SEGUNDA-FEIRA, 09/02/2026
Publicidade

Em destaque

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação

Coletiva confirma operação de desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau, mobilizando mais de 20 órgãos em ação conjunta em Rondônia.

Por Fabiano Coutinho - News Rondônia

Publicado em 

Atualizado em 

Coletiva anuncia operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau | Ação mobiliza mais de 20 órgãos em Rondônia

O Governo Federal iniciou nesta segunda-feira (8) uma nova operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, localizada em Rondônia. A medida, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da ADPF 709, tem como objetivo retirar invasores, combater crimes ambientais e garantir a proteção das comunidades indígenas que habitam a região.

A Terra Indígena, homologada em 1991, ocupa 1,8 milhão de hectares e se estende por Guajará-Mirim e outros 11 municípios rondonienses. Nela vivem cerca de 500 indígenas dos povos Uru-Eu-Wau-Wau, Amondawa, Cabixi e Oro Win, além de pelo menos três grupos isolados já confirmados.

Estrutura da operação

Coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, a ação reúne mais de 20 órgãos federais, entre eles os Ministérios dos Povos Indígenas, da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, a Funai, o Ibama, a Polícia Federal, a PRF, a Força Nacional, o ICMBio e a Abin.

Foto: 17ª Brigada de Infantaria de Selva

As medidas incluem fiscalização terrestre e aérea, inutilização de maquinários usados em atividades ilegais, monitoramento contínuo e ações preventivas para evitar o retorno de invasores. O Exército dará suporte logístico e operacional.

Crimes identificados no território

A TI Uru-Eu-Wau-Wau é alvo de diversas pressões ilegais, como:

  • Grilagem e loteamento de terras

  • Extração ilegal de madeira

  • Desmatamento para fins agropecuários

  • Pesca e mineração ilegais

Essas práticas têm impacto direto no meio ambiente e na vida das comunidades, colocando em risco modos de subsistência, cultura e organização social.

Durante coletiva à imprensa realizado na tarde de segunda-feira dia 08 em Porto Velho, autoridades do Governo Federal reforçaram os objetivos da operação. O coordenador-geral da ação, Nilton Turbino, destacou que o caso específico do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Burareiro será tratado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ):

“O caso do PAD de Burareiro, o ministro Barroso, que é o relator da ADPF 709, remeteu essa situação para o Conselho Nacional de Justiça. Tem a Comissão de Conflitos Fundiários do CNJ e ele vai tratar o caso específico do Burareiro. É claro, ouvindo não só os moradores que estão lá, mas também os representantes indígenas, os órgãos do governo, tanto o INCRA quanto a Funai, para ver o melhor caminho para a situação do PAD de Burareiro. Aqui não está se discutindo redução de terra indígena ou a perda de direito das comunidades indígenas. O que está se discutindo é a situação do PAD de Burareiro e isso o CNJ vai dar orientação ao ministro Barroso qual é o destino final. Quer dizer, vai ter que indenizar, vai ter que parar. Todos esses setores vão ser tratados nessa Comissão de Conflitos do CNJ.”

A diretora de Obtenção de Terras do Incra, Maira Coraci, explicou como será conduzido o levantamento dos ocupantes da área:

“No primeiro momento, o INCRA vai fazer uma avaliação dos ocupantes internos, até para identificar as pessoas que estão lá de boa fé. Aquele PAD é um projeto de colonização da década de 70. Então muitos dos ocupantes, alguns inclusive, já eram titulados antes da demarcação da terra indígena. Por isso o governo vai fazer esse levantamento através do INCRA, para que a gente respeite os direitos dos cidadãos de boa fé que estiverem no interior do PAD de Burareiro. Dentro do CNJ está a Resolução 510, que traz a possibilidade de uma comissão formada por diversos entes — federativos, Ministério Público, Defensoria Pública, juízes — até para a gente chegar na melhor solução mediada em comum acordo, ouvindo a comunidade indígena e os representantes do PAD. Nada vai ser feito sem ouvir todas as partes. Prazo final não tem, mas esse levantamento o INCRA já está fazendo desde 2023. Não é um processo que começou agora. Estamos realizando reuniões, levantamentos e buscando processos antigos para que tenhamos uma resposta concreta e segura em relação à solução que será implementada.”

O secretário nacional de Direitos Territoriais do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kaingang, ressaltou que a operação é uma resposta a uma demanda histórica:

“Essa operação já é há muito tempo demandada no Poder Judiciário, mas ela ganhou muito mais força com a ADPF 709, que é uma solicitação de 2020 da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, pedindo a retirada de invasores das terras indígenas. São sete terras indígenas, dentre elas a Uru-Eu-Wau-Wau. Essa medida foi sendo descumprida ao longo do tempo. Então, os povos indígenas querem, com essa decisão judicial, retirar os ocupantes ilegais, combater o desmatamento e a presença de gado ilegal na terra indígena. Isso impacta diretamente a vida e a cultura dos povos, inclusive dos isolados. O nosso papel, enquanto Estado brasileiro, é garantir essa retirada. Diferente de operações pontuais já realizadas, essa tem caráter estrutural e de longo prazo, com planejamento que envolve também o pós-desintrusão, levando políticas públicas ao território. Uma das maiores preocupações é a proteção dos povos isolados, extremamente vulneráveis, que precisam da ação integrada da Funai, do MPI e de outros órgãos. É uma terra enorme, com quase 2 milhões de hectares, o que exige reforço na estrutura de fiscalização e fortalecimento da Funai, inclusive com novos servidores e frentes de proteção.”

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti, detalhou o papel do Exército na operação:

“Dentro do plano de desintrusão da terra indígena, ao Exército coube o apoio logístico e também de comunicações às diversas agências envolvidas. Nós já estamos há algum tempo preparando uma base de operações em Campo Novo de Rondônia, com cerca de 45 militares trabalhando diuturnamente para deixar uma área confortável para que os diversos agentes possam atuar. Temos capacidade de montar alojamentos, cozinha, alimentação, estacionamento de viaturas, apoio básico de saúde e manutenção de veículos. Quem montou essa base foi o Batalhão Logístico de Porto Velho, mas após a instalação o 6º Batalhão de Infantaria de Selva, de Guajará-Mirim, vai assumir o trabalho. A permanência do Exército após a operação não está prevista, mas caso seja solicitado e autorizado pelo Ministério da Defesa, estaremos prontos para cumprir a missão.”

Importância legal e constitucional

A Constituição Federal de 1988 garante aos povos indígenas os direitos originários sobre suas terras tradicionais, assegurando a posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas naturais. O artigo 231 estabelece que ocupações e atividades ilegais em territórios indígenas são nulas, sem efeito jurídico.

Além disso, a TI Uru-Eu-Wau-Wau abriga o Parque Nacional de Pacaás Novos, unidade de conservação de proteção integral. A preservação desse território é considerada estratégica para a manutenção do bioma amazônico.

Histórico e continuidade

Esta é a nona operação de desintrusão realizada no governo Lula desde 2023. Já foram conduzidas ações semelhantes em terras indígenas como Alto Rio Guamá, Apyterewa, Karipuna, Munduruku, Araribóia, Kayapó e Yanomami.

De acordo com o governo, o processo não se limita à retirada de invasores: inclui também a implantação de políticas públicas voltadas à proteção permanente das comunidades e ao fortalecimento de sua autonomia.

O que está em jogo

A desintrusão da TI Uru-Eu-Wau-Wau representa mais que uma ação policial. É uma medida para garantir o usufruto exclusivo do território pelos povos indígenas, preservar a floresta amazônica e reafirmar a soberania do Estado brasileiro diante das pressões fundiárias e ambientais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bancos terão expediente reduzido no carnaval, Pix funciona normalmente

Bancos terão expediente reduzido no carnaval, Pix funciona normalmente

Agências bancárias estarão fechadas nos dias 16 e 17 de fevereiro e retomam atendimento presencial a partir das 12 horas da Quarta-feira de Cinzas; Pix e canais digitais seguem disponíveis.
L
Nova 364 divulga programação semanal de obras e serviços na BR-364

Nova 364 divulga programação semanal de obras e serviços na BR-364

A Concessionária Nova 364 avança com ações de pavimentação, manutenção e conservação da rodovia, reforçando a segurança e fluidez do tráfego.
L
Porto Velho terá rede de estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá rede de estações de recarga rápida para veículos elétricos

Prefeitura prepara edital para instalação de 12 eletropostos com investimento privado e contrapartidas urbanas e ambientais
L
'Vou perder GTA 6', diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada'Vou perder GTA 6', diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada

‘Vou perder GTA 6’, diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada

Vídeo mostra britânico lamentando perder lançamento de jogo durante prisão; caso envolve condenação por assassinato da ex-companheira.
14
MPRO prestigia aposentadoria de Miguel Mônico

MPRO prestigia aposentadoria de Miguel Mônico

Desembargador que integrou o Ministério Público de Rondônia por quase duas décadas encerra carreira marcada por atuação jurídica e acadêmica.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto: Luiz Carlos Freire e a música como arte a favor da vida

desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania, mostrando que a arte vai muito além do palco e da técnica, ela também salva, educa e transforma vidas.
L
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Agência registra 145 suspeitas de eventos adversos no país e reforça que medicamentos só devem ser usados com prescrição e acompanhamento médico.
L
Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Programa Comunidade News destaca diálogo com líderes locais e orientação prática para fortalecer pequenos negócios e o comércio de bairro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Projeto aprovado por unanimidade busca ampliar visibilidade, inclusão e políticas públicas voltadas à comunicação como direito
L
Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Evento no Butantan marcou início da vacinação contra a dengue para profissionais do SUS.
L
Proposta que extingue jornada 6x1 avança na Câmara e vai à CCJ

Proposta que extingue jornada 6×1 avança na Câmara e vai à CCJ

Texto que reduz carga semanal para 36 horas será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para comissão especial.
L
Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Ex-diretor da PRF continuará detido na Papudinha; ele foi condenado por participação na trama golpista ligada às eleições de 2022.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por crime de receptação.
10
Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Vítima tentou atravessar a rodovia fora da faixa de pedestres, foi atingida por um carro em alta velocidade e morreu ainda no local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Parceria entre prefeitura de Porto Velho e iniciativa privada amplia inclusão digital no Assentamento Santa Rita
L
Conab premia superintendências com maior volume de vendas de milho pelo Programa Venda em Balcão

Conab premia superintendências com maior volume de vendas de milho pelo Programa Venda em Balcão

Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará se destacam no Programa, com crescimento expressivo nas comercializações e fortalecimento da agricultura familiar
L
Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Críticas de Trump ao show do astro porto-riquenho reacendem debate sobre imigração, identidade latina e cultura nos EUA após apresentação no intervalo do Super Bowl.
L
Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Prefeitura inicia aulas para cerca de 10 mil estudantes do campo com kits escolares, uniformes e ações de valorização educacional
L
Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta-feira

Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta-feira

Entrega de documentos deve ser feita diretamente na instituição privada de ensino.
L

Requerimento de Outorga e Renovação de Licença Ambiental (LO): ROSILENE ZEFERINO DOS SANTOS

Renovação da Licença de Operação e Termo de Outorga.
L

Recebimento da Licença Ambiental: COIMBRA IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00011.006/2026-SUL
L
Porto Fla Urubuzada retorna ao Carnaval de Porto Velho

Porto Fla Urubuzada retorna ao Carnaval de Porto Velho

Bloco rubro-negro volta ao circuito Pinheiro Machado com programação musical que mistura samba, axé e ritmos regionais, prometendo mobilizar foliões na capital.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.