SEGUNDA-FEIRA, 15/12/2025

Em destaque

Alertas de demonstração do Defesa Civil Alerta na região Norte serão no sábado: News Rondônia entrevista Armin Braun, diretor do Cenad

Ferramenta envia alertas de desastres diretamente para celulares e já tem testes marcados em quatro cidades de Rondônia

Por Fabiano Coutinho - News Rondônia

Publicado em 

O sistema Defesa Civil Alerta será testado na região Norte do Brasil neste sábado (20), com o envio de alertas de demonstração para 28 municípios em sete estados, incluindo Rondônia. A iniciativa cumpre o compromisso do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, de nacionalizar a ferramenta e ampliar a proteção da população em situações de risco.

Durante o lançamento, as defesas civis estaduais enviarão alertas a celulares de moradores das cidades selecionadas após comando do ministro, que acompanhará a operação a partir do Amapá. Em Brasília, jornalistas acompanharão a transmissão em tempo real na sala de controle do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), com participação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Anatel e operadoras de telefonia.

Em Rondônia, os testes de demonstração vão ocorrer em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena. O sistema utiliza a tecnologia de Cell Broadcast, que envia mensagens de texto e avisos sonoros diretamente para celulares em áreas de risco, sem necessidade de cadastro e funcionando mesmo em modo silencioso.

Entrevista exclusiva com Armin Braun

O News Rondônia conseguiu uma entrevista exclusiva, conduzida pelo jornalista Fabiano Coutinho, com Armin Braun, diretor do Cenad, que explicou os objetivos e desafios do novo sistema.

Fabiano Coutinho: Sr. Armin, fala pra gente qual é o impacto esperado na implantação do Defesa Civil Alerta em Rondônia.

Armin Braun: Bom, nós esperamos, com o implemento desse mecanismo, dessa ferramenta de alerta, que haja uma maior cobertura no sistema de alerta, na possibilidade da defesa civil do Estado, principalmente nesse primeiro momento, poder emitir essas informações de alerta à população, de forma que a população esteja com uma maior cobertura no que diz a receber informações sobre riscos. Então, essa é uma ferramenta importante, estrutura toda uma capacidade no Estado de receber essas informações via celular.

Fabiano Coutinho: Esses quatro que foram escolhidos, as quatro cidades – Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena – por que elas?

Armin Braun: Nesse primeiro momento, que vai acontecer nesse sábado, é um alerta de demonstração. Então, junto com a defesa civil, foram escolhidos esses municípios de forma que a gente pudesse observar como a população vai reagir, primeiramente, a essa mensagem. Essa primeira mensagem é uma mensagem de demonstração, para que a população saiba que ela estará, a partir desse momento, coberta com esse tipo de alerta. Então, a própria capital foi escolhida e outros municípios foram elencados pela defesa civil estadual, levantando alguns aspectos técnicos e também de contingente populacional, para se poder, a partir daí, verificar como a população recebe essa informação e a gente poder, também, fazer a melhoria do processo de comunicação com a população quanto a essa nova ferramenta. Só uma observação: os municípios que estão recebendo esse alerta estão recebendo a mensagem de demonstração. A partir dessa mensagem, que vai ser esse sábado, a ferramenta já vai estar operacional em todo o estado.

Fabiano Coutinho: Como o Cenad tem trabalhado em parceria com a defesa civil de Rondônia para essa primeira etapa?

Armin Braun: A gente, já há algum tempo, vem trabalhando com todas as defesas civis do Brasil e, em especial, com a progressão da ferramenta para a região Norte, a gente passou a articular com a defesa civil de Rondônia. Nós temos um trabalho muito próximo com a defesa civil de Rondônia, que é um órgão muito bem estruturado, é um órgão que tem boa capacidade de atuar em ações de preparação, de prevenção e de resposta a desastres. E já há algum tempo, temos uma conversa bastante afinada com a defesa civil do estado. Eles participaram de diversas reuniões conosco, enviaram pessoas aqui para o Cenad, receberam treinamento, nós enviamos equipe aí, que também fez o treinamento da equipe local. Então a gente está com essa conversa muito bem afiada com esse bom órgão de defesa civil, que é a defesa civil estadual de Rondônia.

Fabiano Coutinho: Quais os principais desafios em Rondônia para garantir a eficácia do sistema, considerando áreas de difícil acesso e comunidades ribeirinhas?

Armin Braun: Essa ferramenta é de comunicação por celular, pela rede de celular. Então ela tem um limitador, que é o alcance das informações de celular. Onde tem cobertura de celular 4G ou 5G a ferramenta funciona; onde não tem, a ferramenta não funciona. Mas isso não significa que a ferramenta seja ruim. Ela é uma ferramenta complementar. Ela complementa outras ferramentas e outros mecanismos de alarme, alguns já instalados nas próprias comunidades. O objetivo é que informações sejam ampliadas por qualquer tipo de sistema de alerta. Esse sistema de alerta é um complementar que usa da tecnologia de celular e, onde tem o alcance do celular, a gente tem a ferramenta funcionando. Eu diria que os maiores desafios são essa questão tecnológica – onde não há cobertura de celular, essa ferramenta não funciona – e também a preparação da população. A população tem que estar preparada, e saber que hoje nós vemos no mundo, especialmente no Brasil, com a mudança do clima, riscos aumentados de inundações, principalmente de chuvas, inundações e de estiagem. A estiagem por si só não geraria a necessidade de emissão de alerta por celular, mas a estiagem pode gerar incêndios florestais, e os incêndios florestais sim podem levar a defesa civil a ter que tocar algum alerta para alguma região, por exemplo, alguma cidade que possa estar no caminho de um incêndio florestal muito forte. Então a mudança climática nos traz esse desafio de que a população esteja mais preparada para esses eventos.

Fabiano Coutinho: Falando nisso, no passado nós sofremos aqui com a enchente do rio Madeira. Como o sistema pode auxiliar na evacuação e alerta precoce em relação à população para que se previna?

Armin Braun: Esse mecanismo é um mecanismo que vai informar a população de um eventual risco. Se esse risco for muito intenso e houver necessidade das pessoas, por exemplo, deixarem de forma rápida o local onde elas estão para ir para uma área segura, uma mensagem vai ser enviada pela defesa civil do estado àquelas populações que estão em uma determinada área de risco, especificamente aí onde vocês estão, nas margens do rio Madeira. As pessoas vão poder receber informação e se deslocar. Elas vão receber uma orientação para se deslocar para uma área segura. Então, com a iminência de uma ocorrência, na hipótese dessa ocorrência de inundação, a defesa civil toca esse alerta para a população. A população recebe os alertas no seu celular e segue as orientações da defesa civil. E para isso também é importante que as pessoas estejam preparadas e saibam como agir. Isso também faz parte desse contexto que a gente está levando à população, de que se ela vive numa área de risco, que sofre com inundações, ela já tem que saber o que fazer no caso de receber uma informação desse tipo. Para isso, há uma ampla campanha em redes sociais, também na mídia, e vocês nos apoiando bastante nesse processo de comunicação com a população, para que a pessoa busque orientações na defesa civil, nas redes sociais da defesa civil nacional, da defesa civil estadual, da defesa civil municipal, telefone para a defesa civil e busque essas informações. Se ela vive numa área de risco, ela tem que saber como agir no caso desse risco se conformar em desastre.

Fabiano Coutinho: Há planos de integrar o Defesa Civil Alerta com rádios comunitárias, outros canais de comunicação usados em áreas rurais?

Armin Braun: Nós trabalhamos numa plataforma chamada Interface de Divulgação de Alertas Públicos. Nós já trabalhamos nessa plataforma, e agora estamos inserindo o Defesa Civil Alerta, que é o alerta pela tecnologia Cell Broadcast. Esse alerta, quando chegar, vai chegar para todos os celulares; em alertas extremos, os celulares vão tocar e vibrar, mesmo que estejam no silencioso. Mas a gente tem outras ferramentas: alerta por WhatsApp, na TV por assinatura, por SMS, e as informações são compartilhadas no Google. Há sim uma expectativa de, no futuro, a gente trabalhar também com rádios comunitárias. Esse é um caminho que estamos começando, após passar essa fase do Defesa Civil Alerta, buscar outros mecanismos na TV digital, nas rádios comunitárias e outros mecanismos que a gente possa também utilizar para chegar na população. E a experiência de Rondônia vai ser muito importante para nós, porque, uma vez que a cobertura de celular é talvez menor que em estados da região Sudeste, essa experiência da Defesa Civil de Rondônia conosco permite que a gente aprimore, e a própria Defesa Civil vai nos indicar novos mecanismos e novos aprimoramentos na forma de emitir alerta no Brasil.

Fabiano Coutinho: Há poucos dias tivemos uma situação de vendaval em Vilhena. De que forma o sistema ajudará a reduzir esses impactos de desastre recorrentes aqui em Rondônia?

Armin Braun: Pensando numa situação como a que aconteceu em Vilhena: se a meteorologia identificar um potencial risco de vendaval e conseguir, de maneira antecipada, saber que isso vai acontecer, a meteorologia vai mandar uma informação para a Defesa Civil. A Defesa Civil vai olhar aquela informação e verificar qual o potencial de causar dano. No caso do vendaval, há risco de destelhamento de casas, derrubamento de placas e outros danos comuns. Então, a Defesa Civil vai acionar o sistema e emitir um alerta para as pessoas, dizendo: “Olha, pode acontecer um vendaval na sua região, tome medidas de proteção.” Essas medidas incluem, por exemplo, não sair na rua, buscar áreas mais seguras, se retirar de instalações que eventualmente são mais precárias e podem ser derrubadas com o vendaval. No caso de alguns veículos grandes, por exemplo, evitar sair na rua, estacionar o veículo, porque um caminhão-baú pode ser tombado pelo vento. A mensagem viria acompanhada de algumas orientações de como a pessoa deve se proteger em caso de desastre. Essa é uma ferramenta cujo fundamento principal é proteger e salvar vidas, trazendo informações de algo que vai acontecer com orientações para que a pessoa busque algum local seguro ou saia de uma determinada área de risco ou se proteja de um determinado evento.

Fabiano Coutinho: E como será avaliada a demonstração do próximo sábado?

Armin Braun: A gente vai enviar o alerta-demonstração e fazer uma avaliação de como a população recebeu isso, verificar se há necessidade de uma maior comunicação com a população e como deve ser feita essa comunicação. Esse alerta-demonstração tem dois objetivos: fazer essa avaliação de como a população recebe a informação e também dar ciência à população de que a ferramenta está operacional a partir de agora. Então, a partir de semana que vem, as pessoas vão poder receber alerta por celular sem precisar se assustar. Aliás, elas naturalmente vão tomar um susto quando receberem a informação, mas imediatamente vão saber que essa é a informação que vem da Defesa Civil. É uma orientação para que ela se proteja e que em alguns momentos possa salvar a sua vida. Além das pessoas que vão receber o alerta, a gente conta com todo o trabalho que está sendo feito nas redes sociais da Defesa Civil Nacional, da Defesa Civil do Estado, da Defesa Civil do município e dos outros municípios envolvidos, e também por vocês, da imprensa, que estão ajudando a gente a divulgar e fazer chegar à população de todo o Estado essa comunicação. Então, a população de Rondônia vai estar ciente de que esse novo mecanismo existe, funciona e é um mecanismo que veio para ajudar as pessoas a salvar e proteger suas vidas.

Fabiano Coutinho: O senhor respondeu todas as perguntas que eu tinha, mas gostaria que deixasse um recado final para a população de Rondônia.

Armin Braun: É muito importante que a nossa população, não só de Rondônia, mas de todo o Brasil, esteja preparada para esse cenário de ocorrência e recorrência de desastres. A mudança climática está aí, ela já nos afeta severamente. Rondônia tem sofrido muitas vezes com inundações graduais que são cada vez maiores e com estiagens também que são cada vez maiores. A gente sabe o efeito importante e danoso que a estiagem tem nas nossas populações, principalmente aí no Estado de Rondônia, que é o estado da água, é um estado onde tem muita água, e quando você tem períodos severos de estiagem, você tem todo esse problema relacionado à falta de água, os rios que não conseguem ser navegados e, o mais importante, a questão dos incêndios florestais. Os incêndios florestais também se tornam cada vez mais fortes e frequentes e podem trazer grandes danos. A mudança climática está aí, precisamos nos adaptar, e uma maneira de se adaptar é saber lidar com isso, saber lidar com o desastre, tomar ações e medidas antecipadas. Quando a gente desenvolve e implanta uma ferramenta dessa no Estado, buscamos que a população de Rondônia esteja mais protegida frente a esses desastres que podem causar danos à população, e mais uma vez, buscamos sempre a proteção das pessoas. Esse é o nosso objetivo: a Defesa Civil trabalha para proteger e salvar vidas.

Fabiano Coutinho: Perfeito.

Ao final, Braun reforçou: “A mudança climática já nos afeta com inundações e estiagens severas. Rondônia precisa estar preparada. Essa ferramenta veio para proteger e salvar vidas.”

Com a demonstração marcada, o Defesa Civil Alerta estará operacional em todo o estado após os testes deste sábado, permitindo o envio de avisos em tempo real sempre que houver risco iminente. A população deve acompanhar as orientações da Defesa Civil e buscar informações nos canais oficiais para garantir sua segurança.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Manifestantes vão às ruas contra o PL da Dosimetria em várias capitais

Manifestantes vão às ruas contra o PL da Dosimetria em várias capitais

Movimentos de esquerda realizaram grandes manifestações em capitais como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro neste domingo, protestando contra o Projeto de Lei da Dosimetria, classificado como uma “anistia para golpista”.
L
Enel pode perder concessão em São Paulo se falhar em cumprir metas

Enel pode perder concessão em São Paulo se falhar em cumprir metas

Após mais de 1,5 milhão de clientes ficarem sem energia devido a um ciclone, o Ministério de Minas e Energia alertou que a Enel pode perder a concessão em São Paulo caso não cumpra as obrigações contratuais e os índices de qualidade.
L
Governo de Rondônia entrega equipamentos e anuncia novos investimentos em Colorado do Oeste

Governo de Rondônia entrega equipamentos e anuncia novos investimentos em Colorado do Oeste

Ações contemplam educação, saúde, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento municipal.
L
Horóscopo de Terça-Feira, 16/12/2025: diálogos ganham força e decisões pedem equilíbrio

Horóscopo de Segunda-Feira, 15/12/2025 aponta foco, introspecção e impulso para o novo ciclo

O horóscopo desta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, indica um dia marcado por clareza emocional, reflexão e energia prática, com orientações para decisões conscientes em amor, trabalho e relações entre os signos.
L

RondônCAP realiza mais um sorteio Especial de Dezembro com quinto prêmio de R$ 120 mil

Edição especial realizada no domingo, dia 14, distribuiu quatro prêmios de R$ 5 mil, 40 Giros da Sorte de 500 reais e reforçou o apoio às APAEs em Rondônia.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Cerca de 95,3 milhões de brasileiros devem receber a segunda parcela do décimo terceiro salário até o dia 19 de dezembro, injetando R$ 369,4 bilhões na economia do país.
L
Carla Zambelli renuncia ao mandato e suplente será empossado

Carla Zambelli renuncia ao mandato e suplente será empossado

A deputada Carla Zambelli renunciou ao cargo na Câmara, dois dias após o Supremo Tribunal Federal confirmar a cassação imediata do seu mandato; Adilson Barroso assume nesta segunda-feira.
L
Banco do Brasil oferece microcrédito a famílias do CadÚnico

Banco do Brasil oferece microcrédito a famílias do CadÚnico

Aderindo ao Programa Acredita no Primeiro Passo, o Banco do Brasil (BB) disponibiliza o microcrédito produtivo orientado para famílias inscritas no CadÚnico, visando o empreendedorismo e inclusão produtiva.
L

Porto Velho: Na madrugada, bandidos invadem loja e furtam cerca de 300 camisas na Avenida Calama

Criminosos encapuzados quebraram a porta de blindex e levaram principalmente peças da marca Salo; Polícia Civil investiga o caso.
10

JP Alves é eliminado do Rondônia Reality Show com 72,8% dos votos

Reality segue movimentando o público, que também eliminou Aron Pierre no paredão anterior, realizado no dia 12, em uma das votações mais expressivas da temporada.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador acompanha andamento de emenda de R$ 1,2 milhão para refeitório de escola em Extrema

Vereador acompanha andamento de emenda de R$ 1,2 milhão para refeitório de escola em Extrema

Recurso federal busca garantir espaço adequado para alimentação de alunos da rede municipal.
L
Edevaldo Neves cobra do governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Edevaldo Neves cobra do governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Parlamentar aponta aumento expressivo da violência em diversas regiões do estado.
L
Coluna Espaço Aberto – Quando a emergência vira negócio: a denúncia do MPRO e a Operação Polígrafo

Coluna Espaço Aberto – Quando a emergência vira negócio: a denúncia do MPRO e a Operação Polígrafo

Ministério Público acusa esquema criminoso durante a pandemia e aponta prejuízo superior a R$ 2,2 milhões aos cofres públicos.
L
Deputado Edevaldo Neves cobra do Governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Deputado Edevaldo Neves cobra do Governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Parlamentar pede informações detalhadas e medidas imediatas para reforçar a segurança pública no estado.
L
PL Mulher Rondônia realiza encontro em Vilhena e mobiliza lideranças femininas do Cone Sul 

PL Mulher Rondônia realiza encontro em Vilhena e mobiliza lideranças femininas do Cone Sul 

Evento encerra o ano com diálogo político, fortalecimento da direita e incentivo à participação feminina na vida pública. 
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Idosa atropelada por motoboy morre após 30 dias internada na UTI, em Rondônia

Idosa atropelada por motoboy morre após 30 dias internada na UTI, em Rondônia

Vítima de 71 anos não resistiu às complicações dos ferimentos; condutor da motocicleta estava alcoolizado.
18
Motorista capota caminhonete com família na BR-364 após desviar de colisão

Motorista capota caminhonete com família na BR-364 após desviar de colisão

O motorista de uma Hilux perdeu o controle do veículo e capotou na BR-364, próximo ao Distrito de São Lourenço, após realizar uma manobra para evitar uma ultrapassagem proibida; dois ocupantes ficaram feridos com fraturas.
12
Garota de 21 anos é presa por tráfico após ingerir 25 porções de cocaína em Porto Velho

Garota de 21 anos é presa por tráfico após ingerir 25 porções de cocaína em Porto Velho

Paciente deu entrada em unidade de saúde com fortes dores abdominais; exames confirmaram a ingestão do entorpecente.
14
Colisão na Rodovia do Café em Cacoal deixa um morto e três feridos; motorista foge e abandona veículo

Colisão na Rodovia do Café em Cacoal deixa um morto e três feridos; motorista foge e abandona veículo

Acidente em cadeia envolvendo carro, motos e bicicleta ocorreu na zona rural e vitimou empresário conhecido na comunidade.
18
Polícia Civil recupera caminhão furtado em área rural de Alto Paraíso

Polícia Civil recupera caminhão furtado em área rural de Alto Paraíso

O veículo, que estava sendo procurado desde o registro da ocorrência, foi localizado por equipes da Polícia Civil de Rondônia em uma área rural do município, reforçando o combate a crimes patrimoniais.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após pegar carona, homem morre após caminhão carregado com madeira tombar na BR-364, em RO

Após pegar carona, homem morre após caminhão carregado com madeira tombar na BR-364, em RO

Acidente ocorreu em curva acentuada no município de Jaru e provocou interdição parcial da rodovia.
18
Austrália endurecerá leis sobre armas após massacre em Sydney

Austrália endurecerá leis sobre armas após massacre em Sydney

Após um tiroteio em celebração judaica na praia de Bondi, que deixou 16 mortos, a Austrália prometeu endurecer suas leis de armas, que já estão entre as mais rígidas do mundo, e criar um registro nacional de armas de fogo.
L
União Europeia prolonga sanções à Venezuela por mais um ano

União Europeia prolonga sanções à Venezuela por mais um ano

O Conselho da União Europeia decidiu estender as medidas restritivas contra a Venezuela até janeiro de 2027, citando “ações persistentes contra a democracia” e contínuas violações de direitos humanos no país.
L
Ucrânia desiste de meta de adesão à OTAN em troca de garantias de paz

Ucrânia desiste de meta de adesão à OTAN em troca de garantias de paz

Em um compromisso antes das negociações de paz em Berlim, o presidente Volodymyr Zelensky anunciou que a Ucrânia renuncia à ambição de ingressar na OTAN, aceitando garantias de segurança ocidentais como alternativa.
L
Foragido da Justiça morre durante desdobramento da Operação Quimera em Vilhena

Foragido da Justiça morre durante desdobramento da Operação Quimera em Vilhena

Condenado a mais de 100 anos, criminoso participou de chacina que deixou cinco mortos em 2021.
18
Governo brasileiro repudia atentado em praia da Austrália

Governo brasileiro repudia atentado em praia da Austrália

Ataque terrorista ocorrido em uma celebração judaica na Austrália resultou em 16 mortes e 29 feridos, levando o Governo brasileiro a expressar solidariedade e condenar o antissemitismo.
L
Corinthians e Vasco decidem Copa do Brasil após brilho de goleiros

Corinthians e Vasco decidem Copa do Brasil após brilho de goleiros

Corinthians e Vasco da Gama avançam para a final da Copa do Brasil 2025 nos pênaltis, após Hugo Souza e Léo Jardim defenderem duas cobranças cada e eliminarem Cruzeiro e Fluminense, respectivamente.
L
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 4

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 4

Valor médio do benefício alcança R$ 691,37 com os adicionais, sendo pago nesta segunda-feira a famílias inscritas no programa com o Número de Inscrição Social final 4.
L
José Antonio Kast eleito presidente do Chile com guinada à direita

José Antonio Kast eleito presidente do Chile com guinada à direita

Explorando o medo dos eleitores sobre o aumento da criminalidade e migração, José Antonio Kast venceu o segundo turno com 58,30% dos votos, marcando a mais acentuada guinada à direita do Chile desde 1990.
L
Famílias com NIS final 4 recebem Auxílio Gás nesta segunda-feira

Famílias com NIS final 4 recebem Auxílio Gás nesta segunda-feira

O calendário de dezembro do Auxílio Gás segue nesta segunda-feira com o pagamento de R$ 110 para beneficiários com NIS final 4, contemplando cerca de 4,4 milhões de famílias inscritas no CadÚnico.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.