No dia 23 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o tradicional discurso de abertura da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Além de apresentar as prioridades da política externa brasileira, o presidente tem uma agenda intensa com encontros de alto nível para discutir temas como a questão palestina, a defesa da democracia e a crise climática.
Questão Palestina
Lula participará da 2ª sessão da Conferência Internacional para a Resolução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, convocada por França e Arábia Saudita. O objetivo, segundo o Itamaraty, é buscar uma paz sustentável na região, na qual ambas as partes possam negociar em igualdade de condições. O Brasil espera que a conferência incentive mais países a reconhecer a Palestina como um Estado.
Defesa da Democracia
No dia 24 de setembro, Lula participará da 2ª edição do evento “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, ao lado de líderes de cerca de 30 países. A iniciativa, liderada também pelos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez, busca fortalecer o multilateralismo e o Estado de Direito, combatendo a desinformação, o discurso de ódio e a desigualdade social.
Crise Climática
A crise do clima também é prioridade. No dia 24 de setembro, um evento sobre o tema será copresidido pelo Brasil e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. O encontro visa impulsionar a mobilização dos Estados-membros para apresentar novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que são os compromissos para a redução de gases do efeito estufa.
Lula também participará de um evento para ampliar o apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado na COP30, em Belém, com o objetivo de financiar a preservação das florestas.