O governo de Rondônia contratou 183 agentes temporários ambientais para reforçar o combate a incêndios florestais durante a estiagem de 2025. Os profissionais foram capacitados entre fevereiro e maio e, nesta semana, assumiram a função de apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). A contratação foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Operação Verde Rondônia
Os agentes vão integrar a Operação Verde Rondônia, que desde 2 de junho atua de forma preventiva e combativa nos 52 municípios do estado. A ação conta com um efetivo de 255 profissionais, incluindo bombeiros militares, policiais, integrantes da Força Nacional e equipes do Sistema de Comando de Incidentes (SCI).
Segundo o balanço do CBMRO, até a quarta-feira (3) foram combatidos 2.041 eventos de fogo. O trabalho utiliza bases descentralizadas, tecnologia de monitoramento e apoio de instituições estaduais e federais.
Redução de focos de calor
De acordo com o comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, Rondônia reduziu em 86% os focos de calor em 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.
— Com a formação e, agora, contratação dos agentes temporários, reforçamos a missão de proteger a população e o meio ambiente. Rondônia se destaca como um dos estados mais preparados do Brasil no combate aos incêndios florestais.
Compromisso do governo
O governador Marcos Rocha destacou que o planejamento antecipado tem garantido mais eficiência.
— O governo de Rondônia investe na contratação de agentes temporários ambientais para dar ainda mais velocidade e qualidade ao enfrentamento das adversidades da estiagem de 2025.
Condições de trabalho
Os agentes temporários vão cumprir jornada de 44 horas semanais, em regime de plantão de 12h por 36h. A remuneração será de um salário mínimo e meio, além de auxílio saúde, auxílio transporte, 13º proporcional e férias proporcionais.
Distribuição dos agentes por município
- Porto Velho – 18
- Guajará-Mirim – 18
- Vilhena – 11
- Rolim de Moura – 15
- Machadinho d’Oeste – 13
- Jaru – 9
- Cacoal – 16
- Candeias do Jamari – 8
- São Miguel do Guaporé – 13
- Colorado do Oeste – 4
- Pimenta Bueno – 11
- Ji-Paraná – 8
- Cerejeiras – 5
- Buritis – 7
- Ariquemes – 16
- Espigão do Oeste – 6
- Ouro Preto do Oeste – 5