TERÇA-FEIRA, 09/09/2025
Publicidade
SICRED

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação

Coletiva confirma operação de desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau, mobilizando mais de 20 órgãos em ação conjunta em Rondônia.

Por Fabiano Coutinho - News Rondônia

Publicado em 

Coletiva anuncia operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau | Ação mobiliza mais de 20 órgãos em Rondônia

O Governo Federal iniciou nesta segunda-feira (8) uma nova operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, localizada em Rondônia. A medida, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da ADPF 709, tem como objetivo retirar invasores, combater crimes ambientais e garantir a proteção das comunidades indígenas que habitam a região.

A Terra Indígena, homologada em 1991, ocupa 1,8 milhão de hectares e se estende por Guajará-Mirim e outros 11 municípios rondonienses. Nela vivem cerca de 500 indígenas dos povos Uru-Eu-Wau-Wau, Amondawa, Cabixi e Oro Win, além de pelo menos três grupos isolados já confirmados.

Estrutura da operação

Coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, a ação reúne mais de 20 órgãos federais, entre eles os Ministérios dos Povos Indígenas, da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, a Funai, o Ibama, a Polícia Federal, a PRF, a Força Nacional, o ICMBio e a Abin.

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação - News Rondônia
Foto: 17ª Brigada de Infantaria de Selva

As medidas incluem fiscalização terrestre e aérea, inutilização de maquinários usados em atividades ilegais, monitoramento contínuo e ações preventivas para evitar o retorno de invasores. O Exército dará suporte logístico e operacional.

Crimes identificados no território

A TI Uru-Eu-Wau-Wau é alvo de diversas pressões ilegais, como:

  • Grilagem e loteamento de terras

  • Extração ilegal de madeira

  • Desmatamento para fins agropecuários

  • Pesca e mineração ilegais

Essas práticas têm impacto direto no meio ambiente e na vida das comunidades, colocando em risco modos de subsistência, cultura e organização social.

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação - News Rondônia

Durante coletiva à imprensa realizado na tarde de segunda-feira dia 08 em Porto Velho, autoridades do Governo Federal reforçaram os objetivos da operação. O coordenador-geral da ação, Nilton Turbino, destacou que o caso específico do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Burareiro será tratado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ):

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação - News Rondônia

“O caso do PAD de Burareiro, o ministro Barroso, que é o relator da ADPF 709, remeteu essa situação para o Conselho Nacional de Justiça. Tem a Comissão de Conflitos Fundiários do CNJ e ele vai tratar o caso específico do Burareiro. É claro, ouvindo não só os moradores que estão lá, mas também os representantes indígenas, os órgãos do governo, tanto o INCRA quanto a Funai, para ver o melhor caminho para a situação do PAD de Burareiro. Aqui não está se discutindo redução de terra indígena ou a perda de direito das comunidades indígenas. O que está se discutindo é a situação do PAD de Burareiro e isso o CNJ vai dar orientação ao ministro Barroso qual é o destino final. Quer dizer, vai ter que indenizar, vai ter que parar. Todos esses setores vão ser tratados nessa Comissão de Conflitos do CNJ.”

A diretora de Obtenção de Terras do Incra, Maira Coraci, explicou como será conduzido o levantamento dos ocupantes da área:

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação - News Rondônia

“No primeiro momento, o INCRA vai fazer uma avaliação dos ocupantes internos, até para identificar as pessoas que estão lá de boa fé. Aquele PAD é um projeto de colonização da década de 70. Então muitos dos ocupantes, alguns inclusive, já eram titulados antes da demarcação da terra indígena. Por isso o governo vai fazer esse levantamento através do INCRA, para que a gente respeite os direitos dos cidadãos de boa fé que estiverem no interior do PAD de Burareiro. Dentro do CNJ está a Resolução 510, que traz a possibilidade de uma comissão formada por diversos entes — federativos, Ministério Público, Defensoria Pública, juízes — até para a gente chegar na melhor solução mediada em comum acordo, ouvindo a comunidade indígena e os representantes do PAD. Nada vai ser feito sem ouvir todas as partes. Prazo final não tem, mas esse levantamento o INCRA já está fazendo desde 2023. Não é um processo que começou agora. Estamos realizando reuniões, levantamentos e buscando processos antigos para que tenhamos uma resposta concreta e segura em relação à solução que será implementada.”

O secretário nacional de Direitos Territoriais do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kaingang, ressaltou que a operação é uma resposta a uma demanda histórica:

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação - News Rondônia

“Essa operação já é há muito tempo demandada no Poder Judiciário, mas ela ganhou muito mais força com a ADPF 709, que é uma solicitação de 2020 da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, pedindo a retirada de invasores das terras indígenas. São sete terras indígenas, dentre elas a Uru-Eu-Wau-Wau. Essa medida foi sendo descumprida ao longo do tempo. Então, os povos indígenas querem, com essa decisão judicial, retirar os ocupantes ilegais, combater o desmatamento e a presença de gado ilegal na terra indígena. Isso impacta diretamente a vida e a cultura dos povos, inclusive dos isolados. O nosso papel, enquanto Estado brasileiro, é garantir essa retirada. Diferente de operações pontuais já realizadas, essa tem caráter estrutural e de longo prazo, com planejamento que envolve também o pós-desintrusão, levando políticas públicas ao território. Uma das maiores preocupações é a proteção dos povos isolados, extremamente vulneráveis, que precisam da ação integrada da Funai, do MPI e de outros órgãos. É uma terra enorme, com quase 2 milhões de hectares, o que exige reforço na estrutura de fiscalização e fortalecimento da Funai, inclusive com novos servidores e frentes de proteção.”

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti, detalhou o papel do Exército na operação:

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação - News Rondônia

“Dentro do plano de desintrusão da terra indígena, ao Exército coube o apoio logístico e também de comunicações às diversas agências envolvidas. Nós já estamos há algum tempo preparando uma base de operações em Campo Novo de Rondônia, com cerca de 45 militares trabalhando diuturnamente para deixar uma área confortável para que os diversos agentes possam atuar. Temos capacidade de montar alojamentos, cozinha, alimentação, estacionamento de viaturas, apoio básico de saúde e manutenção de veículos. Quem montou essa base foi o Batalhão Logístico de Porto Velho, mas após a instalação o 6º Batalhão de Infantaria de Selva, de Guajará-Mirim, vai assumir o trabalho. A permanência do Exército após a operação não está prevista, mas caso seja solicitado e autorizado pelo Ministério da Defesa, estaremos prontos para cumprir a missão.”

Importância legal e constitucional

A Constituição Federal de 1988 garante aos povos indígenas os direitos originários sobre suas terras tradicionais, assegurando a posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas naturais. O artigo 231 estabelece que ocupações e atividades ilegais em territórios indígenas são nulas, sem efeito jurídico.

Além disso, a TI Uru-Eu-Wau-Wau abriga o Parque Nacional de Pacaás Novos, unidade de conservação de proteção integral. A preservação desse território é considerada estratégica para a manutenção do bioma amazônico.

Histórico e continuidade

Esta é a nona operação de desintrusão realizada no governo Lula desde 2023. Já foram conduzidas ações semelhantes em terras indígenas como Alto Rio Guamá, Apyterewa, Karipuna, Munduruku, Araribóia, Kayapó e Yanomami.

De acordo com o governo, o processo não se limita à retirada de invasores: inclui também a implantação de políticas públicas voltadas à proteção permanente das comunidades e ao fortalecimento de sua autonomia.

O que está em jogo

A desintrusão da TI Uru-Eu-Wau-Wau representa mais que uma ação policial. É uma medida para garantir o usufruto exclusivo do território pelos povos indígenas, preservar a floresta amazônica e reafirmar a soberania do Estado brasileiro diante das pressões fundiárias e ambientais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BR-364 recebe R$ 92 milhões em investimentos de melhoria

As principais frentes avançaram na correção de buracos, ondulações e falhas no pavimento. No total, foram mais de 3 mil toneladas de massa asfáltica, o equivalente a 250 caçambas de caminhão.
L

Bolívia: país repercute a estadia de líder do PCC em solo andino

Em apenas um ano, entre 2018 e 2019, a organização criminosa PCC movimentou mais de um bilhão de reais.
L

Morre Angela Ro Ro | Voz única da MPB se despede aos 75 anos

Angela Ro Ro, cantora marcante da música popular brasileira, faleceu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, deixando um legado de sucessos que atravessaram gerações.
L

Empresa funerária é condenada a indenizar por preparo inadequado de corpo

A Justiça determinou que uma empresa de serviços funerários pague indenização por danos morais a uma mulher de Igarapé (MG)
L

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas

Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou o edital do Processo Seletivo (PS UNIR 2026) com 2.935 vagas gratuitas em 66 cursos
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista com Francicleldo Moreira da Silva Filho

O Jovem News desta segunda recebe Francicleldo Moreira da Silva Filho, presidente do time de vôlei DGP – Deus Grande e Poderoso.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista com Jorge Mateus Barreto Crispim

O Ponto & Contraponto desta segunda recebe Jorge Mateus Barreto Crispim, profissional com formações diversas que vão de Informática e Telecomunicações até Educação Física e Nutrição, além de especializações em redes de dados, fisiculturismo e nutrição esportiva.
L

INMET lança alerta para a possibilidade de chuvas isoladas

Pancadas devem atingir Porto Velho e Ponta do Abunã nesta segunda-feira (8), com temperaturas variando entre 22ºC e 35ºC.
L

Giro News | Entrevista com Coronel Chrisóstomo

O Giro News desta segunda recebe o Deputado Federal Coronel Chrisóstomo para uma entrevista exclusiva. Entre os temas, ele vai comentar sobre o ato histórico em Porto Velho em defesa da justiça e da liberdade, reforçando a importância da luta diária contra a censura e o totalitarismo.
L

Canetas da magreza | Skinny pen

Do tratamento do diabetes à promessa de emagrecimento, as “canetas mágicas” como Ozempic, Mounjaro e Wegovy mudaram o cenário da obesidade no Brasil. | From diabetes treatment to a weight loss promise, “magic pens” like Ozempic, Mounjaro, and Wegovy have changed the landscape of obesity care in Brazil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Projeto de Sofia Andrade vira lei e incentiva prática dos esportes eletrônicos em Porto Velho

Projeto de Sofia Andrade vira lei e incentiva prática dos esportes eletrônicos em Porto Velho

Nova legislação reconhece os eSports como atividade esportiva contemporânea e estabelece diretrizes de inclusão, educação e empreendedorismo
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda na 3ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda na 3ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Parlamentar se reúne com associação local e garante R$ 375 mil em emenda para aquisição de maquinário agrícola
L
Deputada Dra. Taíssa propõe criação de Plataforma Virtual de Apoio ao Jovem Empreendedor em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa propõe criação de Plataforma Virtual de Apoio ao Jovem Empreendedor em Rondônia

Proposta apresentada na Assembleia Legislativa busca oferecer capacitação, acesso a crédito e oportunidades para fortalecer a juventude empreendedora
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Semana da Pátria em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia Semana da Pátria em Guajará-Mirim

Parlamentar participou dos desfiles cívicos no distrito do Iata e na sede do município, reforçando compromisso com a cultura e o civismo
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia desfile cívico da Semana da Pátria em Nova Dimensão

Deputada Dra. Taíssa prestigia desfile cívico da Semana da Pátria em Nova Dimensão

Parlamentar foi homenageada pela comunidade de Nova Mamoré pelo apoio ao agronegócio e à valorização da cultura local
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é atacado a facão ao defender sobrinha do marido embriagado em Porto Velho

Idoso é atacado a facão ao defender sobrinha do marido embriagado em Porto Velho

Homem de 65 anos sofre corte profundo na testa após intervir em discussão causada por embriaguez.
14
Foragido vulgo Guigui é preso em operação no Residencial Tropical

Foragido vulgo Guigui é preso em operação no Residencial Tropical

Homem de 24 anos rompeu tornozeleira eletrônica e responde por dois roubos
10
Mulher é presa com três armas em residencial na zona sul

Mulher é presa com três armas antes de vender pistola na zona sul de Porto Velho

Suspeita foi flagrada pelo BPTAR no bairro Eletronorte; no apartamento dela foram encontradas outras duas armas de fabricação caseira
10

Acusado de tráfico é condenado a 11 anos de prisão em Minas Gerais

Um homem preso por tráfico de drogas e posse de arma em Raul Soares (MG) foi condenado a 11 anos e oito meses de prisão em regime fechado, apenas dois meses após sua prisão
14

Justiça bloqueia R$ 3 mil em contas de acusado de golpe do “falso advogado” em Jaru

A Justiça de Jaru determinou o bloqueio de mais de R$ 3 mil das contas de um homem acusado de aplicar um golpe do “falso advogado” contra uma moradora do município
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de falecimento: Celin Justiniano Riojas

Nota de falecimento: Celin Justiniano Riojas

O velório será realizado no dia 08/09/2025, na Funerária Dom Bosco.
L
Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Reforço contempla 130 analistas administrativos e 330 analistas ambientais, fortalecendo a capacidade institucional do órgão.
L
Yadea apresenta scooter no Festival Moto Brasil e recebe aprovação do público

Yadea apresenta scooter no Festival Moto Brasil e recebe aprovação do público

Scooter elétrica GFX6 tem preço inicial de R$ 13.800 e foi testada em pista simulada no Riocentro.
L
Toyota apresenta Highlander 2026 com nova estrutura de versões

Toyota apresenta Highlander 2026 com nova estrutura de versões

SUV médio chega com tração integral de série e versões híbridas otimizadas nos Estados Unidos
L

Prefeitura de Jaru lança Refis com descontos de até 95% para débitos

A Prefeitura de Jaru lançou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que permite a negociação de dívidas vencidas até 2024
L
Conab moderniza sistema de preços diários das Ceasas com novo Painel de Informações

Conab realiza leilões de apoio a produtores de feijão na região Sul

A Conab vai leiloar 32,4 mil toneladas de feijão preto, por meio das modalidades PEP e Pepro, para produtores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina
L

Prefeitura de Jaru conclui patrolamento da Linha 617 e avança na Linha 615

A Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seminsp), finalizou o serviço de patrolamento da Linha 617 com recursos próprios
L
A necessidade da qualificação da rastreabilidade do rebanho brasileiro

A necessidade da qualificação da rastreabilidade do rebanho brasileiro

A rastreabilidade é sinônimo de prevenção.
L

Volkswagen apresenta ID. CROSS Concept no IAA MOBILITY

SUV elétrico compacto antecipa nova fase da Volkswagen na Europa e estreia mundial está prevista para 2026.
L

Rapaz escapa de ser queimado vivo por facção criminosa em Sapezal (MT)

Um jovem de 18 anos, identificado como J.V., conseguiu fugir após ser sequestrado e torturado por uma facção criminosa em Mato Grosso
16
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.