Entre os avanços estão a aquisição de novos armamentos, modernização da frota e tecnologia aplicada na confecção de ocorrências, com uso de inteligência artificial.
Desde 2019, quartéis vêm sendo reformados e armamentos substituídos, como pistolas Beretta e Glock, oferecendo maior confiabilidade. Braguin ressaltou ainda a qualificação da tropa, especialmente de sargentos, e destacou a criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ações de Repressão (BPTAR), focado no combate ao tráfico e roubos qualificados.
Outro ponto destacado foi a valorização profissional, com mais de sete mil promoções concedidas durante o governo Marcos Rocha. “Isso oxigenou a carreira policial e fortaleceu a tropa”, disse.
Ao final da entrevista, Braguin convidou a população de Vilhena e região para participar da audiência pública sobre segurança, marcada para esta quarta-feira (17), na Câmara Municipal.