DOMINGO, 07/12/2025

Em destaque

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação

Coletiva confirma operação de desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau, mobilizando mais de 20 órgãos em ação conjunta em Rondônia.

Por Fabiano Coutinho - News Rondônia

Publicado em 

Atualizado em 

Coletiva anuncia operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau | Ação mobiliza mais de 20 órgãos em Rondônia

O Governo Federal iniciou nesta segunda-feira (8) uma nova operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, localizada em Rondônia. A medida, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da ADPF 709, tem como objetivo retirar invasores, combater crimes ambientais e garantir a proteção das comunidades indígenas que habitam a região.

A Terra Indígena, homologada em 1991, ocupa 1,8 milhão de hectares e se estende por Guajará-Mirim e outros 11 municípios rondonienses. Nela vivem cerca de 500 indígenas dos povos Uru-Eu-Wau-Wau, Amondawa, Cabixi e Oro Win, além de pelo menos três grupos isolados já confirmados.

Estrutura da operação

Coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, a ação reúne mais de 20 órgãos federais, entre eles os Ministérios dos Povos Indígenas, da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, a Funai, o Ibama, a Polícia Federal, a PRF, a Força Nacional, o ICMBio e a Abin.

Foto: 17ª Brigada de Infantaria de Selva

As medidas incluem fiscalização terrestre e aérea, inutilização de maquinários usados em atividades ilegais, monitoramento contínuo e ações preventivas para evitar o retorno de invasores. O Exército dará suporte logístico e operacional.

Crimes identificados no território

A TI Uru-Eu-Wau-Wau é alvo de diversas pressões ilegais, como:

  • Grilagem e loteamento de terras

  • Extração ilegal de madeira

  • Desmatamento para fins agropecuários

  • Pesca e mineração ilegais

Essas práticas têm impacto direto no meio ambiente e na vida das comunidades, colocando em risco modos de subsistência, cultura e organização social.

Durante coletiva à imprensa realizado na tarde de segunda-feira dia 08 em Porto Velho, autoridades do Governo Federal reforçaram os objetivos da operação. O coordenador-geral da ação, Nilton Turbino, destacou que o caso específico do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Burareiro será tratado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ):

“O caso do PAD de Burareiro, o ministro Barroso, que é o relator da ADPF 709, remeteu essa situação para o Conselho Nacional de Justiça. Tem a Comissão de Conflitos Fundiários do CNJ e ele vai tratar o caso específico do Burareiro. É claro, ouvindo não só os moradores que estão lá, mas também os representantes indígenas, os órgãos do governo, tanto o INCRA quanto a Funai, para ver o melhor caminho para a situação do PAD de Burareiro. Aqui não está se discutindo redução de terra indígena ou a perda de direito das comunidades indígenas. O que está se discutindo é a situação do PAD de Burareiro e isso o CNJ vai dar orientação ao ministro Barroso qual é o destino final. Quer dizer, vai ter que indenizar, vai ter que parar. Todos esses setores vão ser tratados nessa Comissão de Conflitos do CNJ.”

A diretora de Obtenção de Terras do Incra, Maira Coraci, explicou como será conduzido o levantamento dos ocupantes da área:

“No primeiro momento, o INCRA vai fazer uma avaliação dos ocupantes internos, até para identificar as pessoas que estão lá de boa fé. Aquele PAD é um projeto de colonização da década de 70. Então muitos dos ocupantes, alguns inclusive, já eram titulados antes da demarcação da terra indígena. Por isso o governo vai fazer esse levantamento através do INCRA, para que a gente respeite os direitos dos cidadãos de boa fé que estiverem no interior do PAD de Burareiro. Dentro do CNJ está a Resolução 510, que traz a possibilidade de uma comissão formada por diversos entes — federativos, Ministério Público, Defensoria Pública, juízes — até para a gente chegar na melhor solução mediada em comum acordo, ouvindo a comunidade indígena e os representantes do PAD. Nada vai ser feito sem ouvir todas as partes. Prazo final não tem, mas esse levantamento o INCRA já está fazendo desde 2023. Não é um processo que começou agora. Estamos realizando reuniões, levantamentos e buscando processos antigos para que tenhamos uma resposta concreta e segura em relação à solução que será implementada.”

O secretário nacional de Direitos Territoriais do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kaingang, ressaltou que a operação é uma resposta a uma demanda histórica:

“Essa operação já é há muito tempo demandada no Poder Judiciário, mas ela ganhou muito mais força com a ADPF 709, que é uma solicitação de 2020 da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, pedindo a retirada de invasores das terras indígenas. São sete terras indígenas, dentre elas a Uru-Eu-Wau-Wau. Essa medida foi sendo descumprida ao longo do tempo. Então, os povos indígenas querem, com essa decisão judicial, retirar os ocupantes ilegais, combater o desmatamento e a presença de gado ilegal na terra indígena. Isso impacta diretamente a vida e a cultura dos povos, inclusive dos isolados. O nosso papel, enquanto Estado brasileiro, é garantir essa retirada. Diferente de operações pontuais já realizadas, essa tem caráter estrutural e de longo prazo, com planejamento que envolve também o pós-desintrusão, levando políticas públicas ao território. Uma das maiores preocupações é a proteção dos povos isolados, extremamente vulneráveis, que precisam da ação integrada da Funai, do MPI e de outros órgãos. É uma terra enorme, com quase 2 milhões de hectares, o que exige reforço na estrutura de fiscalização e fortalecimento da Funai, inclusive com novos servidores e frentes de proteção.”

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti, detalhou o papel do Exército na operação:

“Dentro do plano de desintrusão da terra indígena, ao Exército coube o apoio logístico e também de comunicações às diversas agências envolvidas. Nós já estamos há algum tempo preparando uma base de operações em Campo Novo de Rondônia, com cerca de 45 militares trabalhando diuturnamente para deixar uma área confortável para que os diversos agentes possam atuar. Temos capacidade de montar alojamentos, cozinha, alimentação, estacionamento de viaturas, apoio básico de saúde e manutenção de veículos. Quem montou essa base foi o Batalhão Logístico de Porto Velho, mas após a instalação o 6º Batalhão de Infantaria de Selva, de Guajará-Mirim, vai assumir o trabalho. A permanência do Exército após a operação não está prevista, mas caso seja solicitado e autorizado pelo Ministério da Defesa, estaremos prontos para cumprir a missão.”

Importância legal e constitucional

A Constituição Federal de 1988 garante aos povos indígenas os direitos originários sobre suas terras tradicionais, assegurando a posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas naturais. O artigo 231 estabelece que ocupações e atividades ilegais em territórios indígenas são nulas, sem efeito jurídico.

Além disso, a TI Uru-Eu-Wau-Wau abriga o Parque Nacional de Pacaás Novos, unidade de conservação de proteção integral. A preservação desse território é considerada estratégica para a manutenção do bioma amazônico.

Histórico e continuidade

Esta é a nona operação de desintrusão realizada no governo Lula desde 2023. Já foram conduzidas ações semelhantes em terras indígenas como Alto Rio Guamá, Apyterewa, Karipuna, Munduruku, Araribóia, Kayapó e Yanomami.

De acordo com o governo, o processo não se limita à retirada de invasores: inclui também a implantação de políticas públicas voltadas à proteção permanente das comunidades e ao fortalecimento de sua autonomia.

O que está em jogo

A desintrusão da TI Uru-Eu-Wau-Wau representa mais que uma ação policial. É uma medida para garantir o usufruto exclusivo do território pelos povos indígenas, preservar a floresta amazônica e reafirmar a soberania do Estado brasileiro diante das pressões fundiárias e ambientais.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF volta a analisar marco temporal para terras indígenas na quarta-feira

STF volta a analisar marco temporal para terras indígenas na quarta-feira

Corte ouvirá sustentações orais, enquanto disputa jurídica segue sem consenso e divide Congresso, governo e entidades
L
Feminicídio motiva protestos em várias cidades do Brasil neste domingo

Feminicídio motiva protestos em várias cidades do Brasil neste domingo

Mobilização nacional destaca aumento da violência e exige justiça para as vítimas
L

EcoPVH completa 35 dias de operação com avanços na coleta e ampliação de atendimento nos distritos de Porto Velho

Com ampliação de rotas, reforço de equipes e geração de mais de 300 empregos diretos, EcoPVH consolida a regularização da coleta de resíduos em Porto Velho e distritos após 35 dias de operação.
L
CNU 2025 mobiliza mais de 22 mil agentes na segurança

CNU 2025 mobiliza mais de 22 mil agentes na segurança

Operação nacional do CNU 2025 mantém provas sob vigilância e reforça transporte seguro para aplicação deste domingo
L
Horóscopo de segunda-feira, 08/12/2025 traz energia de recomeços

Horóscopo de Domingo, 07/12/2025 marca um dia de sensibilidade, decisões e boas conexões

O horóscopo deste domingo, 7 de dezembro de 2025, indica que os astros favorecem a estabilidade emocional, o equilíbrio nas decisões e a sinceridade nas relações.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rayssa Leal conquista tetracampeonato do Supercrown em São Paulo

Rayssa Leal conquista tetracampeonato do Supercrown em São Paulo

Brasileira domina final do SLS e supera japonesas para garantir título do skate street
L
Copa do Mundo 2026 divulga locais e horários do Brasil

Copa do Mundo 2026 divulga locais e horários do Brasil

Jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026 têm datas definidas e começam com duelo contra Marrocos
L
Copa do Mundo 2026 define estreia do Brasil contra Marrocos

Copa do Mundo 2026 define estreia do Brasil contra Marrocos

Brasil na Copa do Mundo 2026 inicia campanha no MetLife Stadium em jogo marcado para 13 de junho
L

Nota de pesar: Hiran de Lima Belo

Com profundo pesar, a família comunica o falecimento de Hiran de Lima Belo, em Porto Velho, deixando lembranças de amor, alegria e dedicação à esposa, filhos e netos.
L

Novo paredão formado no Rondônia Reality Show: público decide até dia 08

Abner Assunção, Daiane Beda e Daniel Moraes estão na berlinda e disputam a permanência no jogo até às 19h30 desta segunda-feira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli entrega colheitadeira de cereais para apoiar a agricultura familiar de Alto Alegre dos Parecis

Jaime Bagattoli entrega colheitadeira de cereais para apoiar a agricultura familiar de Alto Alegre dos Parecis

Máquina agrícola entregue à cooperativa e associação rural vai trazer maior produtividade e menor perda de grãos
L
Congresso entra na reta final das atividades do ano com votação de PECs e debates sobre escândalo no setor financeiro

Congresso entra na reta final das atividades do ano com votação de PECs e debates sobre escândalo no setor financeiro

Sessão solene vai promulgar PEC da isenção do IPVA para veículos com 20 anos ou mais
L

Flávio Bolsonaro é apontado por Jair como candidato do PL à Presidência em 2026

Senador afirma ter recebido a missão do pai, hoje impedido de concorrer, e passa a ser o nome oficial do partido para a sucessão presidencial, com apoio da cúpula da sigla
L
Samuel Costa afirma que educação em Rondônia é investimento estratégico para o desenvolvimento do estado

Samuel Costa afirma que educação em Rondônia é investimento estratégico para o desenvolvimento do estado

Samuel Costa defendeu que há verba suficiente para promover as mudanças necessárias na educação em Rondônia.
L
STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

Corte forma maioria para garantir renda a mulheres afastadas do trabalho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com drogas em residência usada como ponto de tráfico em Porto Velho

Adolescente é apreendido com drogas em residência usada como ponto de tráfico em Porto Velho

Guarnição do 5º BPM localiza entorpecentes, dinheiro e motocicleta roubada durante operação; jovem é identificado sobre o telhado
14
Soldado confessa feminicídio de cabo do Exército em Brasília

Soldado confessa feminicídio de cabo do Exército em Brasília

Caso Maria de Lourdes reacende alerta sobre feminicídio e envolve soldado que admitiu o crime no quartel da capital.
18
Idoso é preso depois de “beber só duas” e causar grave acidente com motociclista no centro

Idoso é preso depois de “beber só duas” e causar grave acidente com motociclista no centro

Constatado crime de embriaguez o idoso recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Departamento de Flagrantes.
16
Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho; suspeito é o atual marido da ex-mulher da vítima

Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho; suspeito é o atual marido da ex-mulher da vítima

Ataque ocorreu na madrugada deste domingo e Polícia Militar apreendeu veículo e munições na casa do suspeito.
18
Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona leste

Homem é atacado a tiros por criminosos em carro na zona leste

O rapaz baleado foi socorrido primeiro para a UPA sul, depois transferido pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brumadinho ainda enfrenta adoecimento e insegurança sete anos após tragédia

Brumadinho ainda enfrenta adoecimento e insegurança sete anos após tragédia

Estudo da UFMG revela impactos duradouros na saúde, no ambiente e na economia local
L
Ataque russo provoca apagões e danos em infraestrutura da Ucrânia

Ataque russo provoca apagões e danos em infraestrutura da Ucrânia

Setor de energia é o principal alvo em ofensiva que atingiu oito regiões do país
L
Mortes por enchentes em Sumatra passam de 900

Mortes por enchentes em Sumatra passam de 900

Região enfrenta prejuízos severos e sobreviventes buscam ajuda após deslizamentos
L
Violência contra educadores atinge 90% dos professores no país

Violência contra educadores atinge 90% dos professores no país

Pesquisa nacional revela que a violência contra educadores e tentativas de censura alcançam todas as etapas da educação
L
Desmanche de moto descoberto pelo BPTAR no bairro Agenor de Carvalho

Desmanche de moto descoberto pelo BPTAR no bairro Agenor de Carvalho

A ação resultou na prisão de um homem de 32 anos por receptação.
10
Equipe do sargento Machado prende mãe e filha com drogas em boca de fumo

Equipe do sargento Machado prende mãe e filha com drogas em boca de fumo

No imóvel foram encontrados materiais usados no comércio de entorpecentes, uma pedra grande de crack e dinheiro.
10
Com bocas de lobo limpas, Prefeitura supera alagamentos na avenida Rio de Janeiro

Com bocas de lobo limpas, Prefeitura supera alagamentos na avenida Rio de Janeiro

Drenagem na avenida Rio de Janeiro apresenta melhora após limpeza de bocas de lobo.
L
Obras de drenagem profunda neutralizam mais de 20 mm de chuva na capital

Obras de drenagem profunda neutralizam mais de 20 mm de chuva na capital

Drenagem profunda em Porto Velho mostra resultados após intervenção na Vieira Caúla com Mamoré.
L

Skem Kika é eliminado com 55.038 votos no Rondônia Reality Show

Paredão ultrapassa 82,5 mil votos e Skem Kika deixa a disputa com 66,75% da rejeição, e o reality passa oficialmente do Top 10 para o Top 9.
L
Bairro Ulisses Guimarães não registra transtornos com a chuva deste sábado (6)

Bairro Ulisses Guimarães não registra transtornos com a chuva deste sábado (6)

O prefeito Léo Moraes esteve no bairro Ulisses Guimarães para acompanhar as demandas de infraestrutura.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.