Em pouco mais de oito meses, a Prefeitura de Porto Velho já recolheu quase 80 mil toneladas de lixo e entulhos com a Operação Cidade Limpa. As ações incluem a retirada de resíduos, a desobstrução de canais e bocas de lobo, além da instalação de tubos ármicos e ecobueiros para reduzir alagamentos.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Thiago Felipe Cantanhede, a iniciativa é preventiva e visa melhorar a qualidade de vida da população.
“Trabalhamos com foco na prevenção e no cuidado, para proporcionar mais dignidade. Na rua Itapajé, bairro Lagoinha, instalamos um tubo ármico de três metros de diâmetro por 12 metros de comprimento, para que a água possa escoar mais rápido. Assim, reduzimos os alagamentos que há décadas causam transtornos para os moradores”, explicou.
Hidrojato e ecobueiros contra alagamentos
Um dos recursos tecnológicos utilizados é o hidrojato – popularmente chamado de tatuzão – que lança fortes jatos de água para limpar a rede de drenagem, garantindo o escoamento das águas pluviais.
Outra medida são os ecobueiros, equipados com grades metálicas que impedem que o lixo arrastado pela chuva volte a obstruir a tubulação. Segundo a Seinfra, já foram retirados 250 metros cúbicos de resíduos das caixas de drenagem, incluindo barro, embalagens, pneus e até carcaças de animais.
O prefeito Léo Moraes destacou o impacto da ação:
“Uma cidade limpa não tem a ver apenas com beleza, mas com a saúde das pessoas. Queremos que Porto Velho seja uma cidade em que as pessoas tenham orgulho de viver, com mais saúde, mais oportunidades e melhor qualidade de vida”.
Transparência: o Limpômetro
Para dar visibilidade aos trabalhos, a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) criou o Limpômetro, plataforma digital que permite acompanhar em tempo real os serviços de limpeza, pavimentação e tapa-buracos.
Até o dia 1º de setembro, o painel já registrava:
-
79.457 toneladas de lixo recolhidas;
-
7.780 km de ruas limpas;
-
16.152 metros de canais limpos;
-
734 bocas de lobo desobstruídas;
-
1.137.586 m² de roçagem.
Clique aqui e acesse o Limpômetro.
Apelo à população
A Prefeitura reforça a importância da colaboração popular.
“Peço à população que não jogue lixo nas ruas. Faça o descarte em local adequado, bem embalado, e separe o lixo orgânico do não orgânico para facilitar a reciclagem. Vamos preservar a limpeza da nossa cidade”, disse Thiago Cantanhede.