O tempo firme, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar em algumas áreas de Rondônia, principalmente no Cone Sul, tem marcado os últimos dias no estado. Essa oscilação climática se manifesta em períodos de forte calor intercalados com chuvas.
Apesar das temperaturas altas, o cenário atual não se compara ao de 2024, quando os termômetros passaram dos 40°C, rios secaram e as chuvas foram escassas, inclusive durante o chamado “inverno amazônico”, que ocorre entre dezembro e maio.
A partir de quarta-feira, 3 de maio, o tempo deve mudar com a previsão de chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há possibilidade de tempestades não severas em todo o estado. Já entre os dias 4 e 5 de maio, as regiões Noroeste e Oeste devem registrar maior volume de precipitações, classificadas como nível 1.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas chuvas são caracterizadas como tempestades severas isoladas e pouco organizadas, mas ainda exigem atenção da população.