QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

Alertas de demonstração do Defesa Civil Alerta na região Norte serão no sábado: News Rondônia entrevista Armin Braun, diretor do Cenad

Ferramenta envia alertas de desastres diretamente para celulares e já tem testes marcados em quatro cidades de Rondônia

Por Fabiano Coutinho - News Rondônia

Publicado em 

O sistema Defesa Civil Alerta será testado na região Norte do Brasil neste sábado (20), com o envio de alertas de demonstração para 28 municípios em sete estados, incluindo Rondônia. A iniciativa cumpre o compromisso do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, de nacionalizar a ferramenta e ampliar a proteção da população em situações de risco.

Durante o lançamento, as defesas civis estaduais enviarão alertas a celulares de moradores das cidades selecionadas após comando do ministro, que acompanhará a operação a partir do Amapá. Em Brasília, jornalistas acompanharão a transmissão em tempo real na sala de controle do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), com participação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Anatel e operadoras de telefonia.

Em Rondônia, os testes de demonstração vão ocorrer em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena. O sistema utiliza a tecnologia de Cell Broadcast, que envia mensagens de texto e avisos sonoros diretamente para celulares em áreas de risco, sem necessidade de cadastro e funcionando mesmo em modo silencioso.

Entrevista exclusiva com Armin Braun

O News Rondônia conseguiu uma entrevista exclusiva, conduzida pelo jornalista Fabiano Coutinho, com Armin Braun, diretor do Cenad, que explicou os objetivos e desafios do novo sistema.

Fabiano Coutinho: Sr. Armin, fala pra gente qual é o impacto esperado na implantação do Defesa Civil Alerta em Rondônia.

Armin Braun: Bom, nós esperamos, com o implemento desse mecanismo, dessa ferramenta de alerta, que haja uma maior cobertura no sistema de alerta, na possibilidade da defesa civil do Estado, principalmente nesse primeiro momento, poder emitir essas informações de alerta à população, de forma que a população esteja com uma maior cobertura no que diz a receber informações sobre riscos. Então, essa é uma ferramenta importante, estrutura toda uma capacidade no Estado de receber essas informações via celular.

Fabiano Coutinho: Esses quatro que foram escolhidos, as quatro cidades – Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena – por que elas?

Armin Braun: Nesse primeiro momento, que vai acontecer nesse sábado, é um alerta de demonstração. Então, junto com a defesa civil, foram escolhidos esses municípios de forma que a gente pudesse observar como a população vai reagir, primeiramente, a essa mensagem. Essa primeira mensagem é uma mensagem de demonstração, para que a população saiba que ela estará, a partir desse momento, coberta com esse tipo de alerta. Então, a própria capital foi escolhida e outros municípios foram elencados pela defesa civil estadual, levantando alguns aspectos técnicos e também de contingente populacional, para se poder, a partir daí, verificar como a população recebe essa informação e a gente poder, também, fazer a melhoria do processo de comunicação com a população quanto a essa nova ferramenta. Só uma observação: os municípios que estão recebendo esse alerta estão recebendo a mensagem de demonstração. A partir dessa mensagem, que vai ser esse sábado, a ferramenta já vai estar operacional em todo o estado.

Fabiano Coutinho: Como o Cenad tem trabalhado em parceria com a defesa civil de Rondônia para essa primeira etapa?

Armin Braun: A gente, já há algum tempo, vem trabalhando com todas as defesas civis do Brasil e, em especial, com a progressão da ferramenta para a região Norte, a gente passou a articular com a defesa civil de Rondônia. Nós temos um trabalho muito próximo com a defesa civil de Rondônia, que é um órgão muito bem estruturado, é um órgão que tem boa capacidade de atuar em ações de preparação, de prevenção e de resposta a desastres. E já há algum tempo, temos uma conversa bastante afinada com a defesa civil do estado. Eles participaram de diversas reuniões conosco, enviaram pessoas aqui para o Cenad, receberam treinamento, nós enviamos equipe aí, que também fez o treinamento da equipe local. Então a gente está com essa conversa muito bem afiada com esse bom órgão de defesa civil, que é a defesa civil estadual de Rondônia.

Fabiano Coutinho: Quais os principais desafios em Rondônia para garantir a eficácia do sistema, considerando áreas de difícil acesso e comunidades ribeirinhas?

Armin Braun: Essa ferramenta é de comunicação por celular, pela rede de celular. Então ela tem um limitador, que é o alcance das informações de celular. Onde tem cobertura de celular 4G ou 5G a ferramenta funciona; onde não tem, a ferramenta não funciona. Mas isso não significa que a ferramenta seja ruim. Ela é uma ferramenta complementar. Ela complementa outras ferramentas e outros mecanismos de alarme, alguns já instalados nas próprias comunidades. O objetivo é que informações sejam ampliadas por qualquer tipo de sistema de alerta. Esse sistema de alerta é um complementar que usa da tecnologia de celular e, onde tem o alcance do celular, a gente tem a ferramenta funcionando. Eu diria que os maiores desafios são essa questão tecnológica – onde não há cobertura de celular, essa ferramenta não funciona – e também a preparação da população. A população tem que estar preparada, e saber que hoje nós vemos no mundo, especialmente no Brasil, com a mudança do clima, riscos aumentados de inundações, principalmente de chuvas, inundações e de estiagem. A estiagem por si só não geraria a necessidade de emissão de alerta por celular, mas a estiagem pode gerar incêndios florestais, e os incêndios florestais sim podem levar a defesa civil a ter que tocar algum alerta para alguma região, por exemplo, alguma cidade que possa estar no caminho de um incêndio florestal muito forte. Então a mudança climática nos traz esse desafio de que a população esteja mais preparada para esses eventos.

Fabiano Coutinho: Falando nisso, no passado nós sofremos aqui com a enchente do rio Madeira. Como o sistema pode auxiliar na evacuação e alerta precoce em relação à população para que se previna?

Armin Braun: Esse mecanismo é um mecanismo que vai informar a população de um eventual risco. Se esse risco for muito intenso e houver necessidade das pessoas, por exemplo, deixarem de forma rápida o local onde elas estão para ir para uma área segura, uma mensagem vai ser enviada pela defesa civil do estado àquelas populações que estão em uma determinada área de risco, especificamente aí onde vocês estão, nas margens do rio Madeira. As pessoas vão poder receber informação e se deslocar. Elas vão receber uma orientação para se deslocar para uma área segura. Então, com a iminência de uma ocorrência, na hipótese dessa ocorrência de inundação, a defesa civil toca esse alerta para a população. A população recebe os alertas no seu celular e segue as orientações da defesa civil. E para isso também é importante que as pessoas estejam preparadas e saibam como agir. Isso também faz parte desse contexto que a gente está levando à população, de que se ela vive numa área de risco, que sofre com inundações, ela já tem que saber o que fazer no caso de receber uma informação desse tipo. Para isso, há uma ampla campanha em redes sociais, também na mídia, e vocês nos apoiando bastante nesse processo de comunicação com a população, para que a pessoa busque orientações na defesa civil, nas redes sociais da defesa civil nacional, da defesa civil estadual, da defesa civil municipal, telefone para a defesa civil e busque essas informações. Se ela vive numa área de risco, ela tem que saber como agir no caso desse risco se conformar em desastre.

Fabiano Coutinho: Há planos de integrar o Defesa Civil Alerta com rádios comunitárias, outros canais de comunicação usados em áreas rurais?

Armin Braun: Nós trabalhamos numa plataforma chamada Interface de Divulgação de Alertas Públicos. Nós já trabalhamos nessa plataforma, e agora estamos inserindo o Defesa Civil Alerta, que é o alerta pela tecnologia Cell Broadcast. Esse alerta, quando chegar, vai chegar para todos os celulares; em alertas extremos, os celulares vão tocar e vibrar, mesmo que estejam no silencioso. Mas a gente tem outras ferramentas: alerta por WhatsApp, na TV por assinatura, por SMS, e as informações são compartilhadas no Google. Há sim uma expectativa de, no futuro, a gente trabalhar também com rádios comunitárias. Esse é um caminho que estamos começando, após passar essa fase do Defesa Civil Alerta, buscar outros mecanismos na TV digital, nas rádios comunitárias e outros mecanismos que a gente possa também utilizar para chegar na população. E a experiência de Rondônia vai ser muito importante para nós, porque, uma vez que a cobertura de celular é talvez menor que em estados da região Sudeste, essa experiência da Defesa Civil de Rondônia conosco permite que a gente aprimore, e a própria Defesa Civil vai nos indicar novos mecanismos e novos aprimoramentos na forma de emitir alerta no Brasil.

Fabiano Coutinho: Há poucos dias tivemos uma situação de vendaval em Vilhena. De que forma o sistema ajudará a reduzir esses impactos de desastre recorrentes aqui em Rondônia?

Armin Braun: Pensando numa situação como a que aconteceu em Vilhena: se a meteorologia identificar um potencial risco de vendaval e conseguir, de maneira antecipada, saber que isso vai acontecer, a meteorologia vai mandar uma informação para a Defesa Civil. A Defesa Civil vai olhar aquela informação e verificar qual o potencial de causar dano. No caso do vendaval, há risco de destelhamento de casas, derrubamento de placas e outros danos comuns. Então, a Defesa Civil vai acionar o sistema e emitir um alerta para as pessoas, dizendo: “Olha, pode acontecer um vendaval na sua região, tome medidas de proteção.” Essas medidas incluem, por exemplo, não sair na rua, buscar áreas mais seguras, se retirar de instalações que eventualmente são mais precárias e podem ser derrubadas com o vendaval. No caso de alguns veículos grandes, por exemplo, evitar sair na rua, estacionar o veículo, porque um caminhão-baú pode ser tombado pelo vento. A mensagem viria acompanhada de algumas orientações de como a pessoa deve se proteger em caso de desastre. Essa é uma ferramenta cujo fundamento principal é proteger e salvar vidas, trazendo informações de algo que vai acontecer com orientações para que a pessoa busque algum local seguro ou saia de uma determinada área de risco ou se proteja de um determinado evento.

Fabiano Coutinho: E como será avaliada a demonstração do próximo sábado?

Armin Braun: A gente vai enviar o alerta-demonstração e fazer uma avaliação de como a população recebeu isso, verificar se há necessidade de uma maior comunicação com a população e como deve ser feita essa comunicação. Esse alerta-demonstração tem dois objetivos: fazer essa avaliação de como a população recebe a informação e também dar ciência à população de que a ferramenta está operacional a partir de agora. Então, a partir de semana que vem, as pessoas vão poder receber alerta por celular sem precisar se assustar. Aliás, elas naturalmente vão tomar um susto quando receberem a informação, mas imediatamente vão saber que essa é a informação que vem da Defesa Civil. É uma orientação para que ela se proteja e que em alguns momentos possa salvar a sua vida. Além das pessoas que vão receber o alerta, a gente conta com todo o trabalho que está sendo feito nas redes sociais da Defesa Civil Nacional, da Defesa Civil do Estado, da Defesa Civil do município e dos outros municípios envolvidos, e também por vocês, da imprensa, que estão ajudando a gente a divulgar e fazer chegar à população de todo o Estado essa comunicação. Então, a população de Rondônia vai estar ciente de que esse novo mecanismo existe, funciona e é um mecanismo que veio para ajudar as pessoas a salvar e proteger suas vidas.

Fabiano Coutinho: O senhor respondeu todas as perguntas que eu tinha, mas gostaria que deixasse um recado final para a população de Rondônia.

Armin Braun: É muito importante que a nossa população, não só de Rondônia, mas de todo o Brasil, esteja preparada para esse cenário de ocorrência e recorrência de desastres. A mudança climática está aí, ela já nos afeta severamente. Rondônia tem sofrido muitas vezes com inundações graduais que são cada vez maiores e com estiagens também que são cada vez maiores. A gente sabe o efeito importante e danoso que a estiagem tem nas nossas populações, principalmente aí no Estado de Rondônia, que é o estado da água, é um estado onde tem muita água, e quando você tem períodos severos de estiagem, você tem todo esse problema relacionado à falta de água, os rios que não conseguem ser navegados e, o mais importante, a questão dos incêndios florestais. Os incêndios florestais também se tornam cada vez mais fortes e frequentes e podem trazer grandes danos. A mudança climática está aí, precisamos nos adaptar, e uma maneira de se adaptar é saber lidar com isso, saber lidar com o desastre, tomar ações e medidas antecipadas. Quando a gente desenvolve e implanta uma ferramenta dessa no Estado, buscamos que a população de Rondônia esteja mais protegida frente a esses desastres que podem causar danos à população, e mais uma vez, buscamos sempre a proteção das pessoas. Esse é o nosso objetivo: a Defesa Civil trabalha para proteger e salvar vidas.

Fabiano Coutinho: Perfeito.

Ao final, Braun reforçou: “A mudança climática já nos afeta com inundações e estiagens severas. Rondônia precisa estar preparada. Essa ferramenta veio para proteger e salvar vidas.”

Com a demonstração marcada, o Defesa Civil Alerta estará operacional em todo o estado após os testes deste sábado, permitindo o envio de avisos em tempo real sempre que houver risco iminente. A população deve acompanhar as orientações da Defesa Civil e buscar informações nos canais oficiais para garantir sua segurança.

 

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pesquisador de RO avalia: “O Acre não precisa ser o maior, mas será o melhor em qualidade de café”

Enrique Alves, da Embrapa Rondônia, destaca na SIC o avanço do Acre na produção de cafés robustas finos com base em ciência, tecnologia e sustentabilidade.
L
Prefeitura seleciona entidades para o Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher

Prefeitura seleciona entidades para o Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher

Resultado preliminar foi publicado no Diário Oficial e lista entidades da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM).
L
Atuação da Defesa Civil garante segurança durante o período intenso de chuvas

Atuação da Defesa Civil garante segurança durante o período intenso de chuvas

Por determinação do prefeito Léo Moraes, equipes da Defesa Civil intensificam o monitoramento de áreas de risco em Porto Velho para prevenir deslizamentos e alagamentos.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza capacitação para famílias voluntárias do Serviço Família Acolhedora

Prefeitura de Porto Velho realiza capacitação para famílias voluntárias do Serviço Família Acolhedora

Curso promovido pela Semias e Creas acontece de 18 a 21 de novembro e prepara famílias interessadas em oferecer acolhimento temporário a crianças e adolescentes.
L
Prefeitura avança com obras de drenagem e pavimentação na avenida Raimundo Cantuária, zona Leste de Porto Velho

Prefeitura avança com obras de drenagem e pavimentação na avenida Raimundo Cantuária, zona Leste de Porto Velho

Prefeitura avança com obras de drenagem e pavimentação na avenida Raimundo Cantuária, zona Leste de Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

De cafeicultores a intérpretes: Na SIC, Acre mostra força dos Robustas Amazônicos com comitiva recorde

Com uma comitiva de mais de 100 pessoas, o Acre se destaca na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, levando produtores, baristas e experiências sensoriais que valorizam o Robusta Amazônico e a nova geração da cafeicultura sustentável.
L

Cacoal apresenta café em cápsula e reforça protagonismo na Semana Internacional do Café

Na SIC, em Belo Horizonte, o prefeito Adailton Fúria celebrou o avanço da cafeicultura de Cacoal e o lançamento do café local em cápsulas, destaque de inovação e orgulho regional.
L

ALE-RO destaca força e entusiasmo dos cafeicultores de Rondônia na SIC

Assembleia Legislativa de Rondônia, Semana Internacional do Café, café rondoniense, agronegócio
L

Fernando Santos, do Sebrae Rondônia, fala sobre o protagonismo do café robusta amazônico na SIC 2025

Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, Fernando Santos destacou o trabalho conjunto do Sebrae com produtores e instituições que fortalecem a cafeicultura rondoniense, consolidando o robusta amazônico no mercado mundial.
L

Para secretário mineiro, Acre trilha caminho de protagonismo no mercado do café

Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, o secretário adjunto de Agricultura de Minas Gerais, João Albanez, elogiou o avanço do Acre na produção e qualidade do café, destacando o estado como nova promessa da cafeicultura brasileira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L

POLÍTICA

PEC do senador Bagattoli que protege caminhoneiros de penalizações indevidas é aprovada na CCJ

PEC do senador Bagattoli que protege caminhoneiros de penalizações indevidas é aprovada na CCJ

Proposta segue em regime de urgência para votação no Plenário e busca garantir segurança jurídica e condições dignas aos profissionais do transporte rodoviário.
L
Coronel Chrisóstomo destina mais de R$ 500 mil para exames de tomografia em Machadinho D’Oeste

Coronel Chrisóstomo destina mais de R$ 500 mil para exames de tomografia em Machadinho D’Oeste

Recursos assegurados pelo deputado Coronel Chrisóstomo fortalecem a saúde de Machadinho D’Oeste e ampliam o acesso da população a exames de tomografia.
L
Maturidade intelectual e a falta de cognição no debate político em Rondônia

Maturidade intelectual e a falta de cognição no debate político em Rondônia

Samuel Costa reflete sobre a superficialidade das discussões políticas e defende o resgate do pensamento racional na vida pública.
L
Agência Reguladora notifica ECOPVH para regularizar coleta de resíduos

Agência Reguladora notifica ECOPVH para regularizar coleta de resíduos

Concessionária tem 48 horas para restabelecer integralmente o serviço de coleta em todas as regiões de Porto Velho.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha obras de drenagem no bairro Igarapé

Vereador Márcio Pacele acompanha obras de drenagem no bairro Igarapé

Serviço executado pela Seinfra atende pedido do parlamentar e resolve antiga demanda dos moradores da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista e motociclista ficam feridos após colisão no Igarapé

Ciclista e motociclista ficam feridos após colisão no Igarapé

Colisão entre moto e bicicleta na Rua Andréa, em Porto Velho, deixa ciclista venezuelano e motociclista feridos na manhã desta quarta-feira (5).
14
Polícia Civil prende idosa por tráfico de drogas em Seringueiras

Polícia Civil prende idosa por tráfico de drogas em Seringueiras

A prisão ocorreu após investigações que indicaram que o estabelecimento comercial da suspeita estava sendo usado para a venda de entorpecentes.
10
Polícia Civil prende casal e apreende drogas, armas e veículos em São Miguel do Guaporé

Polícia Civil prende casal e apreende drogas, armas e veículos em São Miguel do Guaporé

A Operação, que contou com apoio de delegacias vizinhas, visa intensificar o combate ao tráfico de entorpecentes e a organizações criminosas na região.
14
Motoboy vítima de grave acidente morre no Hospital em Porto Velho

Motoboy vítima de grave acidente morre no Hospital em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motoboy seguia na Rua Daniela sentido Pinheiro Machado, quando o carro modelo Montana que trafegava no sentido oposto fez a conversão na Rua Fábia, causando a colisão de frente.
18
PF prende funcionário do Banco do Brasil por invasão de sistema eletrônico

PF prende funcionário do Banco do Brasil por invasão de sistema eletrônico

O indivíduo, detido em flagrante no Rio de Janeiro, utilizava um software malicioso para coletar dados de clientes e gerentes, que seriam repassados a golpistas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Lourisval Pereira dos Santos

“Hoje nos despedimos, mas não nos separamos. O amor que você deixou permanece vivo em cada lembrança. Obrigado por tudo, Vovô Loro.”
L
Pantanal é o bioma mais atingido pelo aumento da temperatura no país

Pantanal é o bioma mais atingido pelo aumento da temperatura no país

Dados do MapBiomas Atmosfera indicam que o Pantanal registrou aumento médio de 1,9 °C e a Amazônia, de 1,2 °C, nos últimos 40 anos, com o aquecimento continental mais acelerado.
L
IR: Isenção para quem ganha até R$ 5 mil é aprovada em comissão

IR: Isenção para quem ganha até R$ 5 mil é aprovada em comissão

O projeto que eleva o teto de isenção do Imposto de Renda e prevê tributação extra para super-ricos avançou no Senado e deve ser votado no plenário nesta quarta-feira, 5 de novembro.
L
Brasil e Romênia consolidam parceria em reservas estratégicas e segurança alimentar

Brasil e Romênia consolidam parceria em reservas estratégicas e segurança alimentar

Países iniciam agenda permanente de intercâmbio técnico para aprimorar gestão de estoques públicos e fortalecer respostas a emergências.
L
Campanha de vacinação contra a gripe começa em 10 de novembro em Rondônia

Campanha de vacinação contra a gripe começa em 10 de novembro em Rondônia

Prefeitura de Porto Velho inicia imunização contra a gripe para grupos prioritários após conclusão do treinamento das equipes de saúde.
L
Defesa Civil de Porto Velho acompanha Censipam em levantamento altimétrico de distritos ribeirinhos

Defesa Civil de Porto Velho acompanha Censipam em levantamento altimétrico de distritos ribeirinhos

Mapeamento conduzido pelo Censipam, com apoio da Defesa Civil, aprimora o monitoramento do rio Madeira e ajuda a prever áreas afetadas durante o período de cheia.
L
Xolo Maridueña é confirmado como Portgas D. Ace em One Piece: A Série

Xolo Maridueña é confirmado como Portgas D. Ace em One Piece: A Série

A Netflix confirmou a entrada do ator de Cobra Kai no elenco, com uma breve aparição na segunda temporada, que chega em março de 2026, e maior destaque na terceira.
L
UNIR realiza 140ª Sessão Extraordinária do Consad nesta sexta-feira

UNIR realiza 140ª Sessão Extraordinária do Consad nesta sexta-feira

Reunião ocorre dia 7 de novembro, às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da universidade no YouTube.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.