SEGUNDA-FEIRA, 19/01/2026

Em destaque

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação

Coletiva confirma operação de desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau, mobilizando mais de 20 órgãos em ação conjunta em Rondônia.

Por Fabiano Coutinho - News Rondônia

Publicado em 

Atualizado em 

Coletiva anuncia operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau | Ação mobiliza mais de 20 órgãos em Rondônia

O Governo Federal iniciou nesta segunda-feira (8) uma nova operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, localizada em Rondônia. A medida, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da ADPF 709, tem como objetivo retirar invasores, combater crimes ambientais e garantir a proteção das comunidades indígenas que habitam a região.

A Terra Indígena, homologada em 1991, ocupa 1,8 milhão de hectares e se estende por Guajará-Mirim e outros 11 municípios rondonienses. Nela vivem cerca de 500 indígenas dos povos Uru-Eu-Wau-Wau, Amondawa, Cabixi e Oro Win, além de pelo menos três grupos isolados já confirmados.

Estrutura da operação

Coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, a ação reúne mais de 20 órgãos federais, entre eles os Ministérios dos Povos Indígenas, da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, a Funai, o Ibama, a Polícia Federal, a PRF, a Força Nacional, o ICMBio e a Abin.

Foto: 17ª Brigada de Infantaria de Selva

As medidas incluem fiscalização terrestre e aérea, inutilização de maquinários usados em atividades ilegais, monitoramento contínuo e ações preventivas para evitar o retorno de invasores. O Exército dará suporte logístico e operacional.

Crimes identificados no território

A TI Uru-Eu-Wau-Wau é alvo de diversas pressões ilegais, como:

  • Grilagem e loteamento de terras

  • Extração ilegal de madeira

  • Desmatamento para fins agropecuários

  • Pesca e mineração ilegais

Essas práticas têm impacto direto no meio ambiente e na vida das comunidades, colocando em risco modos de subsistência, cultura e organização social.

Durante coletiva à imprensa realizado na tarde de segunda-feira dia 08 em Porto Velho, autoridades do Governo Federal reforçaram os objetivos da operação. O coordenador-geral da ação, Nilton Turbino, destacou que o caso específico do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Burareiro será tratado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ):

“O caso do PAD de Burareiro, o ministro Barroso, que é o relator da ADPF 709, remeteu essa situação para o Conselho Nacional de Justiça. Tem a Comissão de Conflitos Fundiários do CNJ e ele vai tratar o caso específico do Burareiro. É claro, ouvindo não só os moradores que estão lá, mas também os representantes indígenas, os órgãos do governo, tanto o INCRA quanto a Funai, para ver o melhor caminho para a situação do PAD de Burareiro. Aqui não está se discutindo redução de terra indígena ou a perda de direito das comunidades indígenas. O que está se discutindo é a situação do PAD de Burareiro e isso o CNJ vai dar orientação ao ministro Barroso qual é o destino final. Quer dizer, vai ter que indenizar, vai ter que parar. Todos esses setores vão ser tratados nessa Comissão de Conflitos do CNJ.”

A diretora de Obtenção de Terras do Incra, Maira Coraci, explicou como será conduzido o levantamento dos ocupantes da área:

“No primeiro momento, o INCRA vai fazer uma avaliação dos ocupantes internos, até para identificar as pessoas que estão lá de boa fé. Aquele PAD é um projeto de colonização da década de 70. Então muitos dos ocupantes, alguns inclusive, já eram titulados antes da demarcação da terra indígena. Por isso o governo vai fazer esse levantamento através do INCRA, para que a gente respeite os direitos dos cidadãos de boa fé que estiverem no interior do PAD de Burareiro. Dentro do CNJ está a Resolução 510, que traz a possibilidade de uma comissão formada por diversos entes — federativos, Ministério Público, Defensoria Pública, juízes — até para a gente chegar na melhor solução mediada em comum acordo, ouvindo a comunidade indígena e os representantes do PAD. Nada vai ser feito sem ouvir todas as partes. Prazo final não tem, mas esse levantamento o INCRA já está fazendo desde 2023. Não é um processo que começou agora. Estamos realizando reuniões, levantamentos e buscando processos antigos para que tenhamos uma resposta concreta e segura em relação à solução que será implementada.”

O secretário nacional de Direitos Territoriais do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kaingang, ressaltou que a operação é uma resposta a uma demanda histórica:

“Essa operação já é há muito tempo demandada no Poder Judiciário, mas ela ganhou muito mais força com a ADPF 709, que é uma solicitação de 2020 da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, pedindo a retirada de invasores das terras indígenas. São sete terras indígenas, dentre elas a Uru-Eu-Wau-Wau. Essa medida foi sendo descumprida ao longo do tempo. Então, os povos indígenas querem, com essa decisão judicial, retirar os ocupantes ilegais, combater o desmatamento e a presença de gado ilegal na terra indígena. Isso impacta diretamente a vida e a cultura dos povos, inclusive dos isolados. O nosso papel, enquanto Estado brasileiro, é garantir essa retirada. Diferente de operações pontuais já realizadas, essa tem caráter estrutural e de longo prazo, com planejamento que envolve também o pós-desintrusão, levando políticas públicas ao território. Uma das maiores preocupações é a proteção dos povos isolados, extremamente vulneráveis, que precisam da ação integrada da Funai, do MPI e de outros órgãos. É uma terra enorme, com quase 2 milhões de hectares, o que exige reforço na estrutura de fiscalização e fortalecimento da Funai, inclusive com novos servidores e frentes de proteção.”

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti, detalhou o papel do Exército na operação:

“Dentro do plano de desintrusão da terra indígena, ao Exército coube o apoio logístico e também de comunicações às diversas agências envolvidas. Nós já estamos há algum tempo preparando uma base de operações em Campo Novo de Rondônia, com cerca de 45 militares trabalhando diuturnamente para deixar uma área confortável para que os diversos agentes possam atuar. Temos capacidade de montar alojamentos, cozinha, alimentação, estacionamento de viaturas, apoio básico de saúde e manutenção de veículos. Quem montou essa base foi o Batalhão Logístico de Porto Velho, mas após a instalação o 6º Batalhão de Infantaria de Selva, de Guajará-Mirim, vai assumir o trabalho. A permanência do Exército após a operação não está prevista, mas caso seja solicitado e autorizado pelo Ministério da Defesa, estaremos prontos para cumprir a missão.”

Importância legal e constitucional

A Constituição Federal de 1988 garante aos povos indígenas os direitos originários sobre suas terras tradicionais, assegurando a posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas naturais. O artigo 231 estabelece que ocupações e atividades ilegais em territórios indígenas são nulas, sem efeito jurídico.

Além disso, a TI Uru-Eu-Wau-Wau abriga o Parque Nacional de Pacaás Novos, unidade de conservação de proteção integral. A preservação desse território é considerada estratégica para a manutenção do bioma amazônico.

Histórico e continuidade

Esta é a nona operação de desintrusão realizada no governo Lula desde 2023. Já foram conduzidas ações semelhantes em terras indígenas como Alto Rio Guamá, Apyterewa, Karipuna, Munduruku, Araribóia, Kayapó e Yanomami.

De acordo com o governo, o processo não se limita à retirada de invasores: inclui também a implantação de políticas públicas voltadas à proteção permanente das comunidades e ao fortalecimento de sua autonomia.

O que está em jogo

A desintrusão da TI Uru-Eu-Wau-Wau representa mais que uma ação policial. É uma medida para garantir o usufruto exclusivo do território pelos povos indígenas, preservar a floresta amazônica e reafirmar a soberania do Estado brasileiro diante das pressões fundiárias e ambientais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BR-364: Nova 364 intensifica obras de pavimento na rodovia

BR-364: Nova 364 intensifica obras de pavimento na rodovia

Força-tarefa entre 18 e 24 de janeiro prevê reparos, fresagem, recomposição e tapa-buraco em trechos como Cacoal, Presidente Médici, Ariquemes e Ouro Preto do Oeste, com sinalização e homens-bandeiras.
L
FMI reduz para 1,6 por cento projeção de crescimento do Brasil em 2026

FMI reduz para 1,6 por cento projeção de crescimento do Brasil em 2026

Organismo internacional aponta os efeitos dos juros altos como causa principal para a desaceleração da economia brasileira no próximo ano.
L
IPEM-RO: reunião de alinhamento integra servidores e gestão

IPEM-RO: reunião de alinhamento integra servidores e gestão

Primeiro encontro reuniu presidência e equipes técnicas e administrativas para alinhar diretrizes, apresentar objetivos da gestão e reforçar a eficiência no serviço público em Rondônia.
L
Curso do Pró-Moradia Leste I certifica moradoras e amplia oportunidades de trabalho

Curso do Pró-Moradia Leste I certifica moradoras e amplia oportunidades de trabalho

Qualificação profissional fortalece a geração de renda e a inclusão produtiva no residencial
L
Programa de Dignidade Menstrual leva acesso a absorventes e combate tabus em Porto Velho

Programa de Dignidade Menstrual leva acesso a absorventes e combate tabus em Porto Velho

A ação busca garantir respeito e acesso a direitos básicos para mulheres em vulnerabilidade
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Pix: instabilidade afeta serviço e bancos nesta segunda-feira (19)

Relatos de falhas no Pix aumentaram ao longo da tarde e envolveram bancos como Banco do Brasil, Itaú, Nubank, Bradesco, Santander e Inter, segundo reclamações em plataformas de monitoramento.
L
Enamed aponta desempenho satisfatório em 69 por cento dos cursos

Enamed aponta desempenho satisfatório em 69 por cento dos cursos

Primeira edição do exame nacional revela que instituições federais e estaduais lideram qualidade, enquanto redes municipais e privadas registram piores notas.
L
Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe a venda de itens de decoração com plásticos e substâncias não autorizadas que eram comercializados na internet.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais vão até sexta (23) em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais vão até sexta (23) em Porto Velho

Governo de RO oferece formações em áreas como tecnologia, gestão, saúde e segurança; aulas serão na Etec e nos polos Rio Branco e Flora Calheiros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito de fraude no INSS

Ministro André Mendonça autoriza que Silvio Feitoza cumpra pena em casa devido a quadro de isquemia miocárdica grave diagnosticado após cirurgia.
L
MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

MPRO: Justiça obriga municípios a ampliar acolhimento de crianças

Decisões determinam implantação e qualificação do acolhimento institucional e em família acolhedora em Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste, com base no ECA e na Assistência Social.
L
Programa Fecha Laudo: Eyder Brasil propõe emenda de R$ 35 milhões

Programa Fecha Laudo: Eyder Brasil propõe emenda de R$ 35 milhões

Deputado apresentou proposta ao orçamento para reduzir filas de laudos em Rondônia e ampliar o atendimento especializado, beneficiando cerca de 10 mil pessoas com deficiência no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento para o distrito de Abunã

Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento para o distrito de Abunã

Indicação tem como objetivo atender de forma direta às necessidades do distrito, promovendo mais segurança para os moradores e comerciantes da região.
L
Cláudia de Jesus cobra titulação em Espigão do Oeste

Cláudia de Jesus cobra titulação em Espigão do Oeste

Deputada pediu à Sepat concluir georreferenciamento iniciado em 2020 no setor chacareiro de Boa Vista do Pacarana, para liberar escrituras.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Polícia apreende adolescente e prende mãe por venda de bebidas e drogas

Flagrante ocorreu em Candeias do Jamari durante patrulhamento em ponto conhecido como ponto de venda de entorpecentes; jovem mantinha animal silvestre em garrafa.
14
Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

Polícia Civil e prefeitura alertam sobre golpe da falsa cesta básica

O esquema já causou prejuízos significativos às vítimas, incluindo casos de endividamento bancário superior a R$ 30 mil.
L
Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

Polícia Militar prende suspeitos e recupera pneus furtados na BR 364

A abordagem ocorreu em Presidente Médici na manhã seguinte ao crime em uma empresa de autopeças; equipamentos usados no arrombamento também foram apreendidos.
12
Patamo prende foragido e apreende drogas em residência no Novo Ji-Paraná

Patamo prende foragido e apreende drogas em residência no Novo Ji-Paraná

A prisão ocorreu após abordagem na avenida Gabriel Vieira de Melo; o suspeito autorizou a entrada dos policiais em sua casa, onde foram encontrados cocaína, crack e maconha.
14
Polícia recupera pneus furtados e descobre plano para ataque a banco em RO

Polícia recupera pneus furtados e descobre plano para ataque a banco em RO

A ação no bairro Primavera resultou na prisão de dois homens e na apreensão de 33 pneus; um dos detidos confessou que o grupo planejava arrombar cofres de uma instituição financeira.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Xbox Cloud Gaming pode ganhar plano gratuito com anúncios, indicam vazamentos

Xbox Cloud Gaming pode ganhar plano gratuito com anúncios, indicam vazamentos

Modelo permitiria jogar via streaming títulos já comprados pelo usuário, sem assinatura do Game Pass Ultimate, mas com sessões limitadas e publicidade antes da partida.
L
CNH digital: renovação automática já alcança mais de 320 mil motoristas

CNH digital: renovação automática já alcança mais de 320 mil motoristas

Programa em vigor desde 9 de janeiro renovou 323.459 CNHs digitais na primeira semana e é voltado a “bons condutores”, com critérios como ausência de infrações e cadastro no Registro Nacional Positivo.
L
Dos games aos cinemas: Resident Evil e Silent Hill revivem rivalidade em 2026

Dos games aos cinemas: Resident Evil e Silent Hill revivem rivalidade em 2026

Franquias que marcaram o survival horror nos anos 1990 e 2000 retornam às telonas no mesmo ano, reacendendo comparações entre terror psicológico e ação apocalíptica.
L
Faturamento da indústria sobe mas emprego cai pelo terceiro mês

Faturamento da indústria sobe mas emprego cai pelo terceiro mês

Dados da CNI revelam que o setor industrial enfrenta desaceleração no mercado de trabalho em decorrência dos juros altos, apesar da alta pontual nas vendas.
L
Brasil Mais Produtivo: indústria de Rondônia avança em 2025

Brasil Mais Produtivo: indústria de Rondônia avança em 2025

Programa com Sebrae e Senai leva consultorias, inovação e gestão às fábricas em Rondônia, melhora processos e amplia a expectativa de crescimento e competitividade para 2026.
L
Jeep Renegade alcança 700 mil unidades produzidas no Brasil

Jeep Renegade alcança 700 mil unidades produzidas no Brasil

Modelo produzido em Goiana reúne tração 4×4, pacote ADAS e motor T270 Turbo Flex
L
Santa Sé transfere bispo de Guajará-Mirim (RO) para o Piauí

Santa Sé transfere bispo de Guajará-Mirim (RO) para o Piauí

Dom Benedito Araújo deixa a Diocese de Guajará-Mirim após 14 anos e assume a Diocese de Campo Maior; igreja local entra em vacância e aguarda nova nomeação papal definida pelo Papa Leão XIV.
L
Haddad afirma que juros elevados são o principal problema da dívida

Haddad afirma que juros elevados são o principal problema da dívida

Ministro da Fazenda argumenta que o déficit público está em queda e defende espaço para redução da taxa Selic pelo Banco Central durante entrevista.
L
Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Porto Velho registra queda expressiva nos casos de dengue em 2025 e reforça ações de vigilância em saúde.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.