Em novo local, na Avenida Santos Dumont, próximo ao Espaço Alternativo, em Porto Velho, com mais conforto, segurança e atrativos, o governo de Rondônia realizou o desfile cívico-militar de 7 de setembro. As arquibancadas ficaram todas ocupadas, pois cerca de 6 mil pessoas estiveram presentes, vibrando e aplaudindo a cada apresentação, o que deixou a festa verde e amarela muito mais bonita e atrativa. A cerimônia aconteceu em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil.

Para o governador Marcos Rocha, a data reforça a importância de valorizar a história do povo brasileiro, suas conquistas, lutas e sonhos, além de renovar o compromisso da construção conjunta de um país mais forte. Ele lembrou ainda que esse é o momento de refletir sobre o exemplo de Jesus Cristo e sobre a luta por um Brasil mais justo e unido.

“Esse é um dia especial para o Brasil e para Rondônia, lembrar que muitos lutaram para que o Brasil fosse soberano e honrasse os símbolos nacionais. O nosso país passa por um momento de lutas ideológicas, mas o que devemos valorizar é a luta pelo nosso país, pelo respeito uns pelos outros, pelas conquistas que tornam a vida melhor para todos. E, neste aspecto, Rondônia vem contribuindo com o desenvolvimento da nação, com índices nunca antes conquistados, a exemplo da segunda menor taxa de desemprego do Brasil, com um ambiente econômico forte, próspero e elogiado. Ser soberano é isso, é trabalhar para construir um estado e um país forte em todas as áreas”, destacou o governador.
ATRATIVOS
Organizado pela Casa Militar da Governadoria, o desfile durou cerca de uma hora e reuniu estudantes, instituições civis e militares. O tema deste ano foi “Unidos pela história. Fortes pelos valores”. O governador Marcos Rocha, ao lado do comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva Príncipe da Beira, general Marco Aurélio Magalhães, realizou a tradicional revista à tropa e deu início à solenidade.
O evento contou com desfile militar, motorizado, estudantil e apresentações de entidades civis. A abertura ficou por conta da bailarina da praça, figura folclórica de Porto Velho, e o som ficou por conta das bandas da 17ª Brigada e da Polícia Militar de Rondônia.
O coronel Valdemir Góes, secretário-chefe da Casa Militar, destacou o esforço conjunto que garantiu o sucesso do desfile.
ORGANIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE
O desfile integrou a programação da Semana da Pátria, que começou no último dia 1º no Palácio Rio Madeira. A nova estrutura garantiu estacionamento amplo, banheiros químicos e áreas reservadas para idosos, pessoas com deficiência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O militar aposentado Jackson Conceição e a dona de casa Sara Araújo, que acompanhou a filha e assistiu ao filho desfilar pela escola Brasília, elogiaram a organização, o clima agradável e a emoção do evento.