SEGUNDA-FEIRA, 29/09/2025

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação

Coletiva confirma operação de desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau, mobilizando mais de 20 órgãos em ação conjunta em Rondônia.

Por Fabiano Coutinho - News Rondônia

Publicado em 

Atualizado em 

Coletiva anuncia operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau | Ação mobiliza mais de 20 órgãos em Rondônia

O Governo Federal iniciou nesta segunda-feira (8) uma nova operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, localizada em Rondônia. A medida, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da ADPF 709, tem como objetivo retirar invasores, combater crimes ambientais e garantir a proteção das comunidades indígenas que habitam a região.

A Terra Indígena, homologada em 1991, ocupa 1,8 milhão de hectares e se estende por Guajará-Mirim e outros 11 municípios rondonienses. Nela vivem cerca de 500 indígenas dos povos Uru-Eu-Wau-Wau, Amondawa, Cabixi e Oro Win, além de pelo menos três grupos isolados já confirmados.

Estrutura da operação

Coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, a ação reúne mais de 20 órgãos federais, entre eles os Ministérios dos Povos Indígenas, da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, a Funai, o Ibama, a Polícia Federal, a PRF, a Força Nacional, o ICMBio e a Abin.

Foto: 17ª Brigada de Infantaria de Selva

As medidas incluem fiscalização terrestre e aérea, inutilização de maquinários usados em atividades ilegais, monitoramento contínuo e ações preventivas para evitar o retorno de invasores. O Exército dará suporte logístico e operacional.

Crimes identificados no território

A TI Uru-Eu-Wau-Wau é alvo de diversas pressões ilegais, como:

  • Grilagem e loteamento de terras

  • Extração ilegal de madeira

  • Desmatamento para fins agropecuários

  • Pesca e mineração ilegais

Essas práticas têm impacto direto no meio ambiente e na vida das comunidades, colocando em risco modos de subsistência, cultura e organização social.

Durante coletiva à imprensa realizado na tarde de segunda-feira dia 08 em Porto Velho, autoridades do Governo Federal reforçaram os objetivos da operação. O coordenador-geral da ação, Nilton Turbino, destacou que o caso específico do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Burareiro será tratado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ):

“O caso do PAD de Burareiro, o ministro Barroso, que é o relator da ADPF 709, remeteu essa situação para o Conselho Nacional de Justiça. Tem a Comissão de Conflitos Fundiários do CNJ e ele vai tratar o caso específico do Burareiro. É claro, ouvindo não só os moradores que estão lá, mas também os representantes indígenas, os órgãos do governo, tanto o INCRA quanto a Funai, para ver o melhor caminho para a situação do PAD de Burareiro. Aqui não está se discutindo redução de terra indígena ou a perda de direito das comunidades indígenas. O que está se discutindo é a situação do PAD de Burareiro e isso o CNJ vai dar orientação ao ministro Barroso qual é o destino final. Quer dizer, vai ter que indenizar, vai ter que parar. Todos esses setores vão ser tratados nessa Comissão de Conflitos do CNJ.”

A diretora de Obtenção de Terras do Incra, Maira Coraci, explicou como será conduzido o levantamento dos ocupantes da área:

“No primeiro momento, o INCRA vai fazer uma avaliação dos ocupantes internos, até para identificar as pessoas que estão lá de boa fé. Aquele PAD é um projeto de colonização da década de 70. Então muitos dos ocupantes, alguns inclusive, já eram titulados antes da demarcação da terra indígena. Por isso o governo vai fazer esse levantamento através do INCRA, para que a gente respeite os direitos dos cidadãos de boa fé que estiverem no interior do PAD de Burareiro. Dentro do CNJ está a Resolução 510, que traz a possibilidade de uma comissão formada por diversos entes — federativos, Ministério Público, Defensoria Pública, juízes — até para a gente chegar na melhor solução mediada em comum acordo, ouvindo a comunidade indígena e os representantes do PAD. Nada vai ser feito sem ouvir todas as partes. Prazo final não tem, mas esse levantamento o INCRA já está fazendo desde 2023. Não é um processo que começou agora. Estamos realizando reuniões, levantamentos e buscando processos antigos para que tenhamos uma resposta concreta e segura em relação à solução que será implementada.”

O secretário nacional de Direitos Territoriais do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kaingang, ressaltou que a operação é uma resposta a uma demanda histórica:

“Essa operação já é há muito tempo demandada no Poder Judiciário, mas ela ganhou muito mais força com a ADPF 709, que é uma solicitação de 2020 da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, pedindo a retirada de invasores das terras indígenas. São sete terras indígenas, dentre elas a Uru-Eu-Wau-Wau. Essa medida foi sendo descumprida ao longo do tempo. Então, os povos indígenas querem, com essa decisão judicial, retirar os ocupantes ilegais, combater o desmatamento e a presença de gado ilegal na terra indígena. Isso impacta diretamente a vida e a cultura dos povos, inclusive dos isolados. O nosso papel, enquanto Estado brasileiro, é garantir essa retirada. Diferente de operações pontuais já realizadas, essa tem caráter estrutural e de longo prazo, com planejamento que envolve também o pós-desintrusão, levando políticas públicas ao território. Uma das maiores preocupações é a proteção dos povos isolados, extremamente vulneráveis, que precisam da ação integrada da Funai, do MPI e de outros órgãos. É uma terra enorme, com quase 2 milhões de hectares, o que exige reforço na estrutura de fiscalização e fortalecimento da Funai, inclusive com novos servidores e frentes de proteção.”

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti, detalhou o papel do Exército na operação:

“Dentro do plano de desintrusão da terra indígena, ao Exército coube o apoio logístico e também de comunicações às diversas agências envolvidas. Nós já estamos há algum tempo preparando uma base de operações em Campo Novo de Rondônia, com cerca de 45 militares trabalhando diuturnamente para deixar uma área confortável para que os diversos agentes possam atuar. Temos capacidade de montar alojamentos, cozinha, alimentação, estacionamento de viaturas, apoio básico de saúde e manutenção de veículos. Quem montou essa base foi o Batalhão Logístico de Porto Velho, mas após a instalação o 6º Batalhão de Infantaria de Selva, de Guajará-Mirim, vai assumir o trabalho. A permanência do Exército após a operação não está prevista, mas caso seja solicitado e autorizado pelo Ministério da Defesa, estaremos prontos para cumprir a missão.”

Importância legal e constitucional

A Constituição Federal de 1988 garante aos povos indígenas os direitos originários sobre suas terras tradicionais, assegurando a posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas naturais. O artigo 231 estabelece que ocupações e atividades ilegais em territórios indígenas são nulas, sem efeito jurídico.

Além disso, a TI Uru-Eu-Wau-Wau abriga o Parque Nacional de Pacaás Novos, unidade de conservação de proteção integral. A preservação desse território é considerada estratégica para a manutenção do bioma amazônico.

Histórico e continuidade

Esta é a nona operação de desintrusão realizada no governo Lula desde 2023. Já foram conduzidas ações semelhantes em terras indígenas como Alto Rio Guamá, Apyterewa, Karipuna, Munduruku, Araribóia, Kayapó e Yanomami.

De acordo com o governo, o processo não se limita à retirada de invasores: inclui também a implantação de políticas públicas voltadas à proteção permanente das comunidades e ao fortalecimento de sua autonomia.

O que está em jogo

A desintrusão da TI Uru-Eu-Wau-Wau representa mais que uma ação policial. É uma medida para garantir o usufruto exclusivo do território pelos povos indígenas, preservar a floresta amazônica e reafirmar a soberania do Estado brasileiro diante das pressões fundiárias e ambientais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte VI – Por Marquelino Santana

No silêncio místico do rio Mamu, o velho da canoa surge como guardião dos sonhos ribeirinhos, conduzindo desejos e preservando a pureza da floresta brasiviana.
L

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte V – Por Marquelino Santana

A lição do caboclinho da mata ensina ao seringueiro que o desrespeito à generosidade da floresta traz consequências, reforçando a importância da gratidão e do equilíbrio.
L

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte IV – Por Marquelino Santana

No imaginário amazônico, o caboclinho da mata surge como guardião da harmonia entre homem e natureza, punindo o excesso e ensinando a medida certa do convívio com a floresta.
L

O abrigo mitológico da mata brasiviana – Parte III – Por Marquelino Santana

Guardião da floresta amazônica que protege animais e humanos, o caboclinho da mata mantém a harmonia natural e pune apenas quem desrespeita a vida selvagem.
L
Levando uma multidão a Ji-Paraná, Encontro do PL Mulher em Rondônia reforça união da direita no estado

Levando uma multidão a Ji-Paraná, Encontro do PL Mulher em Rondônia reforça união da direita no estado

O encontro consolida o PL Mulher como o maior movimento feminino político do estado
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Gravidez e puerpério exigem cuidados redobrados ao dirigir

Gravidez e puerpério exigem cuidados redobrados ao dirigir

Abramet alerta para os riscos de náuseas, cansaço e inchaço na direção e recomenda a gestantes evitar trajetos longos e ajustar o cinto de segurança corretamente.
L
Motoristas com TDAH têm dobro do risco de acidentes no trânsito

Motoristas com TDAH têm dobro do risco de acidentes no trânsito

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) eleva em duas vezes a chance de sinistros, pois condutores tendem a superestimar a competência e buscar por comportamentos de risco.
L
Remédios comuns podem afetar segurança ao dirigir, alerta Abramet

Remédios comuns podem afetar segurança ao dirigir, alerta Abramet

Antidepressivos, ansiolíticos e até antialérgicos estão na lista de medicamentos que comprometem a capacidade de guiar um veículo, aumentando o risco de acidentes no trânsito.
L
Haddad critica 'loucura' de vincular isenção do IR à anistia

Haddad critica ‘loucura’ de vincular isenção do IR à anistia

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se manifestou contra a tentativa de parlamentares de atrelar a votação do projeto de isenção do Imposto de Renda à da anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro.
L
Cuidado com o coração é prioridade para a maioria dos brasileiros

Cuidado com o coração é prioridade para a maioria dos brasileiros

Pesquisa Ipsos indica que seis em cada dez brasileiros mudaram hábitos de vida para cuidar do coração, mas desconhecem a diferença de sintomas de infarto entre homens e mulheres.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Seção Judiciária de Rondônia abre seleção pública para Programa de Residência Jurídica com bolsa de R$ 3 mil

Última semana de inscrições para o Programa de Residência Jurídica do TRF1 em Rondônia

Candidatos têm até as 16h de 29 de setembro para garantir participação no processo seletivo; bolsa é de R$ 3 mil mais auxílio-transporte
L
Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L

POLÍTICA

Restrições a Padilha não frearão acordos na saúde com os EUA

Restrições a Padilha não frearão acordos na saúde com os EUA

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirma que vetos de Donald Trump na ONU podem atrasar, mas não impedirão parcerias internacionais, citando já haver acordos para produção de vacinas.
L
STF vai julgar vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos

STF vai julgar vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos

A Suprema Corte inicia na próxima quarta-feira (1º) a análise de duas ações da Rappi e Uber, que contestam decisões trabalhistas sobre a “uberização” e podem impactar 10 mil processos no país.
L
Onda bolsonarista perde força após condenação, avalia cientista político

Onda bolsonarista perde força após condenação, avalia cientista político

Para Gabriel Rezende, doutor pela PUC-Rio e autor de um novo livro, o populismo de direita no Brasil demonstra sinais de enfraquecimento e vive um momento de rearranjo político.
L
Ao lado de Michelle Bolsonaro, PL Mulher Rondônia se consolida como o maior movimento feminino partidário do estado

Ao lado de Michelle Bolsonaro, PL Mulher Rondônia se consolida como o maior movimento feminino partidário do estado

Encontro de mandatárias do partido, liderado por Sandra Melo, definiu metas e estratégias já para as eleições de 2026
L
Barroso afirma que STF pode reagir contra sanções dos EUA

Barroso afirma que STF pode reagir contra sanções dos EUA

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, disse que a Corte aguardará o fim do julgamento da trama golpista para avaliar possíveis medidas contra as sanções impostas pelos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATRÁS DA IGREJA: Equipe do sargento Machado prende dupla com drogas em boca de fumo

Dupla é flagrada com porções de crack e dinheiro em boca de fumo localizada atrás de uma igreja no bairro Nova Porto Velho.
10
Suspeito que fugiu e deixou comparsa morto durante assalto é preso

Suspeito que fugiu e deixou comparsa morto durante assalto é preso

Já nesta tarde, a PM localizou o suspeito na Rua Manacaparu, ainda no mesmo bairro. O indivíduo foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
12
Polícias de RO e AM prendem dupla envolvida em furto a joalheria

Morador de Porto Velho é espancado por criminosos após acusação de ser informante da PM

Homem de 44 anos foi atacado por membros do PCC em Porto Velho após ser acusado de ser informante da Polícia Militar (PM) no residencial Morar Melhor.
16
Mulher é presa depois de furtar calcinhas em supermercado na capital

Mulher é presa depois de furtar calcinhas em supermercado na capital

Seguranças fizeram a abordagem da suspeita no estacionamento, depois que ela pegou vários objetos, pagou parte deles e depois tentou deixar o local com outros escondidos em uma sacola de cor preta.
12
Criminoso tenta matar casal a facadas durante roubo e acaba surrado pela população

Criminoso tenta matar casal a facadas durante roubo e acaba surrado pela população

O criminoso armado com duas facas invadiu uma residência e tentou manter o casal refém, colocando as vítimas dentro do quarto, no entanto, eles reagiram entrando em luta corporal com o bandido que depois fugiu correndo sem levar nada.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de Pesar: Ederaldo Mota de Oliveira

Nota de Pesar: Ederaldo Mota de Oliveira

A cerimônia de despedida será realizada no dia 28/09, a partir das 17h30, na Capela Três Marias da Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2633 – Liberdade, Porto Velho.
L
Libertadores: Conmebol divulga datas e horários das semifinais

Libertadores: Conmebol divulga datas e horários das semifinais

Palmeiras e Flamengo disputam vaga na final da Libertadores em busca do tetracampeonato e podem reeditar a decisão de 2021.
L
Programa de alimentação escolar brasileiro é modelo mundial aos 70 anos

Programa de alimentação escolar brasileiro é modelo mundial aos 70 anos

PNAE é referência internacional e foi debatido em Cúpula da ONU por unir saúde, educação e fomento à agricultura familiar, atendendo 40 milhões de estudantes no Brasil.
L
Pesca esportiva volta a movimentar economia em Porto Velho

Pesca esportiva volta a movimentar economia em Porto Velho

Festival de pesca na Vila Nova de Teotônio marca a retomada da modalidade na capital rondoniense e abre as comemorações do aniversário de 111 anos da cidade.
L
Cabo da PM reage roubo e mata bandido a tiros na zona leste

Cabo da PM reage roubo e mata bandido a tiros na zona leste

Segundo informações apuradas pelo site, o criminoso e um comparsa que estavam de moto, tentaram assaltar o policial que estava de folga na companhia da esposa e filho.
18

Dupla é presa furtando blocos de concreto da prefeitura na zona Leste de Porto Velho

Homens foram flagrados na Avenida José Vieira Caúla, bairro Socialista, enquanto furtavam blocos de concreto pertencentes à prefeitura.
10
Equipe do sargento Machado recupera carro roubado de idoso amarrado em assalto em Porto Velho

Equipe do sargento Machado recupera carro roubado de idoso amarrado em assalto em Porto Velho

Veículo Ford Fiesta, roubado de um idoso de 67 anos na última segunda-feira (22), foi localizado abandonado em matagal no bairro Jardim Santana.
10
Briga de casal durante bebedeira termina em facada e homem ferido

Briga de casal durante bebedeira termina em facada e homem ferido

A PM foi acionada, encontrou a suspeita ainda na casa e realizou a prisão em flagrante.
14
Bandidos roubam caminhonete e R$ 7 mil de empresário na BR-319

Bandidos roubam caminhonete e R$ 7 mil de empresário na BR-319

Empresário de 35 anos foi rendido por dupla armada em motocicleta, que levou uma caminhonete S10 e dinheiro na BR-319.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.