O Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro) conta com um moderno laboratório de simulação realística, estruturado com recursos próprios do governo do Estado. O espaço foi criado para capacitar profissionais de saúde em um ambiente seguro, utilizando bonecos anatômicos e equipamentos que reproduzem situações clínicas encontradas no dia a dia das unidades hospitalares.
O laboratório é composto por leitos hospitalares, manequins, simuladores de intubação, gineco-obstetrícia e reanimação cardiorrespiratória, além de bombas de infusão, monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos, cardiodepressores, equipamentos de multimídia e mobiliário de apoio. O objetivo é proporcionar realismo nas práticas, sem riscos aos pacientes.
A estrutura é destinada a servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 52 municípios de Rondônia, além de alunos de graduação, pós-graduação e programas de residência em saúde.
Qualificação na saúde
O governador Marcos Rocha destacou a importância do espaço para a formação contínua dos profissionais.
— O laboratório de simulação realística ajuda Rondônia a ter uma saúde pública ainda mais eficiente, com mais qualidade e pronta para promover bem-estar e qualidade de vida.
De acordo com a diretora-geral do Iespro, Marcela Milrea, o espaço é fundamental para a prática clínica segura.
— Esse ambiente inovador permite simulações de atendimentos em saúde, como urgência e emergência, neonatal, pediátrico e adulto, além do uso de equipamentos hospitalares. Desde a criação do Iespro, em agosto de 2024, já capacitamos 5.025 profissionais. Quanto mais qualificação, mais vidas são salvas.
Formação prática e segura
No local, os profissionais podem desenvolver habilidades essenciais, como monitoramento de sinais vitais, intubação, reanimação cardiorrespiratória e procedimentos de alta complexidade. O espaço também garante que estudantes tenham contato direto com situações críticas de atendimento antes de atuarem com pacientes reais.