Produtores e profissionais de mídia nas áreas de ciência, inteligência artificial (IA) e tecnologia têm até esta sexta-feira (12) para se inscrever no World Congress of Science & Factual Producers (WCSFP 2025). Pela primeira vez, o evento será realizado em um país da América do Sul, de 8 a 11 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Uma das novidades do congresso é o programa de aceleração para profissionais em início de carreira. A iniciativa visa aprimorar o trabalho de talentos do cinema documental, mídias sociais e jogos digitais. O objetivo do evento é impulsionar produtores de conteúdo científico emergentes.
Mercado em expansão
A organização do WCSFP considera o Brasil um mercado em crescimento no setor. O país se destaca como a segunda maior economia em TV conectada e um dos três maiores investidores globais em conteúdo digital. Esse cenário abre novas oportunidades para produtores de factual em todo o mundo.
De acordo com Natasha Felizi, diretora de Mídia no Instituto Serrapilheira, o evento é um “hub internacional” que fortalece um setor economicamente importante. “Documentários e conteúdos digitais são instrumentos fundamentais para aproximar diversos grupos sociais de assuntos científicos”, afirma ela. A indústria de streaming e TV por assinatura movimenta mais de R$ 40 bilhões no país.