O volume de investimento do governo de Rondônia em estradas impressiona: já são mais de R$ 1,3 bilhão aplicados, de 2019 a 2025, em rodovias estaduais e também municipais, conforme levantamento do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO). Os recursos são revertidos em segurança, bem-estar e logística eficiente, a exemplo da obra mais recente: a pavimentação da RO-370 (Rodovia do Boi), que recebeu camada asfáltica de 10 cm, eliminando a poeira do verão e os atoleiros do inverno, e gerando mais desenvolvimento no Cone Sul.
Outro marco histórico é a estrada do Belmont, vital para o tráfego de caminhões rumo aos portos da capital, que recebeu obras de infraestrutura e hoje garante melhores condições de tráfego. Na Curva do Jacaré, trecho crítico da RO-473 (Urupá–Alvorada do Oeste), os atoleiros foram superados com a reestruturação do pavimento.
Revitalização e ciclovias
A RO-479, em Rolim de Moura (Zona da Mata), recebeu revitalização e a construção de uma ciclovia moderna, ampliando a segurança viária. Já a RO-460, entre Buritis e a BR-421, ganhou reabilitação asfáltica, beneficiando veículos leves e pesados que circulam no eixo até Ariquemes. Essas melhorias se somam a dezenas de obras em andamento no estado, refletindo um esforço contínuo de modernização.
Logística e progresso
Para o governador Marcos Rocha, as estradas são mais que vias de transporte: são corredores de integração econômica.
“O estado tem uma das melhores economias do Brasil, negócios que prosperam, empregos em abundância, recorde de exportações e um setor agrícola produtivo, o que justifica manter o ritmo de investimentos aquecido na manutenção e pavimentação das estradas”, ressaltou o governador.
Ele destacou também a adoção de asfalto de alta durabilidade e a substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto, assegurando mais qualidade de vida e progresso para Rondônia.
Estrutura do DER-RO
O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, explicou que os resultados se devem ao reforço na estrutura operacional:
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15 residências regionais;
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6 usinas de asfalto de última geração;
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2 carretas de microrrevestimento;
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100 caminhonetes alugadas para apoio;
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Frota ampliada de caminhões, retroescavadeiras e maquinário pesado.
Segundo ele, o compromisso da equipe é garantir que cada obra entregue beneficie diretamente a população rondoniense.